IGREJA
CATÓLICA
Nesta Página da Amen, pode encontrar a abordagem do Tema
Global da
● IGREJA
CATÓLICA ●
● O que é a Igreja Católica ►
● A Igreja Militante ►
● A Igreja Triunfante ►
● A Igreja Padecente ►
● O que mantém a Igreja Viva ►
● A Estrutura Espiritual da Igreja
Militante ►
● A Estrutura Física da Igreja Militante ►
● Como foi fundada
a Igreja Católica ►
● As Fontes Doutrinais da Igreja Católica ►
● A Revelação Pública ►
● A Revelação Privada ►
● A Tradição ►
● Os Santos Padres ►
● As Súmulas Doutrinais da Igreja Católica ►
● A Bíblia Sagrada ►
● O Catecismo da Igreja Católica ►
● O Código de Direito Canónico ►
● A Doutrina Social da Igreja ►
● As Aparições na Igreja Católica ►
● Os Índices Temáticos da Doutrina ►
● A Igreja
Católica nas Sagradas Escrituras ►
● A Igreja Católica nas Revelações Privadas ►
● Os inimigos da Igreja Católica ►
● Conclusões
e Conselhos ►
● O que é a Igreja
Católica ▲
A
Igreja Católica, “A Igreja”, é a Verdadeira e a Única
fundada por Jesus Cristo. É o Corpo
Místico de Jesus Cristo, no qual nós somos os seus membros e Jesus Cristo a sua cabeça.
É uma comunidade misteriosamente viva, do ponto vista espiritual, da qual fazem
parte Jesus e os homens, que foram tornados Filhos de Deus pelo Baptismo e a
ela querem pertencer.
A Igreja subdivide-se em três grandes grupos: Militante, Triunfante e Padecente.
● A Igreja
Militante ▲
A Igreja Militante é a constituída por todos aqueles que ainda estão
vivos na Terra e militam
infatigavelmente contra os poderes diabólicos, do mundo e da carne.
Romanos 15, 30
30 Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor
Jesus Cristo e em nome da caridade que é dada pelo Espírito, combatei
comigo, dirigindo vossas orações a Deus por mim.
Tiago 5, 16
16 Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai
uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande
eficácia.
● A Igreja Triunfante ▲
A Igreja Triunfante é a constituída por todos aqueles que já
morreram, se Salvaram para a Vida Eterna e se encontram no Céu. São os Santos, aos quais se somam os
Anjos. Actos 27, 23-24
● A Igreja Padecente ▲
A Igreja Padecente é a constituída por todos aqueles que ainda se
purificam no Purgatório,
antes de entrarem no Céu.
2Macabeus 12, 43-46
43 Em seguida, fez uma colecta, enviando a Jerusalém
cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados:
belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição,
44 porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam,
teria sido vão e supérfluo rezar por eles.
45 Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa
aguarda os que morrem piedosamente,
46 era esse um bom e religioso pensamento; eis
por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres
de suas faltas.
n A Igreja
afirma-se Santa e Pecadora, porque é
constituída por Jesus, que é Santo, e pelos homens que são pecadores.
n Apesar da
Igreja ser constituída por homens pecadores, participa da Comunhão dos Santos, que é o fruto da Caridade que se difunde entre
todos os membros destas três Igrejas, da qual participam, e onde todos
caridosamente intercedem uns pelos outros nas Orações que são oferecidas a Deus Pai e nas boas obras que são
feitas por amor ao Seu Nome, revertendo os seus benefícios em seu próprio
favor.
n A Oração é como o sangue que circula neste
Corpo Místico, que é a Igreja, e leva o alimento a todos que dele fazem parte.
Sem Oração não há vida espiritual que se mantenha, pois a Oração é o alimento da Alma.
n A Igreja
afirma-se Peregrina, porque a sua
verdadeira Pátria é o Céu, e só se encontrar passageiramente aqui na Terra, tal
como o afirmou Santo Agostinho.
Santo
Agostinho
“A Igreja se diz Peregrina porque só se consumará na glória
Celeste, quando do retorno glorioso de Cristo. Até lá, a Igreja avança em sua
peregrinação por meio das perseguições do mundo e das consolações de
Deus.”
n Enquanto
peregrina nesta vida terrena, o Povo de Deus necessita de locais físicos de
encontro, de Culto e Oração, continuação do Cenáculo de Jerusalém onde o
Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos e Discípulos, sob a Poderosa
Intercessão da Virgem Maria. Esses lugares de encontro são genericamente
denominados Igrejas, as quais variam
em dimensão, importância, funções e benefícios.
● O que mantém a
Igreja Viva ▲
O
que mantém a Igreja Viva é o Espírito Santo de Deus, que dá Vida e Vida em abundância, o Paráclito, prometido aos Apóstolos, e enviado
por Jesus após a sua Gloriosa Ascensão aos Céus. É também a Sagrada Eucaristia, que realiza a
promessa de Jesus, quando disse aos Apóstolos que nunca nos abandonaria.
João 14,18
18 Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós.
Os meios que permitem que
os Católicos conquistem a Salvação das suas Almas, são os Sacramentos
deixados por Jesus na Sua Igreja. Só através deles se pode alcançar a Salvação
para a Vida Eterna no Paraíso Celeste. Sem os Sacramentos, pode não haver
condenação ao Inferno, mas não se entrará no Céu. A Alma que não recebeu o
Sacramento do Baptismo e não se santificou através dos outros Sacramentos, não
gozará da visão de Deus, e limitar-se-á a ir para outro lugar muito bom, mas
que não beneficiará da companhia dos Anjos e Santos, da Virgem Maria e da
Santíssima Trindade.
