SALVAÇÃO DAS ALMAS

 

 

BÊNÇÃO ESPECIAL  

 

Editorial do dia 8 de Março de 2015  

 

Nesta Página da Amen, pode encontrar a abordagem do Tema Global da

SALVAÇÃO DAS ALMAS

ÍNDICE 

 O que é a Salvação das Almas

 Caracterização da terminologia usada

 Conceitos básicos sobre a Vida e a Morte

                        O que é o Homem?

                        Como nasce, se desenvolve e vive o Homem?

                        Como ocorre a morte do Homem?

                        Quais as consequências da morte do Homem?

                        O que se passa para além da morte?

                        Qual o destino da criatura depois do Juízo Particular?

                        O que é a Ressurreição?

 Resumo das Variáveis em jogo

 Estratégia a adoptar para a Salvação da nossa Alma e a de outros

   n Baptismo   n Fé Divina   n Boas Obras   n Evangelizar   n Imitar Jesus   n Consagração   n Viver em Estado de Graça  

 A Salvação das Almas nas Sagradas Escrituras

 A Salvação das Almas no Catecismo da Igreja Católica

 A Salvação das Almas nas Revelações Privadas

Nas Aparições de Fátima e à Irmã Lúcia

Nas Mensagens ao Padre Gobbi

Nas Mensagens ao José Luis e Juan Antonio

Nas Revelações a Maria Valtorta

 

 Conclusão e Conselhos

 

 

 O que é a Salvação das Almas

A Salvação das Almas é sem sombra de dúvidas o mais importante dos Temas que deve ser aprofundado pelo homem.

Podemos pensar em todos os Temas possíveis e imaginários, e este será sempre o mais importante - A Salvação das Almas, isto é, a Vida que encontraremos, depois da nossa morte corporal.

Mas afinal fala-se da Salvação das Almas, mas isso refere-se a quê? Quem nos veio Salvar? Salvar de quê ou de quem?

A resposta é simples:

- Jesus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Filho de Deus Pai, o Verbo de Deus que tudo criou, fez-se homem, morreu numa cruz e Ressuscitou, para nos Salvar das garras do demónio, que não quer a nossa Salvação, mas sim, a nossa Condenação eterna.

1Pedro 5,8

8 Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demónio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar.

Especialmente para quem não acredita na Vida Eterna, isto é, na Vida para além da morte terrena, há que dar o benefício da dúvida aos ensinamentos da Igreja Católica, pois o que está em causa é o destino de cada um de nós depois de termos terminado a nossa vida sobre a Terra. Mesmo que não houvesse Vida Eterma, para além da morte do nosso corpo, não havia nada a perder. Mas, e se houver…? Para quem não acreditava nela, há tudo a perder, pois o seu destino está traçado, e não é nada bom, é a sua condenação ao Inferno.

E mais uma vez, é de se dar crédito aos ensinamentos da Igreja Católica, mesmo não acreditando no Inferno. Mais vale dar-se o benefício da dúvida quanto à sua existência! Mesmo que não houvesse Inferno, local para onde vão as pessoas, que não acreditam em Deus e na Vida para alem da morte, não havia nada a perder. Mas, e se houver…?

Abordar este Tema da Salvação das Almas é quase a mesma coisa que abordar os Novíssimos do Homem, os quais se encontram intimamente ligados, e que podem ser aprofundados nos seguintes Links:

 Novíssimos do Homem

  Morte

  Juízo

  Paraíso

  Inferno

Por estarem intimamente ligados e terem uma larga franja de sobreposição, o que aqui vou aprofundar um pouco mais, vai ser a estratégia a adoptar para a Salvação da nossa Alma e as dos outros. Para além deste estratégia, que é o ponto mais importante, vou também abordar a caracterização da terminologia usada, os conceitos básicos sobre a Vida e a Morte, o que são realmente, quais as variáveis em jogo e como evitar problemas de percurso durante a nossa vida terrena.

 

 Caracterização da terminologia usada

Tudo o que se relaciona com Deus é simples. Apesar de em Deus estar contida toda a complexidade do Universo Criado, a nossa relação com Ele é simples. Deus, para facilitar a nossa Salvação, deixou que fosse muito simples a nossa caminhada para Ele e a nossa adesão aos Seus Planos. Tudo se resume e converge para uma única coisa - o Puro Amor.

Através do Amor, e só através do Amor, nós conseguimos chegar a Deus. Só através do Amor a Deus conseguimos intuir e mergulhar nos mistérios insondáveis da Vida, aqui na Terra e no Além, nos Céus. Sendo esta caminhada simples, não é no entanto sinónimo de fácil, pois me atreveria a dizer que, sendo muito simples é também muito difícil, pois o caminho está pejado de escolhos e tropeços espalhados pelo nosso inimigo, e todos eles têm de ser ultrapassados, através da Fé em Deus, através da confiança em Deus, através do Amor a Deus, em espírito de humildade e simplicidade, mas plenamente convictos de que temos de renunciar aos prazeres da vida terrena e, em vez deles, abraçar os exemplos que Jesus nos deixou enquanto passou por esta Terra.

Como criaturas de Deus, feitos à sua imagem e semelhança, e sendo possível nos entregarmos cegamente à Providência Divina, é humano nos interrogarmos sobre as Verdades que nos foram transmitidas pelo Verbo de Deus Encarnado. Deus deu-nos a Razão, elemento primordial do Livre Arbítrio, não para duvidarmos dos Dogmas da Fé, mas bem pelo contrário, para os podermos entender, comentando as nossas convicções e fundamentando em bases sólidas a nossa Caminhada para Deus. É nessa medida que é lícito e saudável tentarmos aprofundar certos conceitos, para sermos capazes de controlar as nossas fraquezas e tendências naturais. A Razão aparece-nos assim como um auxílio para cimentarmos as nossa convicções e facilitar o nosso entendimento dos “mistérios da vida”. Para isso, a Razão tem de estar orientada para Deus, ser meio para melhor conhecermos e compreendermos a Criação, e não para pôr em dúvida as Verdades Reveladas por Deus. A Razão deve ser um meio e um instrumento para esclarecer as Verdades da Vida, que nos aproximará de Deus, e assim, de uma forma completa, abraçarmos a imensidão do ser de Deus e podermos ajudar de forma esclarecida aqueles que ainda não conhecem as imensidões Divinas.

Devemos sempre partir das Verdades Reveladas, usando a Razão para as explicar, e não ao contrário, isto é, partir das nossas teses, usando a Razão para chegar à Verdade.

É na humildade que o homem se deve aproximar de Deus e da Sua Criação, e é na simplicidade da busca que deve residir o seu sucesso. É usando princípios simples e uma terminologia simples que seremos capazes de alcançar a imensidão de se ser Criatura, não por mérito de quem raciocina, mas por Graça Divina concedida a quem Ama a Deus, em Espírito e Verdade.

Tudo sobre o que pretendo aqui falar, é na óptica da Salvação, e por isso terei em mente a Oração que Jesus elevou ao Pai:

S. João 17,1;17

1 Jesus afirmou essas coisas e depois, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora.

17 Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a Verdade.

