LIMBO

 

 

Editorial do dia 8 de Março de 2015  

 

Nesta Página da Amen, pode encontrar a abordagem do Tema Global do

LIMBO

ÍNDICE 

 O que é o Limbo

 A criação do Limbo

 O Limbo nas Sagradas Escrituras

 O Limbo no Catecismo da Igreja Católica

 O Limbo nas Revelações Privadas

O Limbo na Mística Cidade de Deus

 Conclusão e Conselhos

 

 

 O que é o Limbo

Limbo é a local que foi criado por Deus, no centro da Terra, para receber todos aqueles que ainda não podiam entrar no Paraíso Celeste. Não é um local de castigo, mas de espera.

A permanência das almas no Limbo deveu-se a razões distintas na história da humanidade, e por isso podemos considerar a existência de 3 Tipos de Limbo, mas coexistindo no mesmo local físico:

Limbo dos patriarcas, dogma da Igreja Católica, foi um lugar provisório para onde permaneceram os justos do Antigo Testamento, que acreditaram na vinda do Messias, tinham sido purificados mas não podiam entrar no Paraíso Celeste, devido a não terem sido redimidos do Pecado Original, já que a Redenção salvífica de Jesus Cristo ainda não havia sido realizada através da sua morte na cruz. Este Limbo, era também chamado de Sheol ou Hades.

Limbo infantil, não é dogma,  mas sim uma verdade baseada solidamente na Doutrina da Igreja Católica. A doutrina tradicional do Limbo infantil ensina que as crianças que morrem sem o baptismo, vivem neste lugar ou estado, até o Juízo Final, sem penas pessoais, mas privadas da visão de Deus.

Revelações a Maria Simma - Extraído do Livro “As almas do Purgatório disseram-me…”, Pág.77

Qual é a sorte das crianças mortas sem baptismo?

- Essas crianças também têm um “Céu”; estão felizes mas não têm a visão de Deus. No entanto sabem tão pouco a esse respeito que crêem ter o que há de mais belo.

MCD-2-1460 1460 - …  e as crianças do Limbo sairão para outra morada diferente.

Limbo, depois da Ressurreição de Jesus Cristo, também passou a receber as almas de todos aqueles que, não merecendo o inferno, morrem sem receber o Baptismo, e por conseguinte não podem entrar no Reino dos Céus.

 

 

 A criação do Limbo

A Criação do Universo e de todas as suas criaturas foi antecedida na mente Divina, por um Plano da Criação. Enquanto o Génesis nos relata a Criação, o Plano de Deus ficou-nos relatado na extraordinária obra a Mística Cidade de Deus.

Foi na “Mística Cidade de Deus” , escrito por Sor Maria de Jesus de Agreda, que fui buscar muito do material com que construí o Dossier da Amen sobre a Criação do Universo.

Passo a apresentar alguns dos extractos deste Dossier sobre a Criação do Universo.

Para melhor compreendermos este Plano da Criação, Maria de Jesus de Agreda dividiu-o em 6 instantes, tendo a sua realização se verificado no Primeiro Dia da Criação, e que descrevi em Plano da Criação. No 5º Instante foi determinado a Criação da Natureza Angélica, que ficou assim descrito:

5º Instante Æ MCD-1-46-47 46 - E passo ao quinto instante, embora já tenha descoberto o que procurava. Neste quinto instante, foi determinada a criação da natureza angélica que, por ser mais excelente e de acordo, pelo seu ser espiritual, com a divindade, foi primeiro prevista e decretada a sua criação e disposição admirável em nove coros e três hierarquias.

47 - A este instante pertence a predestinação dos bons e condenação dos maus Anjos; nele viu e conheceu Deus, com Sua infinita ciência, todas as obras de uns e de outros, na sua devida ordem, para predestinar com Sua livre vontade e liberal misericórdia os que Lhe iriam obedecer e reverenciar e para condenar com Sua justiça os que se iriam levantar contra Sua Majestade, em soberba e desobediência, por seu desordenado amor próprio. E ao mesmo instante pertence a determinação de criar o céu empíreo, onde se manifestasse a Sua glória e nela premiasse os bons, e a terra e tudo o mais para as outras criaturas, e no centro ou mais profundo dela, o inferno, para castigo dos Anjos maus.

Juntamente com a criação da Terra, foi criado o inferno, para onde iriam os condenados que se  revoltassem contra os decretos Divinos e o próprio Deus, o Limbo e o Purgatório no seu centro.

MCD-1-82  82 - … E criou Deus, com o céu empíreo da terra, juntamente, para formar o seu centro, o inferno; com efeito, no instante em que foi criada, por divina disposição, ficaram no meio deste globo cavernas muito profundas e amplas, capazes de constituir o inferno, Limbo e Purgatório; e no inferno, ao mesmo tempo, foi criado fogo material e as demais coisas que agora ali servem de pena aos condenados.