É também fundamental o
acompanhamento permanente da Mãe da
Igreja, a Virgem Santíssima, que
sempre ampara quem dEla necessita, na Sua condição de Corredentora, Advogada e Medianeira de todas as Graças.
É pela Acção do Espírito Santo que os fiéis Rezam e se comunicam com Deus.
Rezar é
exactamente isso, unir-se a Deus. E é desta simbiose entre Deus e os homens,
que a Igreja se mantém viva e se alcança a Salvação Eterna. Na terminologia
Católica, Rezar e Orar são sinónimos.
São também de grande
auxílio os Sacramentais e as Relíquias.
● A Estrutura
Espiritual da Igreja Militante ▲
Toda a estrutura,
organização e funcionamento da Igreja Católica estão definidos no Código de
Direito Canónico.
O Código de Direito Canónico define-se como o conjunto ordenado das
normas jurídicas do direito canónico que regulam a organização
da Igreja Católica Romana (de rito latino), a hierarquia do seu
governo, os direitos e obrigações dos fiéis e o conjunto de Sacramentos e
sanções que se estabelecem pela contravenção das mesmas normas. Na prática é
como se fosse a Constituição da Igreja Católica.
De uma forma resumida
podemos definir que a Igreja Católica é constituída pelo Clero, Ordens Religiosas,
Leigos, Leigos Consagrados.
■ O Clero organiza-se numa Hierarquia Clerical que comanda a Igreja e cuja estrutura está
definida no Código de Direito Canónico.
■ O Papa - Está
no topo desta hierarquia e tem o comando supremo da Igreja. É o Papa quem
nomeia os Bispos,
O
Papa vive no Vaticano, um Estado autónomo dentro da cidade de Roma, e conta com
a Cúria Romana para dirigir a Igreja
Católica. A Cúria é constituída por Cardeais que presidem às diferentes Congregações.
Em certas circunstâncias, a Cúria funciona de forma colegial, mas só o Papa é infalível
quando fala Ex-Cathedra (Dogma 27).
Tem no seguinte Link uma Lista de
todos os Papas da Igreja católica: Os Papas da Igreja Católica. No fim da Tabela, tem os
Anti-Papas ao longo da história, segundo o Anuário Pontifício de 1957.
■ O Bispo - É o Sacerdote que é nomeado
pelo Papa e tem autoridade sobre uma Diocese. É ele que nomeia os Diáconos, e os Sacerdotes, e só ele pode ministrar o Sacramento da Ordem e
o Sacramento do Crisma. Os restantes
Sacramentos são ministrados pelo Sacerdotes (Presbíteros). Os Bispos, em termos
de hierarquia eclesial, são os sucessores dos Apóstolos.
■ O Sacerdote, Padre ou Presbítero - É aquele que recebe o Sacramento da Ordem e é
encarregue pelo Bispo de orientar os fiéis e ministrar os Sacramentos, com
excepção da Ordem e do Crisma. Estão inteiramente sob a alçada dos Bispos
perante quem têm de responder.
■ O Pároco ou Prior - É o Sacerdote chefe
de uma Paróquia, e responde perante o Bispo da Diocese.
■ O Cónego, Monsenhor - São títulos
honoríficos concedidos pelo Papa aos Sacerdotes que tiveram uma especial
notoriedade.
■ Ordens Religiosas
- São um grupo ligeiramente à parte desta hierarquia acima descrita. Tem um
Superior Provincial que responde perante um Superior Geral, que por sua vez
respondem perante o Vaticano, saindo assim da tutela dos Bispos Diocesanos.
Ordens Religiosas masculinas
podem ser constituídas por Sacerdotes e Frades ou Irmãos.
Ordens Religiosas femininas
são constituídas por freiras ou irmãs, que têm uma Madre Superiora, Provincial
e Geral. Escapam também da tutela dos Bispos.
■ Os Leigos - São o conjunto dos Crentes, que para
fazerem parte do Corpo Eclesial têm de receber o Sacramento do Baptismo, em nome do Pai, do Filho e do
Espírito Santo, ministrado por um Sacerdote ou Diácono, mas que, em caso de
morte iminente, pode ser ministrado por qualquer leigo.
■ Os Leigos Consagrados - São uma classe intermédia entre os
Leigos e as Ordens Religiosas, obedecem a uma Regra e têm de merecer a
Aprovação Episcopal. Têm os seus Superiores e dependem do Bispo Diocesano.
Podem viver ou não em comunidade.
Na Igreja, Rebanho de Cristo, os Bispo e os Sacerdotes são os Pastores, e os Leigos
são as Ovelhas.
Sendo a Igreja o Corpo
Místico de Jesus Cristo, Sua Mãe, a Virgem
Maria, é também a Mãe da Igreja.
● A Estrutura
Física da Igreja Militante ▲
Resumidamente, podemos
caracterizar a Estrutura Física da
Igreja, dividida da seguinte maneira, em Unidades Territoriais e Locais
de Culto:
■ Unidades Territoriais
Diocese - É um vasto território sob a
autoridade de um Bispo, que é o
responsável máximo pela orientação espiritual e é perante ele que todos os Priores têm de responder. Os Bispo são
nomeados pelo Papa, e só perante ele
têm de prestar contas.
Paróquia - As Dioceses dividem em Paróquias que
são as comunidades católicas de base, organizadas territorialmente, e podem-se
equiparar sensivelmente às Freguesias civis. Cada Paróquia tem um Prior, ou Pároco, que é o pastor responsável pelo Culto, e o qual responde
perante o Bispo da sua Diocese.