Jesus, pouco tempo antes, dissera:

S. João 8,31-32

31 Se permanecerdes na Minha palavra, sereis Meus verdadeiros discípulos; 32 conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Tudo o que sai da boca de Deus é Verdade. E mais importante ainda, do que sabermos de que na Bíblia só se encontram Verdades, é sabermos que toda a Verdade necessária para a Salvação das almas está lá contida. Há no entanto, para além destas, outras verdades, que não sendo imprescindíveis para a Salvação das Almas, é bom conhecê-las, porque nos ajudam a entendê-las. Muitas destas outras verdades constam das Revelações Privadas da Igreja Católica.

S. João 21,25

25 Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever

Tentar buscar verdades fora da Bíblia, é sempre arriscar a nos enganarmos, pois a alma de nada mais necessita do que Deus lhe deixou para sua Salvação. Para não corrermos o risco do engano, devemos partir, pois, como sugeri acima, das Verdades contidas nos Textos Sagrados e usar a Razão para fortalecer o seu entendimento e a nossa Fé. Assim usada a Razão, ela torna-se como o cimento, que agrega as pedras no betão.

Neste espírito de simplicidade, quero usar um princípio sugerido pelo próprio Jesus ao Padre Ottavio Michellini:

Jesus aos Seus Sacerdotes - Padre Ottavio Michellini, 9-9-76

 Proponho-te ainda a analogia entre o que se passa no mundo da matéria e no do espírito.

Estou absolutamente convencido de que todos os acontecimentos e processos materiais seguem a lógica dos acontecimentos espirituais, ou de certa maneira, neles têm as suas raízes ou formas de se relacionar. Por isso, se já conhecemos e compreendemos, bastante bem, muitos fenómenos e processos materiais, pela sua extrapolação, conseguimos detectar e compreender os acontecimentos espirituais nos quais eles se inspiram ou que, de certa maneira, imitam.

 

 Conceitos básicos sobre a Vida e a Morte

Para podermos falar da vida e da morte, temos de entender antes de mais o que são, o que as separa, qual a fronteira entre ambas. Qual o significado dessa fronteira e quais as consequências de ser ultrapassada. Para se compreender a importância dessa fronteira, que existe entre a vida e a morte, temos, primeiro, que entender o que é uma Criatura Humana. O que é o Homem?

As perguntas às quais temos de responder, são:

    O que é o Homem?

    Como nasce, se desenvolve e vive o Homem?

    Como ocorre a morte do Homem?

    Quais as consequências da morte do Homem?

    O que se passa para além da morte?

    Qual o destino da criatura depois do Juízo Particular?

 

    O que é o Homem?

- O Homem é uma criatura de Deus, e a única constituída por três elementos: Espírito + Alma + Corpo (Matéria). Nele existe a morte.

1Tessalonicenses 5,23

"Que o Deus da paz vos santifique totalmente, e todo o vosso ser - espírito, alma e corpo - se conserve irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

   O Homem foi criado no   Sexto   Dia da Criação. Podem se transformar em Filhos de Deus. Podem se Salvar ou condenar.

   O Homem é uma criatura privilegiada em relação a todas as outras, pois tem as seguintes características especiais:

      - Pode ser tornado Filho adoptivo e espiritual de Deus, através do Sacramento do Baptismo.

      - Pode comungar o Corpo de Deus, no Sacramento da Eucaristia.

      - Pode adicionar méritos espirituais ao seu ser e amealhar um tesouro no Reino dos Céus.

      - Pode participar da Glória de Deus no Paraíso Celeste.

- Os Anjos são criaturas de Deus e os únicos constituídos só por um elemento: Espírito. São criaturas Espirituais puras. Para eles não existe a morte.

     Os Anjos  foram criados no 5º Instante   do   Primeiro   Dia da Criação. Não se podem transformar em Filhos de Deus. Já foram Salvos.

     Os demónios são criaturas angélicas que prevaricaram, foram expulsas do Paraíso e precipitados no Inferno, para a condenação eterna.

- Os animais são criaturas de Deus constituídas por dois elementos: Corpo (Matéria) + Alma. Para eles existe a morte.

    Os animais foram criados no   Quinto   Dia da Criação. Não se podem transformar em Filhos de Deus. Não se podem condenar.

- Os vegetais são criaturas de Deus constituídos por dois elementos: Corpo (Matéria) + Alma. Para eles existe a morte.

    As plantas foram criadas no   Quinto    Dia da Criação. Não se podem transformar em Filhos de Deus. Não se podem condenar.

- Os minerais são criaturas de Deus constituídas por um só elemento: Corpo (Matéria). Para eles existe a desagregação.

    Os minerais foram criados no   Quarto   Dia da Criação. Não se podem transformar em Filhos de Deus. Não se podem condenar.

 

O Espírito é tudo o criado no Primeiro Dia da Criação e que não tem matéria. As Criaturas angélicas são só Espírito. O Espírito é imortal.

A Alma é criada sempre que há necessidade de criação de vida material. A Alma é o sopro Divino da vida. A Alma é o que confere vida à matéria. A Alma é imortal e de natureza espiritual. É a Alma que comanda a matéria viva, em todos os seus processos. Quando a Alma se afasta ou retira da matéria viva, dá-se a morte da matéria.

 

    Como nasce, se desenvolve e vive o homem?

O Homem é, em 1ª instância, consequência da Vontade de Deus de ter criado Criaturas para O Amar e Servir.

O Homem é, em 2ª instância, consequência da Ordem dada por Deus a Adão e Eva:

Gn-1,27-28  

27 Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.

28 Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. 

O Homem é, em 3ª instância, consequência da Vontade pontual de Deus de criar mais um ser humano num determinado momento.

O Homem é, em 4ª instância, consequência da expressão de amor entre um homem e uma mulher.

O Homem é, em 5ª instância, consequência da junção dos fluidos de um homem e uma mulher na sua relação sexual.

O Homem é, em 6ª instância, consequência da fecundação e criação de um embrião humano, no qual se dá a Encarnação de um Espírito. A partir desse momento, está criado um ser humano, sobre o qual só Deus deve deter o domínio de vida e morte. O Embrião Humano já é um Ser Humano.

O Homem durante os primeiros tempos de vida do Embrião desenvolve-se sob a execução das informações genéticas contidas no material orgânico dos materiais genéticos dos pais e sob supervisão da Alma da mãe.

Entre os 40 a 80 dias após a fecundação embrionária, é infundida uma Alma própria no feto, a qual passa, a partir desse momento, a controlar toda a actividade e desenvolvimento do ser humano. A Alma da mãe cessa o anterior controlo.