MCD-2-1460 1460 - Num dos lados do inferno está o Purgatório, onde as almas dos justos se purificam, quando nesta vida não acabaram de satisfazer suas culpas e dela não saíram tão purificados, quanto é necessário para chegar à visão beatífica. Esta caverna também é grande, porém, muito menor que o inferno e, ainda que no Purgatório haja grandes penas, não tem comunicação com o inferno dos condenados. Em outro lado encontra-se o Limbo com duas estâncias diferentes: uma para as crianças que morrem só com o pecado original e sem obras boas ou más do próprio arbítrio; a outra estância servia de permanência para as almas dos justos já purificadas de seus pecados. Não podiam entrar no Céu, nem gozar de Deus, até que se operasse a Redenção humana e Cristo nosso Salvador lhes abrisse a porta (SI 23, 9) fechada pelo pecado de Adão. A caverna do Limbo também é menor que o inferno, não se comunica com ele, nem tem penas dos sentidos como o Purgatório. Lá chegavam as almas já purificadas no Purgatório e só careciam da visão beatífica, privação em que consiste a pena de dano. Ali se encontravam todos os que haviam morrido em graça, antes da morte do Salvador. Neste Limbo, desceu Sua alma Santíssima unida à divindade, e isto significamos ao dizer que desceu aos infernos . O termo inferno significa qualquer daqueles lugares inferiores, situados nas profundezas da Terra, ainda que comummente ao dizer inferno, entendemos o dos demónios e condenados. E o sentido que mais lhe atribuem, assim como por Céu, entendemos o empírio onde estão e permanecerão para sempre os Santos. Depois do Juízo Final só o Céu e o inferno serão habitados. O Purgatório já não será necessário, e as crianças do Limbo sairão para outra morada diferente.

 

 

 O Limbo nas Sagradas Escrituras

Algumas referências nas Sagradas Escrituras:

Mt 27,53 - Onde os justos se encontravam antes de entrarem na Cidade Santa, depois da Ressurreição de Jesus.

1Pd 3,19 - Onde se encontravam os que tinham sido rebeldes no tempo de Noé.

Não existem passagens explícitas nas Sagradas Escrituras, pelo menos com o nome de Limbo.

 

 O Limbo no Catecismo da Igreja Católica

§1261 Quanto às crianças mortas sem Baptismo, a Igreja só pode confiá-las à misericórdia de Deus, como o faz no rito das exéquias por elas. Com efeito, a grande misericórdia de Deus, "que quer que todos os homens se salvem" (1Tm 2,4), e a ternura de Jesus para com as crianças, que o levou a dizer: "Deixai as crianças virem a mim, não as impeçais." (Mc 10,14), nos permitem esperar que haja um caminho de salvação para as crianças mortas sem Baptismo. Eis porque é tão premente o apelo da Igreja de não impedir as crianças de virem a Cristo, pelo dom do santo Baptismo.

Não existem passagens explícitas no Catecismo por não haverem também passagens explícitas nas Sagradas Escrituras, pelo menos com o nome de Limbo.

 

 O Limbo nas Revelações Privadas

O maior número de referências ao Limbo é feito na Mística Cidade de Deus, escrito por Maria de Jesus de Agreda.

Vou apresentar alguns extractos da Mística Cidade de Deus:

MCD-1-330 330 - No momento em que nasceu nossa princesa Maria, o Altíssimo enviou o santo Arcanjo Gabriel para participar aos santos pais do Limbo esta tão alegre nova para eles. O embaixador celestial desceu logo, iluminando aquela profunda caverna e alegrando aos justos nela detidos. Noticiou-lhes que já começava a amanhecer o dia da eterna felicidade e redenção do género  humano, tão desejado e esperado pelos santos e vaticinado pelos profetas. Já nascera a futura Mãe do Messias prometido. …

MCD-2-1459 1459 - … Desde esse momento, conheceu a Bem-Aventurada Mãe que a alma de Cristo, unida à divindade, descia ao Limbo dos santos Pais. Foi libertá-los daquele cárcere subterrâneo, onde estavam detidos desde o primeiro justo que morreu no mundo, esperando a vinda do Redentor de todos os homens. Para explicar este mistério, que é uma das verdades sobre a Santíssima humanidade de Cristo nosso Senhor, pareceu- me conveniente declarar, o que me foi dado a entender sobre o Limbo e onde está situado. Digo, pois, que o globo terrestre tem o diâmetro - distância de uma superfície à outra, passando, pelo centro - de duas mil e quinhentas e duas léguas. A metade até o centro, mede mil duzentas e cinquenta e uma. No centro, encontra-se o inferno dos condenados, como no coração da Terra. Este inferno é uma caverna ou caos de muitas tenebrosas estâncias, com diferentes penas, todas horríveis e tremendas. Formam um globo qual imensa caldeira, com boca ou entrada muito larga. Neste pavoroso calabouço de confusão e tormentos, estão os demónios e os condenados e nele ficarão por toda a eternidade, (Mt 25,41) enquanto Deus for Deus, porque no inferno não há nenhuma redenção.