■ Locais de Culto
Igreja
Paroquial ou Matriz
- É a sede da Paróquia. Podem haver outras Igrejas na Paróquia.
Igreja - Esta denominação é a mais utilizada
para designar genericamente os locais de culto.
Capelas - São igrejas de menores dimensões e
com diferentes funções, em que o Santíssimo não se encontra sempre presente no
Sacrário e podem ser Particulares ou Públicas. Para uma Capela ter o Santíssimo
no Sacrário permanentemente, tem de ter licença do seu Bispo.
Basílica - É uma Igreja considerada pelo Papa
de elevado interesse eclesial. A Basílica tem assim um privilégio de excepção.
Há dois tipos de Basílicas:
■ Basílica Maior - É toda aquela, desde o século XVII,
directamente sob autoridade do Papa, ao qual passa a ser o único perante
quem o responsável da Basílica responde. Têm privilégios especiais e abrigam um
altar e um trono Papal. Em Roma há quatro Basílicas Maiores, entre as quais a Basílica de São João de Latrão é
considerada a Mãe de todas as Igrejas do mundo.
As outras Basílicas
romanas são a Basílica de Santa Maria
Maior, a Basílica de São Pedro e
a Basílica de São Paulo
(extra-muros).
■ Basílica Menor - É a que tem um título honorífico
concedido pelo Papa, mas estão sob jurisdição do Bispo local.
Catedral
ou Sé Diocesana -
É a Igreja mãe da Diocese, sob a autoridade do Bispo, que vive na Casa Episcopal, normalmente anexa à Sé.
A Igreja Católica sempre
tem feito apelo à Arte para
dignificar os Locais de Culto, através da Arquitectura,
Escultura e Pintura.
Para além das Igrejas,
existem outros locais de Oração, tais como os Cruzeiros e as Vias Sacras,
que são normalmente pequenos espaços abertos e públicos.
Em todas as Catedrais,
Basílicas, Igrejas, Capelas, Cruzeiros e Vias Sacras, existem Imagens, quer sob a forma de esculturas
ou de pinturas. Todas as Imagens de
Culto e Sacramentais devem ser Benzidos por um Sacerdote, e são,
segundo a Devoção de cada um, portadoras de Graças Especiais.
Constam da seguinte Lista
algumas das principais Igrejas do mundo, às quais podem ser feitas Visitas Virtuais.
Para desfrutar plenamente
da visualização dos Modelos 3D,
deverá ter instalados no seu computador os dois Programas da Google,
que pode instalar a partir dos seguintes Links:
Portugal
Santuário
de Fátima na Cova da Iria
Brasil
Santuário
de Nossa Senhora Aparecida
Espanha
França
Itália
Egipto
Bósnia
Igreja
de São Tiago em Medjugorje
Israel
Igreja
do Santo Sepulcro em Jerusalém
México
Monumento
do Cristo Rei em Almada
● Como
foi fundada a Igreja Católica ▲
A Igreja Católica foi a única fundada por Jesus Cristo ao longo da Sua
Vida Pública,
nos anos
MCD-3-569 569 - … Nesta
ocasião, determinaram que a Igreja Romana celebraria a festa do Nascimento de
seu Filho Santíssimo, a Paixão e a Instituição do Santíssimo Sacramento na
Quinta-feira Santa, como o faz a Igreja. Depois de muitos anos é que foi
instituída a festa de Corpus Christi, na primeira Quinta-feira depois da oitava
de Pentecostes, como agora celebramos. A primeira, na Quinta-feira Santa, vem
de São Pedro, como também a festa da Ressurreição, os Domingos, a Ascensão e
outras que a Igreja Romana celebra desde aquele tempo até agora. Todas estas
celebrações foram determinadas, por ordem e conselho de Maria Santíssima.
MCD-3-570 570 - … (Pedro)
Pediu aos seus Anjos de sua guarda que comunicassem sua situação e necessidade
à Beatíssima Mãe, pedindo-lhe o ajudasse com Sua eficaz intercessão junto a Seu
Filho Santíssimo. O Senhor, porém, que conhecia o fervor e humildade de seu
Vigário, quis satisfazer seus desejos. Mandou aos santos Anjos do Apóstolo que
o levassem a Jerusalém, onde estava Maria Santíssima. Os Anjos obedeceram
prontamente e levaram São Pedro ao Cenáculo, na presença de sua Rainha e
Senhora.
MCD-3-321 321 - … No mais,
entendi que a grande Rainha do Céu teve especial interesse e afeição a São
Tiago, pelas razões que eu disse (n° 320), e por meio de seus Anjos o defendeu,
e livrou de grandes e muitos perigos. Consolou-o e confortou-o muitas
vezes, dando-lhe notícias e avisos particulares, pois, como viveria pouco
tempo, disso tinha mais necessidade.
Em todo o processo foi
fundamental a assistência do Espírito
Santo e da celebração da Eucaristia,
através da qual se perpetuou a presença real e eficaz de Jesus Cristo, sem as
quais nada teria sido possível.
Outro factor determinante
para a expansão do Cristianismo foi o sangue dos Mártires, que em conjunto com o Sangue de Cristo, cimentou o
crescimento da Igreja.
● As
Fontes Doutrinais da Igreja Católica ▲
A Doutrina da Igreja Católica, ou depósito da Fé, é o conjunto de todas as Verdades Reveladas por
Deus, algumas das quais foram transformadas em Dogmas da Fé Católica.