MCD-1-219 219 - A primeira concepção do corpo de Maria Santíssima sucedeu num domingo, correspondente ao dia da criação dos Anjos, de quem seria Rainha, Senhora, superior a todos. Para a formação e crescimento dos demais corpos são necessários, segundo a ordem comum e natural, muitos dias para se organizarem e receberem a última disposição para neles ser infundida a alma racional. Dizem que para o sexo masculino se requerem quarenta e para o feminino oitenta, mais ou menos, conforme o calor natural e organismo das mães. Na formação corporal de Maria Santíssima, a virtude divina apressou o tempo natural, e o que em oitenta dias, ou nos que naturalmente eram necessários, se havia de fazer, foi mais perfeitamente organizado em sete. Durante eles foi preparado aquele milagroso corpo, com devido crescimento, no ventre de Santa Ana, para receber a alma santíssima de Sua filha, Senhora e Rainha nossa.

A Alma, de natureza espiritual, que é infundida por Deus no Homem, desde o feto em diante, é quem vai servir de medianeira entre o Espírito e o Corpo do ser humano, controlando-o inteiramente, salvo raríssimas excepções, quer por possessão diabólica quer por Êxtases divinos.

 A maioria das pessoas não sabe que a infusão da Alma não se verifica simultaneamente ao da Encarnação do Espírito. Tanto quanto eu saiba, este facto só nos foi revelado a propósito da criação da Virgem Maria, nas Obras da Maria de Jesus de Agreda e da Catherine Emmerich.

Seguindo o conselho de Jesus ao Padre Ottavio Michellini, e para melhor percebermos como se articulam os três elementos constituintes do Homem, Corpo, Alma e Espírito, podemos compará-lo a um computador, um Tablet.

No processo de construção e comercialização do Tablet, podemos identificar várias fases:

1ª fase)    Construção do Hardware, isto é, de todos os componentes.

2ª fase)    Montagem de todos os componentes, e introdução de uma Bateria (vamos supor que é uma Bateria atómica de longa duração ainda não descoberta pela tecnologia actual), a qual lhe fará correr, através dos seus circuitos, a corrente eléctrica. Sem a Bateria, o Tablet, na verdade ainda não é um Tablet, é só Hardware, não serve para nada, pois não passa de um conjunto de peças que nada fazem. Mas com a introdução da Bateria, já se o pode ligar e ele já executa algumas funções inscritas na sua ROM (Read Only Memory). Depois de ligado é posto em Teste para verificação dos seus circuitos e da sua operacionalidade.

3ª fase)    Instalação do Sistema Operativo (SO), que pode ser, por exemplo, Windows ou Android. O Sistema Operativo só é instalado após o Hardware estar ligado e operacional com a Bateria. Aí o Tablet já consegue fazer operações e aceitar diversas Aplicações para executar múltiplas tarefas. Ao conjunto do Sistema Operativo e das Aplicações, chamamos Software. O Software funciona mediante impulsos eléctricos originados na corrente eléctrica contida na Bateria.

Para se perceber um pouco melhor a Criação do ser humano, o seu desenvolvimento e vida, vou então estabelecer o paralelismo entre o Tablet e o Homem:

Hardware

    

Corpo   

Construção do Hardware Construção dos materiais genéticos

Bateria  

Espírito   

Montagem dos componentes e Bateria Interacção dos materiais genéticos e Encarnação do Espírito

Software  

   

Alma     

Instalação do Sistema Operativo e de Aplicações  Infusão da Alma

 

Seguindo o processo descrito acima para o Tablet, verificamos, mais ou menos, a analogia do nascimento de um ser humano:

 

1ª fase)    Construção dos materiais genéticos dos pais, que se encontram aptos para procriar.

2ª fase)    Interacção dos materiais genéticos dos pais nos quais se dá a Encarnação do Espírito. Sabemos que muitas das misturas dos fluidos parentais não resultam na criação de um feto. É nesta fase que intervém a Vontade de Deus para que se processe, ou não, uma gravidez. Nesta fase embrionária executam-se as informações contidas no ADN celular e mais algumas fornecidas pela Alma da mãe.

3ª fase)    Infusão da Alma, que passa a controlar toda a actividade do novo ser humano que lhe advém dos impulsos anímicos que têm a sua origem no Espírito. A partir deste momento, o feto já pode ter uma vida autónoma e independente da mãe. Antes, se a mãe morre, o feto também pode morrer. A informação genética contida nas células dos diversos órgãos do corpo, conferem-lhe uma certa motricidade, tal como a inércia e a energia potencial actua no movimento dos corpos. Por isso, há pessoas que morrem, mas os paramédico conseguem reanimá-las, tal como se a Alma se tivesse afastado, provocando a morte corporal, mas ainda lá se tendo mantido o Espírito, que não desencarnou, e que faz com que a Alma entre de novo no corpo, para que ele volte a funcionar como antes.

Enquanto a Alma controla todas as funções vitais do corpo, mantém-se a vida corporal.

Quando a Alma abandona definitivamente o corpo, ele morre.

Quando a Alma se afasta temporariamente, ocorre o coma.

Muitas outras situações se verificam no Homem, e só podem ser plenamente explicadas, se tivermos em ordem de conta os seus três elementos constitutivos:   Corpo   +   Alma   +   Espírito

Por a medicina só intervir ao nível do Corpo material, fica explicada as suas limitações.

Para além das competências da Medicina, existem o Espírito e a Alma, que explicam os Milagres. Os Milagres são a intervenção Divina na vida material, e que a medicina confirma, mas não consegue explicar.

O Milagre é a intervenção omnipotente do Deus Criador de todas as coisas, na vida do Homem.

 

 

    Como ocorre a morte do Homem?

Quando Deus cria um Homem, na Sua infinita Sabedoria e Omnipotência, estabelece um Plano para ele, mas que pode sofrer alterações através do exercício do Livre Arbítrio, que por Amor, Deus concede ao Homem.

Na realidade, e em última instância, seguindo a vida no Planeta o curso normal das coisas, o Homem só morre quando Deus o permite. Quando Deus chama o Homem para comparecer no seu Juízo Particular, não há forma de anular ou inverter esse chamamento do Todo-Poderoso.

Mas também há situações acidentais em que o Homem devia morrer, mas não morre, e então se diz: “Foi um Milagre não ter morrido”. Muitas destas pequenas -grandes Verdades são por nós enunciadas, sem pensarmos na verdadeira profundidade que elas encerram…

O Homem já descobriu muitas Leis físicas. Mas quantas Leis Espirituais existirão, com as quais o Homem nem sequer imagina…?

E sendo a morte inevitável para todo o Homem, e tão irreversível, quão pouco pensa o Homem nela…

Mas a morte sempre chegará, mais tarde ou mais cedo, e esse momento é aquele em que Deus retira a Alma do Corpo, em que Deus recupera aquele Sopro da vida que lhe foi infundida, ainda no ventre da sua mãe.

É aí que termina o nosso peregrinar nesta Terra, em que se acaba o tempo da prova, e voltamos à presença de Deus nosso Criador, nos braços daquele em que estivemos antes de encarnarmos neste corpo perecível, que do pó veio e ao pó tornará.

Jeremias 1,5

5 Antes mesmo de te formar no ventre materno eu te conheci; antes que saísses do seio te consagrei.

 

 

    Quais as consequências da morte do Homem?

As consequências da morte são determinantes para o nosso destino na Vida Eterna.