MCD-2-1460 1460 - Num dos lados do inferno está o Purgatório, onde as almas dos justos se purificam, quando nesta vida não acabaram de satisfazer suas culpas e dela não saíram tão purificados, quanto é necessário para chegar à visão beatífica. Esta caverna também é grande, porém, muito menor que o inferno e, ainda que no Purgatório haja grandes penas, não tem comunicação com o inferno dos condenados. Em outro lado encontra-se o Limbo com duas estâncias diferentes: uma para as crianças que morrem só com o pecado original e sem obras boas ou más do próprio arbítrio; a outra estância servia de permanência para as almas dos justos já purificadas de seus pecados. Não podiam entrar no Céu, nem gozar de Deus, até que se operasse a Redenção humana e Cristo nosso Salvador lhes abrisse a porta (SI 23, 9) fechada pelo pecado de Adão. A caverna do Limbo também é menor que o inferno, não se comunica com ele, nem tem penas dos sentidos como o Purgatório. Lá chegavam as almas já purificadas no Purgatório e só careciam da visão beatífica, privação em que consiste a pena de dano. Ali se encontravam todos os que haviam morrido em graça, antes da morte do Salvador. Neste Limbo, desceu Sua alma Santíssima unida à divindade, e isto significamos ao dizer que desceu aos infernos . O termo inferno significa qualquer daqueles lugares inferiores, situados nas profundezas da Terra, ainda que comumente ao dizer inferno, entendemos o dos demónios e condenados. E o sentido que mais lhe atribuem, assim como por Céu, entendemos o empírio onde estão e permanecerão para sempre os Santos. Depois do Juízo Final só o Céu e o inferno serão habitados. O Purgatório já não será necessário, e as crianças do Limbo sairão para outra morada diferente.

MCD-3-281 281 - Tudo isto se passa, principalmente entre os filhos da Igreja, da seguinte maneira. Logo que o demónio conhece que houve a geração natural de um corpo humano, observa primeiro a intenção dos pais: se estão em pecado ou na Graça, se excederam ou não no uso da geração; qual o tipo de seus organismos, de cujas qualidades, ordinariamente, os corpos concebidos participam. Observam também as causas naturais, tanto gerais como particulares, que concorrem à geração e organização dos corpos humanos. Com estes dados, mais a longa experiência que têm, rastreiam quanto podem a compleição ou inclinações que terá o concebido, e desde já vão fazendo prognósticos para o futuro. Se o prevêem bom, procuram, quanto lhes é possível, impedir a última geração ou infusão da alma, tentando às mães e induzindo-as a se exporem a perigos, para que abortem dentro dos quarenta ou oitenta dias da concepção, prazo que decorre até a infusão da alma. Conhecendo, porém, que Deus cria e infunde a alma, enfurecem-se estes dragões e procuram que a criança não chegue a nascer, nem a receber o baptismo, se nasce onde a possam logo baptizar. Para tanto, assaltam as mães com sugestões e tentações, para praticarem desordens e excessos, que produzam o aborto da criança, ou sua morte no ventre materno. Entre os católicos e hereges que usam o Baptismo, contentar-se-iam os demónios de impedir que o recebam, para que não se justifiquem no Limbo, onde não verão a Deus. Com os pagãos e idólatras não se preocupam tanto, porque ali a condenação será certa.

MCD-3-283 283 - … No momento em que a criatura é concebida, Deus ordena aos Anjos que a guardem a ela e a sua mãe; depois, no tempo oportuno, nomeia um anjo em particular, para ser seu custódio, …

 

 

 Conclusão e Conselhos

Apesar de haver algumas polémicas entre pessoas que desconhecem ou não acreditam nas Revelações Privadas, onde se insere a Mística Cidade de Deus, há 2 passagens nos Evangelhos que quero citar, para ajudar aqueles que têm uma Fé pequena, e por isso, têm dificuldade em acreditar na Revelações Privadas:

João 14,2

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito;

João 10,16

Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz;

Sabendo nós qual a razão da não entrada nos Céus das crianças abortadas, ou que morrem antes de serem Baptizadas, torna-se imperioso proceder ao seu Baptismo, mesmo depois do seu falecimento, pois para Deus não há tempo.

Este tema está aprofundado na seguinte Página da Amen:

 Baptismo de crianças abortadas

 



 

www.amen-etm.org/Limbo.htm