As fontes donde manaram
estas Revelações Divinas, que constituem a Doutrina da Igreja, foram: a Revelação
Pública, a Revelação Privada, a
Tradição e os Ensinamentos dos Santos Padres.
A Revelação Pública é o conjunto de todas as Verdades Reveladas
através das Sagradas Escrituras, no
Antigo e no Novo Testamento, até à morte do último Apóstolo.
Os pontos fundamentais desta
Revelação Pública são os Dez Mandamentos dados por Deus Pai a Moisés e os
Ensinamentos de Jesus Cristo durante a Sua vida pública.
Na Revelação Pública
encontram-se todos os Ensinamentos necessários à Salvação das Almas.
Nesta Revelação Pública
estão as premissas Doutrinais em que se fundamenta a Tradição e os Ensinamentos
dos Santos Padres, que mais não fazem do que ampliar e pormenorizar as sementes
doutrinais que se encontram nos Textos Sagrados.
A Revelação Pública é de aceitação obrigatória
por parte dos fiéis, e a não crença nos Dogmas, mesmo que seja relativamente a
um só, conduz à auto-excomunhão da pessoa, que deixa de pertencer ao Corpo da
Igreja.
A Revelação Privada é o conjunto dos ensinamentos dados por
Vontade Divina à humanidade, nos tempos posteriores à Era Apostólica, através
da Acção do Espírito Santo, que inspira as almas dos fiéis, e também
pela Acção da Virgem Maria, quer através de Suas Aparições ou de locuções
interiores. Existem também Revelações feitas, pelo próprio Jesus
e por Deus Pai, a almas escolhidas que entram em êxtase, durante
o qual as recebem.
O Temas das Aparições da Virgem Maria está
bem documentado aqui na Amen, nas
seguintes páginas:
● As 8
Grandes Aparições da Virgem Maria ►
● As Aparições Peregrinas ao Juan Antonio e ao José Luis ►
● Resumo Profético
das Mensagens peregrinas ao Padre Gobbi ►
Tem-se
que ter o cuidado de não cair na armadilha demoníaca das falsas aparições
e falsas mensagens dadas pelo demónio a falsos
videntes, fazendo-se passar por Jesus e por Nossa Senhora, e cujo único
objectivo é o de enganar os fiéis e de os levar à condenação eterna.
A
Revelação Privada nada de novo acrescenta à Revelação Pública, mas vem
em seu auxílio para ajudar os fiéis a viverem as Verdades da Fé.
Acontece
muitas vezes que se dão Milagres,
associados às Revelações Privadas, para reforçarem a fraqueza humana na
aceitação do Amor Divino que se revela aos homens. O Milagre é uma
intervenção Divina na vida quotidiana do ser humano, que pode ser confirmado
pela Ciência mas para o qual ela não tem explicação.
A
Revelação Privada não é de aceitação obrigatória por parte dos fiéis,
mas contêm tesouros espirituais imensos.
● A Tradição ▲
Existem dois tipos de Tradição, a Tradição Oral e
a Tradição Escrita. O conjunto destas duas Tradições, a Oral e a
Escrita, constituem a Tradição Apostólica.
A Tradição Apostólica, ou
a Tradição Católica, é a autoridade e a Acção contínua do Magistério da
Igreja, que através dos Apóstolos e da sucessão
Apostólica (os Papas e os Bispos), transmite "tudo
aquilo que ela [a Igreja Católica] é e tudo quanto [ela] acredita", para
todo o mundo ininterruptamente desde o advento salvífico
de Cristo até a actualidade, conforme a Constituição
Dogmática Dei Verbum, de 1965. Esta acção contínua de
"transmissão da mensagem de Cristo" (ou Evangelho) é feita
"mediante a pregação, o testemunho, as instituições,
o culto e os escritos inspirados", para assegurar que os
Católicos vivem a Fé de um modo fiel à Verdade revelada por Deus.
Quando falamos simplesmente da Tradição,
referimo-nos normalmente à Tradição Oral.
A Tradição Oral radica-se
essencialmente no testemunho dos Apóstolos à revelação de Jesus,
aos quais Ele "deixou o encargo de levar
o Evangelho da Salvação a todas as criaturas, testemunho
depois assumido" e transmitido integralmente aos fiéis pelos bispos.
A Tradição "conserva a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo
Espírito Santo aos Apóstolos, e transmite-a integralmente aos seus
sucessores" (os bispos unidos com o Papa), "para que eles,
com a luz do Espírito Santo, fielmente a conservem, exponham e difundam na sua
pregação".
A Tradição Escrita é sinónimo de Revelação
Pública, de que já falámos acima.
● Ensinamentos dos
Santos Padres ▲
Os Santos Padres da Igreja, ou simplesmente os Padres da Igreja, são aqueles Bispos
dos primeiros oito séculos que, com sua fé e seus ensinamentos, fundamentaram
a Doutrina pregada na Igreja Primitiva e lhe deram forma. Foram homens que ouviram a pregação dos
Apóstolos, foram seus discípulos, por eles instituídos Bispos da Igreja e
guardavam na memória a Doutrina Apostólica. Após a morte dos Santos Apóstolos,
eram considerados a única referência segura quanto à Sã Doutrina,
tornando-se os novos Pais Espirituais
dos Cristãos, não só pela pregação, mas também porque através do Baptismo
inseriam as pessoas na Igreja. Os Santos
Padres são reconhecidos como intérpretes fidelíssimos da Doutrina que Jesus
Cristo pregou.
A era em que viveram os Padres da Igreja ficou conhecida como a
Época Patrística.