Ultrapassada a fronteira que existe entre a vida e a morte, descobrimos que as decisões que tínhamos de tomar, só podiam ser tomadas durante o tempo da nossa vida terrena. O que fizemos, está feito e não poderá ser emendado. O que não fizemos, não poderá ser recuperado. O que decidimos não pode ser alterado. As escolhas feitas não podem ser invertidas. O Livre Arbítrio cessa as funções, que deixam de poder ser exercidas. A nossa Vontade cristaliza e não pode nunca mais ser alterada. Tal como estava no momento da nossa morte, assim se mantém na nossa apresentação a Juízo diante de Deus. É como água que congela e perde a sua maleabilidade. É como tirar a Bateria do Tablet, e a sua capacidade de alterar o que quer que seja desaparece.

Daqui decorre o perigo das mortes súbitas, porque o ser humano já não pode alterar nada para lá da morte. Se amava a Deus e queria estar com Ele, durante a sua vida terrena, assim permanece o seu desejo de passar a Vida Eterna junto dEle. Se era indiferente com relação a Deus, assim será no momento de ser confrontado com Ele no Juízo Particular, e será com essa mesma indiferença, que caracterizou a sua vida terrena, com que se afastará dEle e se jogará, com horror e blasfemando, no fogo do Inferno.

E mesmo quando a morte não é súbita, é sempre um momento terrível de aflição, em que mudanças de atitudes são quase impossíveis, pois o diabo rodeia a Alma com medos e meros instintos de sobrevivência, que o impedem de pensar com lucidez.

Daqui decorre a necessidade de estarmos sempre prevenidos e em Estado de Graça, para a nossa passagem para a Vida Eterna ser tranquila e pacífica, por muito que nos queira afligir o demónio naquela terrível hora.

As tentativas de intervenção do demónio na nossa vida, são constantes e sempre tendentes a nos afastar de Deus, com tentações de toda a ordem, e nos levar à condenação eterna.

O demónio na sua qualidade de ser espiritual, incansável e maldoso, à boa maneira das criaturas angélicas, consegue interferir com os nossos pensamentos e desejos, sugerindo todo o tipo de desvios aos conselhos evangélicos e Mandamentos de Deus e da Igreja Católica.

Padre Ottavio Michellini, 11-6-76  -  Diabo

Ele tem sobre a natureza humana um poder muito maior que o homem sobre a natureza, animal, e tu vês que poder o homem tem sobre a natureza animal.

O homem pode dominar um animal, mas Satanás pode dominar um homem muito melhor, muitíssimo melhor.

 

    O que se passa para além da morte?

Logo a seguir à morte, vem o Juízo Particular do Homem, em que o Homem é levado à presença de Jesus Cristo, o Juiz Supremo a quem foi dado todo o Poder por Deus Pai.

Tal como nos tribunais humanos, existe a Defesa e a Acusação. Do lado da nossa Defesa está a Virgem Maria, Doce Mãe da Humanidade e o nosso Anjo da Guarda. Do lado da Acusação está satanás e os seus esbilros.

Ambas as partes, Defesa e Acusação apresentam todas as obras, palavras, desejos e pensamentos de quem está a ser julgado, o qual se encontra perante Jesus Cristo com as mesmas disposições anímicas e afectivas que teve durante a sua vida e particularmente no momento da sua morte. À frente dele, iluminado pela Luz Divina, ele vê passar toda a sua vida, e tem uma perfeita visão do estado em que se encontra a sua Alma. Jesus, o Supremo Juiz, infinitamente Justo e Misericordioso, vai ouvir o que tem a dizer a Alma que está a ser julgada, perante tudo o que tiver sido escrito no Livro da Vida.

Se a pessoa, em vida, acreditou e amou a Deus e os Homens, se praticou boas obras e pediu o auxilio ao Todo-Poderoso, acolhendo-se à Sua Misericórdia, Jesus Cristo vai julgá-lo segundo a Sua Misericórdia, e a Alma, envergonhada, mas reconhecida, afasta-se e dirige-se ao Purgatório, onde se vai Purificar e cumprir as Penas temporais que deve à Justiça Divina.

Se a pessoa não acreditou em Deus, ou o desdenhou durante a sua vida, se nunca retribuiu o Amor que Deus tem pelas Suas criaturas, então, Jesus Cristo vai julgá-lo segundo a Sua Justiça. Jesus aceitará a acusação feita por satanás, de que aquela Alma sempre lhe pertenceu, pois sempre fazia as suas vontades e cedia às suas tentações, e como Jesus é infinitamente Justo, não pode deixar de aceitar a verdade das acusações e vai concordar de que aquela alma sempre foi posse e filho espiritual do demónio. A Alma, envergonhada, raivosa e revoltada, precipita-se no Inferno, blasfemando contra Deus, contra os Anjos e Santos do Céu, e ali permanecerá eternamente na companhia de todos os condenados.

 

 

    Qual o destino da criatura depois do Juízo Particular?

Se a Alma tiver sido Baptizada, isto é, tornada Filha de Deus, e depois do Juízo Particular, se tiver dirigido para o Purgatório, após ter cumprido as Penas Temporais que deve à Justiça Divina, será introduzida no Paraíso Celeste.

Se a Alma não tiver sido Baptizada, e depois do Juízo Particular, se tiver dirigido para o Purgatório, após ter cumprido as Penas Temporais que deve à Justiça Divina, não será levada para o Paraíso Celeste, mas sim para lugares paradisíacos, onde no entanto não gozará da Visão de Deus. Fanny Moisseieva viu, no seu sono letárgico, muitos e belíssimos planetas paradisíacos que serão habitados pelas Almas não baptizadas, bem como por uma imensidão de animais.

Tanto as Baptizadas como os não Baptizadas, descerão para assistirem ao Julgamento dos condenados no Juízo Universal, após o qual, voltarão para o lugar onde se encontravam.

Se a Alma se tiver condenado, então o seu destino eterno será o Inferno, que São João no Apocalipse apelidou de segunda morte. Só sairá do Inferno, por um breve espaço de tempo, para ser Julgada no Juízo Universal diante de todas as Criaturas de Deus. Logo que terminado este Juízo Final, descerá de novo para o Inferno.

Após o Juízo Universal, o Purgatório e o Limbo deixarão de existir. Permanecerão, para sempre, só o Paraíso e o Inferno.

No Juízo Universal, logo após se dar o Retorno de Jesus em toda a Sua Glória, estarão presentes os que estiverem vivos na altura, os quais serão arrebatados aos Céus em direcção a Jesus. Também estarão presentes os que já tiverem morrido, pois ressuscitarão. A todos os que se tiverem Salvo, ser-lhes-ão dado os seus Corpos Gloriosos, com os seus quatro Dotes da Glória: Claridade, Impassibilidade, Agilidade e Subtileza. Aos condenados, cujos corpos também ressuscitarão, não serão dados nenhuns dos Dotes da Glória.