Hoje, permanecem como
bússola segura e fonte generosa para os Católicos e demais Cristãos, não só
pelas suas vidas, como também pelos seus martírios. Entre eles podemos nomear
Papas como Clemente Romano, que,
segundo o testemunho de Santo Irineu, conheceu e conviveu com os apóstolos
Pedro e Paulo, teólogos como o Doutor da Igreja João Damasceno, monges eremitas como o Bispo Basílio Magno,
místicos como Santo Agostinho de Hipona,
mártires como Justino, e muitos
outros, entre os quais podemos citar ainda Inácio de Antioquia, Policarpo
de Esmirna, Justino Mártir, Irineu de Lyon, Tertuliano, Cipriano de
Cartago, Clemente de Alexandria e Orígenes, Hipólito, Gregório Taumaturgo, Júlio o Africano, Dionísio o
Grande, Atanásio, Teodoro da Síria, João Crisóstomo, Gregório de
Nissa e Jerónimo, Gregório Magno, Fulgêncio, Máximo de Turim,
Boécio, Casiodoro, Vicente de Lerins,
Martinho de Braga, Ildefonso de Toledo e Isidoro de Sevilha, Pseudo-Dionísio Areopagita, Romano o Cantor, Máximo o Confessor, Severo de
Antioquia, André de Creta, Germano de Constantinopla, Mesrop, e Tiago de Sarug.
Santo
Agostinho de Hipona,
falando de Deus, escreveu:
“Chamaste-me, clamaste, quebrantaste a
minha surdez; brilhaste e resplandeceste e me curaste a cegueira; exalaste o
Teu perfume e eu o aspirei, e então Te anseio; eu Te provei, e agora sinto fome
e sede de Ti; Tu me tocaste, e desejei com ânsia a paz que procede de Ti”.
● As Súmulas
Doutrinais da Igreja Católica ▲
Ao longo dos tempos,
reunindo as Verdades reveladas por Deus, compilaram-se, as Súmulas Doutrinais da Igreja Católica:
● A Bíblia Sagrada ▲
A Bíblia é o Centro e o Coração Documental do Cristianismo.
OS 73 LIVROS DA BÍBLIA A vermelho estão os livros omissos na Bìblia Protestante |
|
|
Novo Testamento |
Antigo Testamento |
Novo Testamento |
PENTATEUCO Génesis Êxodo Levítico Números Deuteronómio
HISTÓRICOS Josué Juízes Rute Samuel 2 Reis 2 Crónicas 2 Esdras Neemias Tobias Judite Ester Macabeus 2
POETICOS E SAPIENCIAIS Job Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Sabedoria Eclesiástico
PROFÉTICOS Isaías Jeremias Lamentações Baruc Ezequiel Daniel Oseias Joel Amos Abdias Jonas Miqueias Naum Habacuc Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
|
4 EVANGELHOS Mateus Marcos Lucas João
Actos dos Apóstolos
EPISTOLAS Cartas de S. Paulo aos: Romanos Coríntios 2 Gálatas Efésios Filipenses Colossenses Tessalonicenses 2 Timóteo 2 Tito Filemon Hebreus
Cartas de: Tiago Pedro 2 João 3 Judas
Apocalipse |
Para fazer o Download da Bíblia para o computador, aconselho em: http://www.clerus.org/bibliaclerus/index_por.html
Para fazer Buscas on-line, aconselho em: http://www.paroquias.org/jump.php?did=13
n Resumo da
Bíblia em 7 Passagens
1João 4,16
16 Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem
para connosco. Deus é amor,
e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.
Génesis 1,26-28
26 Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa
imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos
céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os
répteis que se arrastem sobre a terra."
27 Deus criou o homem à sua
imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.
28 Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele,
e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar,
sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a
terra."
Mateus 1,23
23 Eis que a Virgem conceberá e dará
à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7,14), que
significa: Deus connosco.
João 14,15-16
15 Se me amais, guardareis os
meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro
Paráclito, para que fique eternamente convosco.
João 15,12
12 Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
Lucas 22,19-20
19 Tomou em seguida o pão e depois de ter dado
graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é
dado por vós; fazei isto em memória de mim.
20 Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de
cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por
vós...
Apocalipse 22,20-21
20 Aquele que atesta estas coisas diz: Sim! Eu venho depressa! Amen. Vem, Senhor Jesus!
● O Catecismo da
Igreja Católica ▲
É no Catecismo da Igreja Católica (CIC) que está contida toda a Doutrina da Igreja,
com os seus Mandamentos, com os Seus Dogmas, com as Suas Verdades da Fé. O Actual Catecismo foi mandado
escrever pelo Papa João Paulo II em 1992 através da Constituição Apostólica «Fidei Depositum»
- Catecismo da Igreja Católica.
Aconselho a leitura da 1ª Edição.
Papa João Paulo II
● Índice Geral do Catecismo da Igreja Católica Online ►
● Índice Resumo do Catecismo da Igreja Católica Online ►
● Índice
Analítico do Catecismo da Igreja Católica Online ►
● Compêndio do Catecismo da Igreja Católica Online ►
O anterior Catecismo
é conhecido actualmente pelo nome de Catecismo
de Pio X. Muito mais sucinto e muito pedagógico pela sua apresentação, é
uma magnífica Obra a ler e ter à mão. É especialmente indicado para jovens.
Papa Pio X
RESUMO DO CATECISMO
ÍNDICE ▲
|
MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS ▲
1° Adorar a Deus e
amá-lo sobre todas as coisas.
2° Não invocar o
santo nome de Deus em vão.
3° Santificar os
domingos e festas de guarda.
4° Honrar pai e mãe
(e os outros legítimos superiores).
5° Não matar (nem causar
outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).
6° Guardar castidade
nas palavras e nas obras.
7° Não furtar (nem
injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
8° Não levantar
falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o
próximo).
9° Guardar castidade
nos pensamentos e nos desejos
l0º Não
cobiçar as coisas alheias.
Estes Dez Mandamentos resumem-se em Dois que são:
«Amar
a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos».
MANDAMENTOS
DA SANTA MADRE IGREJA ▲
1° Ouvir missa
inteira e abster-se de trabalhos desnecessários nos domingos e festas de
guarda.
2° Confessar-se ao
menos uma vez cada ano.
3° Comungar ao menos
pela Páscoa da Ressurreição.
4° Guardar
abstinência e jejuar nos dias determinados pela Igreja.
5° Contribuir para
as despesas do culto e para a sustentação do clero, segundo os legítimos usos e
costumes e as determinações da Igreja.
DONS DO ESPÍRITO
SANTO ▲
1º Sapiência.
2º Entendimento
3º Conselho.
4º Fortaleza.
5º Ciência.
6º Piedade.
7º Temor de Deus.
BEM-AVENTURANÇAS ▲
1º Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles
é o reino do Céu.
2º Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a
terra.
3º Bem-aventurados os que choram, porque serão
consolados.
4º Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.
5º Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão
misericórdia.
6º Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a
Deus.
7º Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados
filhos de Deus.
8º Bem-aventurados os que sofrem
perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino do Céu.
OBRAS DE
MISERICÓRDIA ▲
Corporais:
1º Dar de comer a quem tem fome.
2º Dar de beber a quem tem sede.
3º Vestir os nus.
4º Dar pousada aos peregrinos.
5º Assistir aos enfermos.
6º Visitar os presos.
7º Enterrar os mortos.
Espirituais:
1º Dar bom conselho.
2º Ensinar os ignorantes.
3º Corrigir os que erram.
4º Consolar os tristes.
5º Perdoar as injúrias.
6º Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo.
7º Rogar a Deus por vivos e
defuntos.
PECADOS CAPITAIS ▲
1º Soberba.
2º Avareza.
3º Luxúria.
4º Ira.
5º Gula.
6º Inveja.
7º Preguiça.
VIRTUDES OPOSTAS
AOS PECADOS CAPITAIS ▲
- Contra a soberba, humildade.
- Contra a avareza, liberalidade.
- Contra a luxúria, castidade.
- Contra a ira, paciência.
- Contra a gula, temperança.
- Contra a inveja, caridade.
- Contra a preguiça, diligência.
PECADOS QUE
BRADAM AO CÉU ▲
1º Homicídio voluntário.
2º Pecado sensual contra a natureza.
3º Opressão dos pobres, principalmente dos órfão e
viúvas.
4º Não pagar o salário a quem
trabalha.
- Morte.
- Juízo.
- Inferno.
- Paraíso.
CONDIÇÕES PARA SE CONFESSAR BEM ▲
1 - Exame de consciência;
2 - Dor dos pecados;
3 - Propósito de nunca mais pecar;
4 - Confissão ou acusação dos pecados;
5 - Satisfação ou Penitência.
CONDIÇÕES PARA BEM COMUNGAR ▲
1 - Estar na Graça de Deus.
2 - Saber e pensar quem se vai receber.
3 - Estar em jejum eucarístico de 1 hora.
CONSELHOS EVANGELICOS ▲
1 - Pobreza voluntária.
2 - Obediência Inteira.
3 - Castidade Perpétua.
APÓSTOLOS ▲
André irmão de Pedro
Tiago filho de Zebedeu (Tiago Maior)
João filho de Zebedeu - Evangelista
Mateus - Evangelista
Tiago filho de Alfeu (Tiago Menor)
Judas
Iscariotes (O Traidor) > Matias
Crisma ou Confirmação
Unção dos Doentes
Ordem
Matrimónio
● O Código de Direito Canónico ▲
Toda a estrutura, organização
e funcionamento da Igreja Católica estão definidos no Código
de Direito Canónico.
O Código de Direito Canónico define-se como o conjunto ordenado das normas
jurídicas do direito canónico que regulam a organização
da Igreja Católica Romana (de rito latino), a hierarquia do seu
governo, os direitos e obrigações dos fiéis e o conjunto de sacramentos e
sanções que se estabelecem pela contravenção das mesmas normas. Na prática é
como se fosse a Constituição da Igreja Católica.
● A Doutrina
Social da Igreja ▲
A Doutrina Social da
Igreja, faz a súmula da Doutrina da
Igreja Católica na sua relação com os poderes temporais da sociedade, e está
compilada no Compêndio
da Doutrina Social da Igreja.
● As Aparições na
Igreja Católica ▲
As Aparições da Virgem Maria, Nossa Senhora, estão bem desenvolvidas
na seguinte página da Amen: Aparições da Virgem Maria
● Os Índices
Temáticos da Doutrina ▲
Pode encontrar o Índice
mais completo dos Temas da Doutrina Católica, na busca por palavras-chave,
neste Índice
Temático.