Todo este Período da Vinda Gloriosa de Jesus em toda a Sua Glória, do Juízo Universal e dos Novos Céus e Nova Terra, é tratado na Doutrina da Igreja Católica no capítulo da Escatologia. Para aprofundar este Período Escatológico pode fazê-lo no seguinte Link da Amen:

Cronologia para os Tempos do Fim 

Após o Juízo Universal, os que estavam vivos e foram arrebatados para se unirem com Jesus Cristo nos ares, serão devolvidos ao planeta Terra para viverem e reinarem com Cristo, os desde sempre prometidos, Novos Céus e Nova Terra, mas com os seus Corpos Glorificados. Os que já se encontravam no Paraíso Celeste em Espírito e Alma, voltarão para lá, mas já com o seu Corpo Ressuscitado e Glorioso.

 

1Tessalonicenses 4,15-18

15 Eis o que vos declaramos, conforme a palavra do Senhor: por ocasião da vinda do Senhor, nós que ficamos ainda vivos não precederemos os mortos.

16 Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro.

17 Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Filipenses 3,21

21 que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura.

 

    O que é a Ressurreição?

A Ressurreição, que é um Dogma de Fé, consiste em nosso corpo material recobrar vida, pelo poder de Deus, o qual introduz novamente nele a Alma que dele se separou no momento da morte.

Credo, Símbolo dos Apóstolos

… Creio … na ressurreição da carne;

O corpo morto, esteja muito ou pouco decomposto, é reconstruído materialmente. Por muita confusão que nos possa fazer, a Deus nada é impossível. E se pensarmos que Ele fez do nada, o Universo inteiro, torna-se fácil aceitar que para Ele não será tarefa difícil.

Lucas 1,37

37 Porque a Deus nenhuma coisa é impossível.

Àquele corpo reconstruído, serão tiradas 3 características - Envelhecimento, Defeitos e Doenças. Ficará assim constituído com a idade de 33 anos, que é a plenitude da pujança do ser humano, ou seja, a idade com que Jesus Cristo morreu.

Àquele corpo reconstruído, serão dados os seus quatro Dotes da Glória: Claridade, Impassibilidade, Agilidade e Subtileza. Aos condenados, cujos corpos também ressuscitarão, não serão dados nenhuns dos Dotes da Glória.

Claridade - Confere o conhecimento dos atributos e perfeições Divinas, e de toda a Criação, mais do que quanto alcançaram, nesta vida mortal, todos os doutores e sábios que a Igreja e o mundo tiveram.

Impassibilidade - Confere a imunidade à corrupção humana e terrena, à dor e do que poderiam conseguir as forças e diligências das criaturas, e afasta de si tudo quanto o pode prejudicar ou alterar.

Agilidade - Confere a total capacidade de se movimentar, mais do que possuem as aves, o vento e todas as criaturas activas, como o fogo e demais elementos, quando atraídos ao seu centro natural. 

Subtileza - Confere total domínio sobre tudo quanto lhe possa resistir e adquire nova virtude sobre o que quiser penetrar. 

 

 

 Resumo das Variáveis em jogo

O Homem é um Espírito que pertence a Deus. A sua Pátria é o Céu. Vem encarnar num corpo e peregrinar na Terra, onde vai ser posto à prova, durante a qual vai ter de optar pelo seu futuro para lá da morte terrena.

O Homem é confrontado, durante toda a sua vida terrena, com a escolha do caminho a seguir, entre o Bem e o mal. Dum lado está Deus. Do outro está o demónio, o tentador e inimigo de Deus e do Homem. No centro da acção, entre Deus e o diabo, está o Homem. Deus ama o homem e deu a sua vida para nos salvar. Do lado do mal está o demónio, que odeia o homem e só quer a sua perdição eterna no Inferno.

Das suas decisões terrenas vai depender o estado da sua Alma quando for presente ao seu Juízo Particular.

As disposições do homem no momento da morte são as que mantém para além da morte, não lhe sendo possível alterar nem um ápice.

O que está em jogo é a opção de efémeros momentos de prazer na Terra, contra a Glória da Vida Eterna, junto de Deus da Virgem Maria, dos Anjos e Santos, que souberam merecer o Sangue que Jesus Cristo derramou na Cruz para os Salvar.

Só há Vida Eterna no Paraíso Celeste para os tornados Filhos de Deus, pelo Baptismo Católico. Os que não foram Baptizados e não se tiverem condenado, terão uma Vida Eterna, mas sem a Visão de Deus nem com a participação da Sua Glória.

Para começar essa tão desejada União com Deus já aqui na Terra, temos de viver em espírito de Comunhão com Deus e com os homens.

Os que se condenarem, os que não quiseram aproveitar o Sangue que Jesus Cristo derramou para os Salvar, viverão eternamente no Inferno.

 

 

 Estratégia a adoptar para a Salvação da nossa Alma e a de outros

Na vida terrena de Jesus, pregação e testemunho, encontramos todas as pistas a seguir para a Salvação das nossas Almas.

A Vida de Jesus é um autêntico Roteiro para a Salvação das Almas. Por isso, se lermos atentamente os Evangelhos, descobrimos facilmente as medidas que devemos tomar nas nossas vidas para conseguirmos Salvar a nossa Alma e as dos outros.

De uma forma abreviada, vou enunciar as principais medidas concretas a ter em consideração para a Salvação da nossa Alma, num espírito de Comunhão de vida:

n Baptismo   n Fé Divina   n Boas Obras   n Evangelizar   n Imitar Jesus   n Consagração   n Viver em Estado de Graça  

 

n Baptismo

Jesus deixou na Sua Igreja os meios de Salvação, que são os Sacramentos. O Primeiro, sem o qual não se podem receber os outros, é o Baptismo, através do qual a Pessoa deixa de ser mera Criatura de Deus, e passa a ser Filha de Deus.

O Baptismo de que aqui falo é o Baptismo Católico, pela água e pelo Espírito Santo, em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.

Marcos 16,16­

"Quem crer e for baptizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." 

Só os Baptizados podem ter acesso e usufruir do Paraíso Celeste.

Os protestantes, que desdenham dos Sacramentos Católicos, afirmam que o Baptismo não é necessário, tal como também não acreditam no Sacramento da Confissão para lhes serem perdoados os seus pecados. Não admira, pois o baptismo protestante é um simulacro inventado pelo espírito de rebelião.

Isto aplica-se aos nossos dias de hoje, e pós Ressurreição de Jesus, havendo uma única excepção conhecida, que é o conjunto dos Justos do Antigo Testamento e o bom ladrão.

As Pessoas não Baptizadas e que não se condenem, não terão acesso à Visão de Deus nem à participação da Sua Glória. Irão, após o cumprimento das Penas Temporais no Purgatório, para locais paradisíacos, mas não para o Céu, o Paraíso Celeste, onde se encontra Deus, a Virgem Maria, os Anjos e Santos.

Não sendo o Baptismo o único requisito para a Salvação Eterna e alcançar o Paraíso Celeste, nos nossos dias, não podemos prescindir dele.