Para Buscas de Palavras-chave no Catecismo
da Igreja Católica há um site muito bom:
http://catecismo-az.tripod.com
● A Igreja Católica nas Sagradas Escrituras ▲
n
Só a Igreja Católica interpreta autenticamente as Sagradas Escrituras: Mt 16, 18-19;
28, 19-20. Lc 10, 16. Jo 14, 16, 17; 15, 14-17. Lc 24, 45.
n
As Bodas de Cristo e da Igreja: Ap 21,1.
n
O casamento, ou matrimónio, é imagem da união Cristo com a sua Igreja: Ef 5,23.
n Comunhão dos Santos: Rom 12, 4-5. 1
Cor 12, 12. Ef 1, 22-23; 4, 11-12; 5, 23.
n
Igreja militante: Sl 118, 63. Rom 15, 30. Tgo 5, 16.
n
Igreja padecente: 2 Mac. 12, 43-46.
n
Igreja triunfante: Act 27, 23-24.
n
Corpo de Cristo é sinónimo de Igreja: 1Cor 12,12.
n
A Acção do Espírito Santo na Igreja: Rom 8, 26-27.
n
Igreja é também a Esposa de Cristo: Jo 3,29.
n
Os cristãos dos primeiros tempos da Igreja comungavam muito frequentemente: Act
2, 42-46; 20, 7.
n
A Excomunhão é necessária para separar do corpo da Igreja os membros doentes,
para que não contagiem os outros: Mi. 5, 29-30. Mc 9, 42-46.
n
A Igreja é a única depositaria da verdadeira Fé: Mt 16, 16-19; 18, 17-18; 28,
20. Mc 16, 15. Lc 22, 31-32. Jo 21, 15-17. Act 1, 24-25- 15, 7- 20, 28. 1 Cor
1, 10. 1 Tim 6, 20-21. 2 Tim 4, 2-5. 2 Jo 10.
n Dos
Chefes da Igreja de Antioquia: Act 13, 2-3.
n
A Igreja sempre usou do direito de proibir leituras perigosas: Act 19, 19. Rom
16, 17.
n
A Virgem Maria e a Igreja: Ap 12,1.
n
A mulher na Igreja deve permanecer calada e de cabeça coberta: 1 Cor 11, 2-16; 14,
34-35.
n
O primado do Papa é reconhecido pela Igreja: Mt 10, 2. Mc 1, 36, 3, 16; 16, 7:
Lc 6, 13-16, 8, 45; 24, 34. Act 1, 13 15, 2, 14; 3, 1, 6; 4, 8; 5, 29; 10,
34-35. Gal 1, 18.
n
Pedro nas origens da Igreja: Act 2,14.
n IGREJA
Act
7,38.
Sentido
do termo Igreja: Mt 16,18; Act 5,11.
Jesus
fundou uma só Igreja, com uma Hierarquia infalível: Mt 28, 16-20. Lc 10, 16.
Jo
14, 16-17. Act 4, 32. 1 Cor 12, 12-13- 14, 33. Ef 4, 3-6. Col 1, 18; 3, 15.
1
Tim 2, 1-7, 3, 15.
Poder
de magistério: Mt 16, 18-19; 18, 18. Mc 16, 15.
Poder
legislativo: 1 Cor 7, 12.
Poder
judicial: Mt 18, 15. 1 Cor 4, 18. 1 Tim 5, 19.
Suas
características:
a)
É universal: Mt 24, 14; 28, 19. Act 2, 1-11.
b)
É apostólica: Mt 16, 18-19; 18, 18. Act 1, 2-26. Ef 2, 20-22.
c)
É una no governo e na doutrina: Jo 10, 16- 17, 20-23. Act 4, 32. 1 Cor 12,
12-13; 14, 33. Ef 4, 3-6. Col 1, 18; 3, 15.
d)
É santa na origem, doutrina e frutos: Mt 6, 33. Jo 14, 21- 17, 17-19. Ef 1, 4;
2, 21; 5, 27. Tit 2, 14. 1 Ped 1, 15-16.
e)
É perene: Mt 16, 18, 24, 14; 28, 20. Lc 1, 32-33. Jo 14, 16. Ef 3, 21.
f)
É infalível: Mt 16, 18. Lc 10, 16. Jo 14, 16-17. Act 15, 28. 1 Tim 3, 15.
Jesus
é a sua cabeça invisível: Ef 1, 22-23; 4, 15; 5, 23. Col 1, 18. 1 Ped 2, 25.
Cabeça
visível é o sucessor de Pedro (o Papa): Mt 16, 16-19. Lc 22, 31-32. Jo 1,
41-42;
21,
15-17.
Autoridade
dos Apóstolos: Mt 18, 18; 28, 18-20. Jo 20, 21-23. Act 14, 22; 15, 1 ss; 16, 4.
1
Cor 4, 21.
Autoridade
dos seus sucessores, o Papa e os Bispos: Act 1, 12-26, 20, 28. 1 Tim 4, 14.
2
Tim 4, 2. Tit 2, 15. 1 Ped 5, 1-4.
Cristo
pede ao Pai que ela seja una: Jo 17, 11, 20-23.
Desenvolvimento
da Igreja: Act 9, 31; 11, 19-26; 12, 24; 16, 5.
Deveres
de seus filhos:
a)
Obediência: Mt 18, 15-17. Lc 10, 16. Jo 20, 21. Rom 13, 5. Gal 5, 7.
Heb. 13, 17.
b)
Sofrer por ela: Col 1, 24.
c)
Auxílios materiais: Mt 10, 10. Lc 10, 7.1 Cor 9, 7-14. Gal 6, 6. Filip 2,
25-29.
Igreja
= corpo de Cristo: 1Cor 12,12.
Igreja
= esposa de Cristo: Jo 3,29.
Igreja
de Deus: 1Cor 1,2.
Crescimento
da Igreja : Act 2,41.
n UNIDADE DA IGREJA
Cristo
quer um só rebanho e um só pastor: Jo 10, 16.