João 3,5

“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”

Para aprofundar esta verdade de Fé, pode ler-se a obra da Fanny Moisseieva, “MEU SONHO LETÁRGICO DE NOVE DIAS:

http://www.amen-etm.org/MeuSonhoLetargicode9Dias.htm#Sexta

 

n Ter Fé Divina

Ter Fé é acreditar em alguma coisa que não se vê ou sente com os sentidos. Assim, há dois tipos de Fé: A Fé Humana e a Fé Divina.

A Fé Humana, é acreditar no que as pessoas no dizem, mas que nós vimos, e por quem no-lo diz merecer a nossa confiança e estar bem intencionada, nós acreditamos no que ela nos comunica. Por exemplo, eu não vi nem me pude certificar “in loco” de que o homem foi à Lua, mas acredito, pois me foi transmitido por fontes que considero fidedignas… mas já por exemplo, uma velhota que trabalhou para os meus pais, dizia que era tudo intrujice dos americanos e não acreditava…

A Fé Divina é Dom e Graça que Deus concede aos homens que a pedem, e faz com eles acreditem nas coisas do Espírito e em tudo o que se relaciona com Deus.

Quanto à Fé Divina, podemos classificá-la quanto à sua grandeza e quanto à sua tenacidade.

Assim, podemos ter uma Fé grande e forte, isto é, que acredita em muitas coisas com tenacidade. Exemplo desta Fé é a dos que acreditam em todos os Dogmas da Fé Cristã e ainda nas Revelações Privadas.

Jesus a Faustina Kovalska - no 2ºdia da Novena da Divina Misericórdia

Hoje traz-Me as almas dos sacerdotes e religiosos e mergulha-as na minha insondável Misericórdia.

Elas Me deram força para suportar a amarga Paixão. Por elas, como por canais, corre para a humanidade a Minha Misericórdia.

Ou posso ter uma Fé pequena mas forte, que acredita em poucas coisas mas com tenacidade. Exemplo desta Fé é a dos que só acreditam em todos os Dogmas da Fé Cristã, mas já não acreditam nas Revelações Privadas. Acreditam no principal, com força e sem esmorecimento, mas acreditam em pouca coisa…

Ainda posso ter uma Fé pequena e fraca, que acredita em poucas coisas e muda de opinião com facilidade. Exemplo desta Fé é a dos que nem sequer acreditam em todos os Dogmas da Fé Cristã, dizendo que não há inferno, etc., e também se deixam abalar com facilidade por erros dogmáticos e falsas doutrinas, andando atrás de falsos profetas… Estas são as almas tíbias que tanto fizeram sofrer Jesus na Agonia do Horto das Oliveiras.

Jesus a Faustina Kovalska - no 9ºdia da Novena da Divina Misericórdia

Hoje traz-Me as almas tíbias e mergulha-as no abismo da minha Misericórdia.

Estas almas ferem mais dolorosamente o meu Coração.

Foi da alma tíbia que a minha Alma sentiu repugnância no Horto. Elas levaram-Me a dizer: Pai afasta de Mim este cálice, se assim for a vossa vontade.

Só através da Fé Divina podemos acreditar e chegar a entender as coisas dos Céus, nas coisas que vêm do Alto.

Só com a Fé, acreditamos que todo o texto Sagrado é de inspiração Divina.

Só com a Fé podemos acreditar nos mistérios e Dogmas da Igreja.

Só com a Fé podemos acreditar nos Milagres e nas Revelações Privadas.

Sem a Fé, todas estas maravilhas estão vedadas, não ao conhecimento, mas quanto à sua compreensão e aceitação como verdadeiras.

Só a Fé nos dá a Sabedoria para alcançarmos as coisas do Espírito e de Deus.

Sabedoria 9, 16-18

16 Mal podemos compreender o que está sobre a Terra, dificilmente encontramos o que temos ao alcance da mão. Quem, portanto, pode descobrir o que se passa no Céu?

17 E quem conhece Vossas intenções, se Vós não lhe dais a Sabedoria, e se do mais alto dos Céus Vós não lhe enviais Vosso Espírito Santo?

18 Assim se tornaram direitas as veredas dos que estão na Terra; os homens aprenderam as coisas que vos agradam e pela Sabedoria foram salvos.

Por isso, a primeira e a mais importante das decisões conscientes do homem em ordem à Salvação, é a de querer ter uma Fé Divina grande e forte.

Para obter de Deus a Graça da Fé, basta o Homem se colocar, com humildade e coração sincero, diante de Deus, e pedi-la. Deus logo lhe concederá o Dom e a Graça da Fé.

Lucas 11, 9-13

9 E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.

10 Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá.

Só a partir do momento em que recebemos a Graça e o Dom da Fé, é que começa a nossa Caminhada para a Salvação. Essa Fé é doada por Deus no Baptismo, mas quando recebido em bebé, tem de ser renovada com o Sacramento do Crisma ou Confirmação, porque o demónio ronda o Homem para o fazer perder a Fé, para enfraquecê-la, para o levar à condenação eterna.

1Pedro 5,8

8 Vosso adversário, o demónio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar.

A Fé, pois, não é coisa que se receba e dure para toda a vida. Ela se desvanece se não for vivida, alimentada e fortalecida diariamente.

Para manter a Fé, e não deixar que ela feneça, temos de recorrer à Oração, à nossa Consagração a Deus, ao uso dos Sacramentais e, em especial, aos Sacramentos da Confissão e da Eucaristia.

 

n Boas Obras 

A Vontade do homem sobrepõe-se a tudo o que se possa passar à sua volta. A Vontade do Homem, é a única coisa em toda a Criação sobre a qual Deus não tem poder, pois contrariaria o seu Amor não deixar o Homem exercer o Livre Arbítrio.

O que Deus aceita vindo do homem, e toma como característico do seu ser, é a sua Vontade, os seus desejos, a sua decisão e as opções que toma em vida.

Na sequência desta Vontade soberana do homem, seguem-se inevitavelmente as suas Obras.

Podem ser Boas Obras, se desaguarem num desejo de Amar e Servir a Deus a aos homens, tal como a semente que jogada à terra e que depois germina e dá muitos frutos.

Podem ser más obras, também, se servirem só para satisfazerem os seus caprichos e alcançarem o bem-estar próprio.

A verdadeira Fé, é naturalmente seguida de Boas Obras, e por elas alimentada. A verdadeira Fé tem de ser testemunhada e levar-nos à prática de Boas Obras, pois sem elas é totalmente vã, como escreveu São Tiago.

Tiago 2,17

17 Assim também a Fé: se não tiver obras, é morta em si mesma…

Mas só Obras sem Fé, também não são suficientes, como escreveu São Paulo aos Gálatas.

Gálatas 2,16

26 Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da Lei, mas sim, pela Fé em Jesus Cristo, por isso também nós acreditámos em Cristo Jesus, para sermos justificados pela Fé em Cristo, e não pelas obras da lei; pois pelas obras da Lei nenhuma criatura será justificada.

De todos os actos de Fé, o de acreditar em Jesus Cristo será porventura o mais importante.

João 3,18

18 Quem nEle crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado;

Assim, ter uma Fé em Jesus Cristo e fazer as Obras de Deus, não meramente as dos homens, configuram o caminho para a Salvação.