Ele
é a videira, nós, os sarmentos: Jo 15, 1-11.
Há
um só Pão, e nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo: 1 Cor 10, 17.
Com
efeito, todos fomos baptizados num mesmo Espírito a fim de formarmos um só
Corpo:
1
Cor 12, 13.
Oração
sacerdotal de Jesus: Jo 17, 11-26.
S.
Paulo recomenda a unidade: 1 Cor 1, 10. Col 2, 1-5. 1 Tim 1, 3.
Paulo
e Pedro prevêem as heresias e os cismas futuros: 2 Tim 4, 3-4. 2 Ped 2, 1-2.
● A
Igreja Católica nas Revelações Privadas ▲
A Igreja é uma Tema fulcral das Aparições da Virgem Maria e
exaustivamente tratado na Página da Amen, dedicada aos extractos proféticos das
Mensagens dadas por Nossa Senhora ao Padre
Gobbi no seguinte endereço da Amen:
MensagensdaVirgemMariaaoPadreGobbi-ResumoProfetico.htm
Se
fizer uma Busca com o [ Ctrl + F ] nesta
página acima citada, encontrará 81 correspondências para “Igreja”.
● Os inimigos da
Igreja Católica ▲
A Igreja tem numerosos inimigos, que a
combatem incansavelmente a diversos níveis.
n Inimigos espirituais
O mais antigo, o mais poderoso, o mais
maldoso e o mais incansável de todos os inimigos, é satanás,
todos os demónios do Inferno.
A estes demónios somam-se todas os
condenados, homens que não cuidaram da Salvação
das suas Almas, que se condenaram eternamente e caíram no Inferno.
Satanás urde os seus planos contra a
Igreja, contra os Cristãos e contra a humanidade em geral, nos constantes Conciliábulos infernais.
Inimigo invisível, mau, cruel, inteligente, poderoso, incansável,
mentiroso e sub-reptício, só pensa na destruição da humanidade,
na destruição da Igreja Católica e em fazer mal a todos os homens.
O demónio urde os seus planos e, depois,
influencia os homens a levá-los à prática.
O demónio age directamente na natureza,
através das almas dos condenados, que manipula a seu bel-prazer, e lhe permitem
inter-agir sobre a matéria. Esta forma de domínio e acção diabólica é lavada ao extremo na possessão
diabólica.
n Inimigos humanos
Estes inimigos são todos os homens
que agem isoladamente, por ignorância, despeito e estupidez, e são influenciados
pelo demónio, que lhes sugerem todos os tipos de torpezas.
Neste grupo de inimigos encontram-se os ateus,
os agnósticos e os militantes de outras falsas religiões e ideologias. A
maioria esmagadora destes homens tem uma profunda ignorância das coisas
espirituais e reagem contra tudo o que é espiritual, nomeadamente contra a
Igreja e contra os fiéis, dizendo mal dos padres e dos tíbios da Igreja, da sua
hipocrisia e dos seus defeitos.
Os tíbios também são, por
passividade, inimigos da Igreja, porque se dizem Católicos, mas na realidade
não o são, porque não vivem o Amor de Deus, não evangelizam nem praticam a
Caridade. Os tíbios da Igreja afastam os que estão de fora e não os
deixam entrar.
n Inimigos institucionais
Os inimigos institucionais são as
grandes organizações humanas, cujos objectivos são, declaradamente, os
de combater e destruir a Igreja de Jesus Cristo.
Nestes inimigos contam-se o Judaísmo pós-Cristão, o Islamismo,
a Maçonaria, o Jeovismo,
todas as falsas religiões, seitas e toda a indústria e comércio
que produz e comercializa produtos nocivos à prática das Boas Obras e ao
exercício da Moral Cristã.
n Inimigos ideológicos
Estes inimigos não são pessoas, e por
isso não combatem abertamente a Igreja Católica. São corpos imateriais,
constituídos por ideologias, formas de pensamento e de agir,
contrárias à Doutrina da Igreja Católica. Fazem mal, deixando-se conhecer por
aqueles que procuram nos sítios errados.
Estes corpos imateriais de
conhecimento, são criados por homens, que não crendo em Deus e na Revelação
Divina, e por ignorância das coisas espirituais, criam, defendem e
propagam estas coisas malignas, nocivas ao homem e à Salvação
da sua Alma.
● Conclusões
e Conselhos ▲
A Conclusão
inevitável é de que a Igreja é muito
mais que uma Instituição Humana, e por isso tem resistido a todas as
vicissitudes pelas quais tem passado ao longo da sua História. Só assim se compreende
a sua força e vitalidade. Todas as outras instituições humanas, por mais
antigas que sejam, não tem mais do que 3 séculos… A Igreja, mesmo que fosse
baixada à mera condição de instituição, tem
20 séculos de existência! Só por isso, merecia ser tida em maior
consideração. A lúcida consciência da
grandiosidade da Igreja, deve levar naturalmente a que nasça a necessidade de a
Ela pertencer.
O
Conselho que dou, após ter
construído esta breve e resumidíssima imagem do que é a Igreja Católica, é de que
se deixe germinar e crescer o desejo de fazer parte dela, e por isso, sendo a
Igreja de dupla constituição, Divina
e Humana, a quem ainda não faz parte
dela, aconselho que não olhe tão insistentemente para a sua parte humana, como
é hábito fazer, ficando a dizer mal dos padres e dos leigos que se dizem
católicos, e de olhar para o que se deve
olhar - para Jesus Cristo,
Cabeça de Igreja!