João 6,28

28 Perguntaram-lhe: Que faremos para praticar as obras de Deus?

29 Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais nAquele que Ele enviou.

 

n Evangelizar

Quem acredita em Jesus, ama-O e torna-se Seu amigo, e consequentemente faz o que Ele manda.

1 João 5,1-6.

Caríssimos: Quem acredita que Jesus é o Messias, nasceu de Deus, e quem ama Aquele que gerou ama também Aquele que nasceu d'Ele. 
Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e cumprimos os seus mandamentos, porque o amor de Deus consiste em guardar os seus mandamentos.  

Ide e Evangelizai, foi a ordem que Jesus deu aos Seus discípulos.

Marcos 16,15

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.

Por isso, se o mais importante é acreditar nAquele que o Pai enviou, então, Evangelizar é dar a conhecer Jesus, é falar dEle, da Sua vida, dos Seus Milagres, da Sua Pregação.

Porque sendo Ele o Verbo de Deus, disse tudo o que o Pai mandou, e por isso, estaremos no caminho da Salvação.

João 12,50

50 Portanto, o que digo, digo-o segundo me falou o Pai.

 

n Imitar Jesus em tudo e em todas as circunstâncias

O desejo de imitar Jesus deve dominar todas a nossa vida.

Filipenses 2,12

 12 Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência.

Em todos os momentos em que temos de tomar decisões, fazer a pergunta:

“No meu lugar, o que faria Jesus?”

Quem quer imitar Jesus, tem de acreditar na Sua Palavra.

João 8,47

 47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus, e se vós não as ouvis é porque não sois de Deus.

Quem escuta e segue Jesus, Salva-se.

João 5,24

24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a Minha palavra e crê nAquele que Me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida.

Para estarmos unidos a Jesus temos de escutar e pôr em prática a Sua Palavra, e de nos alimentarmos dEle próprio, através da Eucaristia, pois Ela é verdadeiramente o alimento da Alma.

João 6,56

56 Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele.

Permanecer desta forma unido a Jesus, é estar inteiramente em Deus e Deus em nós.

João 14,11

11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em Mim.

 

n Consagração

Imitar Jesus é tentar ser como Jesus, é ser um com Jesus, “com o Sagrado”, ou seja, fazermos a nossa Consagração a Jesus.

A melhor forma de nos Consagrarmos a Jesus é nos Consagrarmos através da Virgem Maria, tal como no-lo ensinou São Luís Grignon de Monfort, no seu Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.

Neste magistral Tratado, inspirado pelo Espírito Santo, São Luís ensina-nos e explica-nos detalhadamente o porquê desta Consagração a Jesus pelas mãos da Santíssima Virgem é a mais segura e eficaz. Por alguma razão este livro se tornou o livro inseparável do Papa São João Paulo II.

 

n Viver em Estado de Graça

O viver em Estado de Graça é manter a nossa união com Deus, para podermos receber a Sua Graça Santificadora, que nos conduz à Salvação. Só assim podemos garantir que a morte não nos apanhe desprevenidos. Daqui decorre a necessidade que temos de recorrer aos Sacramentos, especialmente da Confissão e da Eucaristia, como vimos acima.

Esta união com Deus, através da consolidação da nossa Consagração a Deus, torna-nos um com Ele e, por isso, passamos a ser verdadeiramente um dos membros do seu Corpo Místico, que é a Igreja Católica, e daqui decorre que nem a morte nos pode separar dEle.

Nesta entrega a Jesus temos de abandonar as coisas do mundo.

Mateus 16,24

24 Em seguida, Jesus disse a Seus discípulos: Se alguém quiser vir coMigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me.

Mateus 19,29

29 E todo aquele que por Minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna.

É esta firme determinação de abandonar as coisas do mundo, durante a nossa vida, que perdurará quando ela terminar, pois a Vontade e o Livre Arbítrio cristalizam-se no momento da morte e não podem mais ser alterados. Será assim que chegaremos ao nosso Juízo Particular.

No Juízo Particular, do Espírito e da Alma, que acabam de deixar o seu Corpo morto, é decidido o futuro da criatura. Na presença de Jesus, a Luz Divina ilumina a mente da criatura, de tal maneira que ela vê com os olhos de Deus, toda a sua vida e o estado da sua Alma. Devemos ansiar, pois, comparecer ao Juízo Particular, em Estado de Graça, sem Culpas nem Penas.

 

 

 A Salvação das Almas nas Sagradas Escrituras

Para além das passagens acima apresentadas, podem-se encontrar mais passagens bíblicas em:

Vem-nos por intermédio de Cristo: Lc 1, 68-71. Act 4, 11-12.

Vontade salvífica de Deus: 1 Tim 2, 1-7.

Tende fé n'Ele: Act 16, 31.

É estreita a porta que a ela conduz: Mt 7, 14.

Sua economia: 1 Ped 1, 3-12.

Procurada com temor: Filip 2, 12.

Nossa incapacidade sem Cristo: Ap 5, 3-8.

História da Salvação : Act 1,7; Rm 3,26; Hb 7,27.

Dia da Salvação: 2Cor 6,2.

 

 

 A Salvação das Almas no Catecismo da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica aborda este Tema em profundidade e pode ser consultado mais rapidamente se fizer uma pesquisa da palavra Salvação, no seguinte Link do Índice Analítico do Catecismo da Igreja Católica:

Índice Analítico do Catecismo da Igreja Católica Online        (Aconselho esta Página, para procuras rápidas no Catecismo de Temas importantes.)

e depois Picar nos diversos resultados. Pode ir directamente para os seguintes Links: Salvação , Economia da Salvação, Gratuidade da Salvação, História da Salvação,

Pode consultar todo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica on-line no site da Ecclesia, em:

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica Online

Pode consultar todo o Catecismo da Igreja Católica on-line no site do Vaticano, a partir do seu Índice Geral, em:

Índice Geral do Catecismo da Igreja Católica Online  

 

 

 A Salvação das Almas nas Revelações Privadas

Nas Aparições de Fátima e à Irmã Lúcia

2ª APARIÇÃO - Cova da Iria. 13 de Junho de 1917

NOSSA SENHORA: «Sim, a Jacinta e o Francisco levo-os em breve, mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. A quem a abraçar prometo a Salvação, e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu trono».

3ª APARIÇÃO - Cova da Iria. 13 de Julho de 1917

Do 2º Segredo de Fátima

NOSSA SENHORA: «Vistes o inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. …

 

Aparição de Nossa Senhora em Pontevedra a 10 de Dezembro de 1925 

Nossa Senhora disse então:

“Olha, Minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfémias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a Salvação, a todos os que, no Primeiro Sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistérios do Rosário com o fim de me desagravar”.

Nossa Senhora mostrou o Seu Coração rodeado de espinhos, que significam os nossos pecados. Pediu que fizéssemos actos de desagravo para Lhos tirar, com a devoção reparadora dos cinco Primeiros Sábados. Em recompensa, promete-nos "Todas as Graças necessárias para a Salvação”.

 

 

Nas Mensagens ao Padre Gobbi

Padre Gobbi 28 de Agosto de 1973

… Hoje, mais do que nunca, quem Me encontrar, encontrará a vida e receberá, do Senhor, a Salvação.

 

Padre Gobbi 9 de Novembro de1975

Em Fátima, indiquei o meu Imaculado Coração como meio de Salvação para toda a humanidade. Tracei o caminho do retorno para Deus. Não fui ouvida.

 

Padre Gobbi 13 de Junho de 1989

… Jesus é o Caminho, que conduz ao Pai, por meio do Evangelho, que nos deu, como caminho a percorrer, para chegar à Salvação.

 

Padre Gobbi 13 de Outubro de 1989

O Anjo do Primeiro flagelo

… Outros, ao contrário, são feridos, mesmo sendo bons e inocentes; então, o sofrimento deles serve para a Salvação de muitos maus, por motivo da solidariedade que a todos vos une.

Sobretudo para estes o meu Coração Imaculado torna-se o mais acolhedor refúgio e a estrada segura que os leva ao Deus da Salvação e da alegria.

 

Padre Gobbi 13 de Outubro de 1992

Levantai os olhos para o céu

…  Levantai os olhos para o Céu porque a vossa libertação está próxima. Do Céu virá para vós a plena vitória do bem, a Paz e a Salvação.

 

Nas Mensagens ao José Luis e Juan Antonio

José Luis, Puerto Rico, 13 de Maio de 1996, Festa do início das Aparições de Fátima

Queridos filhos, Eu sou Maria, a Senhora do Rosário que neste dia vos venho recordar o chamado vos fiz em Fátima.

Não ofendais mais o Senhor que já está muito ofendido. Quereis aceitar todos os sacrifícios, sofrimentos e contrariedades que o Bom Deus vos quiser enviar para a Salvação das almas do mundo inteiro?

Se assim for, em Meu Coração encontrareis refúgio, e na penitência a fortaleza.

Da mesma maneira que vos disse em Fátima que Deus ia castigar o mundo com uma nova guerra se o homem não deixasse de o ofender e assim aconteceu, hoje vos digo que se os homens não deixarem de ofender a Deus, um grande castigo virá sobre a humanidade: fogo cairá do céu, muitas nações serão aniquiladas e muitos homens perecerão. É por isto meus pequenos, que vos chamo com urgência e premência, para que mudeis de vida e que façais constantes sacrifícios, pois não sabeis, meus filhos, o que espera os homens.

Mudai filhinhos, mudai agora que ainda tendes tempo.

O Rosário será a vossa arma para combater; a penitência será o pára-raios da Justiça Divina. Fazei penitência pela conversão dos pecadores e trabalhai para que se estabeleça no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração, pois só através dele, o Senhor concederá Misericórdia.

Amo-vos Meus pequenos, e encho-vos de Minha presença neste dia. Sêde fiéis e não temais, pois Eu sou vossa Mãe e vos guardo e cubro da mesma maneira que a galinha reúne debaixo das suas asas os seus pintainhos.

Filhinhos, sêde diligentes nas pequenas e nas grandes coisas que vos peço; cada uma delas tem uma razão. Se não o fazeis agora, amanhã arrepender-vos-eis, pois compreendereis a importância da minha visita, mas lamentavelmente, já será muito tarde. Orai, reparai, vigiai e sobretudo, levai aos Meus filhos a palavra de que abandonem o pecado e aceitem a vida da Graça.

Guardo-vos no Meu Coração, Meus filhos, e digo-vos que vivais a Consagração ao Meu Coração, as turbulências não perturbarão os vossos corações; faço-vos a promessa que no tempo de angústia, tereis paz.

Abençoo-vos em Nome de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Se os homens atendessem o Meu chamamento, quantos sofrimentos seriam evitados. É o tempo de vos dardes, Meus pequenos, renunciai a vós mesmos. Vede que sou a vossa Mãe e vos peço de todo o coração: não percais mais tempo, as almas esperam. Ide, pequenos filhos, ide e levai a  luz da Fé, do Amor, da Verdade. Não espereis mais; não fiqueis passivos ante o Meu chamamento de Dor.

 

Testemunho e Ensinamento dado pelo José Luís, com base nas Mensagens recebidas de Nossa Senhora.

Na Igreja do Sacramento, em Lisboa, a 5 de Março de 1996

 Nossa Senhora disse que Deus escuta todas as orações que saem do coração e de maneira  muito especial a Santíssima Virgem nos convida a rezar diariamente através do Santo Rosário. Ela nos disse:

"Pequenos filhos, o Santo Rosário é uma arma poderosa de Salvação, através da qual podeis salvar as vossas almas e ajudar a que muitas almas sejam salvas no mundo inteiro. Pequenos Meus, o Santo Rosário é uma arma poderosa contra satanás. O Rosário, Meus pequenos, é uma escada para chegar ao Céu".

 

Nas Revelações a Maria Valtorta

Cadernos de Maria Valtorta 1943 - 18 de Novembro de 1943

«… Se agora é o momento em que legiões de anjos às ordens de Deus lutam contra legiões de demónios que querem submeter a Terra, então será o tempo em que legiões de justos ararão a Terra preparando-a para a Palavra, que reinará uma só vez sobre a Terra antes da desaparição do mundo. Onde está o Mestre aí estão os discípulos, e vós estareis porque haveis amado o Mestre mais que a vós próprios, estareis ali onde dê a última lição. E depois com Ele, cortejo de luz atrás da Luz que sobe aos Céus, voltareis à morada a rogar pelos viventes da hora final e esperar a Hora do Juízo no que todavia estareis junto ao Meu Filho, não já Salvador, mas sim como Juiz do mundo, porque o tempo da salvação haverá passado e se haverá cumprido o número dos eleitos. Triunfo no vosso triunfo será esse momento, filhos. E porque vos amo vos digo que não deveis pôr medida no desejo veemente de conquistar a santidade, porque essa hora será tal para vós que milhares de vidas imoladas por ela e tesouros da Terra deixados por esse tesouro, não seriam suficientes para igualar a glória desse momento e a beatitude da posse eterna de Deus

 

 Conclusão e Conselhos

Já que a Salvação é o mais importante dos Temas da vida humana, e para evitar todas as ciladas que o inimigo da humanidade nos lança constantemente, podem apontar-se os seguintes Tópicos:

Aproveitar os testemunhos da vida de Jesus, que foram perpetuados na Doutrina da Igreja Católica, e que foram enumerados acima.

Seguir os Conselhos Evangélicos que nos foram dados por Jesus Cristo.

Cumprir os 10 Mandamentos da Lei de Deus e os 5 Mandamentos da Lei da Igreja.

Recorrer aos Sacramentos e aos Sacramentais.

Rezar o Santo Rosário.

Praticar as Virtudes.

Confiar nas Bem-Aventuranças.

Abrir os olhos da alma e aprofundar os Milagres e as Aparições da Virgem Maria, que são uma multidão de provas, que existem à nossa volta, da existência de Deus e da Vida Eterna, isto é, da Vida para além da morte terrena.

 



 

www.amen-etm.org/Salvacao.htm