RELATIVISMO MORAL

 

 

 

BÊNÇÃO ESPECIAL  

 

Editorial do dia 8 de Março de 2015  

 

Nesta Página da Amen, pode encontrar a abordagem do Tema Global do

RELATIVISMO MORAL

ÍNDICE 

 O que é o Relativismo Moral

Ponto de Partida do Relativismo - Deus não existe

Argumento Cosmológico da existência de Deus

Argumento Teológico da existência de Deus

Argumento Ontológico da existência de Deus

Argumentos Práticos da existência de Deus

 O Relativismo Moral nas Sagradas Escrituras

 Homossexualidade 

 Virgindade 

 Aborto 

 Adultério e Divórcio 

 Eutanásia 

 Política 

 Evolucionismo

 O Relativismo Moral no Magistério da Igreja

 O Relativismo Moral nas Revelações Privadas

 Conclusão

 

 

 O que é o Relativismo Moral

Esta aldrabice do Relativismo já teve o seu início há muitos séculos atrás, mas só ultimamente ganhou a sua mais forte expressão.

O Relativismo nos seus primórdios é uma posição filosófica que vem dos tempos de pequeno conhecimento científico e tecnológico mas de muito traquejo, em que os povos viviam ainda na crença de muitos falsos deuses, leia-se verdadeiros demónios, e em territórios ainda não tocados pela Revelação Divina, a qual trouxe a humanidade ao verdadeiro conhecimento das coisas, da sua Criação pelas mãos de Deus e dos Seus desígnios.

Quem pegou nestas coisas filosóficas antigas, foi o alemão Max Weber, formado em direito, economista, sociólogo e ligado aos meios protestantes da época, nos finais do século XIX. A sua mulher militou activamente nos movimentos feministas. Todo este ambiente em que viveu e se notabilizou, explicam bem que os resultados não poderiam ser muito diferentes do que foram. Ao longo da história, o demónio sempre utilizou cabeças privilegiadas para divulgar os seus enganos, sempre bem encapotados por sólidas teorias falaciosas.

O que Max Weber, defendeu neste capítulo do conhecimento, foi de que diversas culturas humanas geram diferentes padrões cognitivos, segundo os quais as avaliações são geradas. Abre, assim, espaço para o relativismo nas ciências da cultura, quando diz que a ciência é verdade para todos que querem a verdade, isto é, por mais diferentes que sejam as análises geradas por pontos de vista culturais diferentes, elas sempre são cientificamente verdadeiras, pelo menos enquanto não forem refutadas.

Deste modo, conclui-se que o Relativismo é um termo filosófico que se baseia na relatividade do conhecimento e repudia qualquer verdade ou valor absoluto. Todos os pontos de vista são válidos, e deturpa a realidade, quer do ponto vista material quer, muito em especial, do ponto de vista espiritual.

Ponto de Partida do Relativismo - Deus não existe

O Relativismo transposto para o campo da Moral, nega a existência de um Deus Criador, e paralelamente nega a existência de regras e leis universais, nega uma Verdade absoluta, nega o certo e o errado, nega a existência do bem e do mal.

Esta atitude doutrinal afirma que as verdades morais, religiosas e demais, variam consoante a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos. Fica assim aberta a porta para o multiculturalismo e a pluralidade religiosa, que induz as pessoas a estabelecerem “a sua verdade particular”, contrapondo-a à Revelação Divina da Verdade contida nas Sagradas Escrituras e dogmaticamente aceite pela Igreja Católica.

Na base do Relativismo está a não existência de Deus, e, portanto, a partir daí, tudo o que dele resulta, vem impregnado de erro e mentira. Mas mesmo no campo do raciocínio puro, temos os Argumentos válidos e incontornáveis da existência de Deus.

Argumento Cosmológico da existência de Deus

As coisas existentes apontam para uma causa. Uma coisa nova deve ter tido uma causa antecedente e, portanto, adequada, e assim, até chegar-se a uma Causa Primeira, que não é um efeito, senão, a causa pura, não causada. “Há sinais dum desígnio inteligente em toda a natureza. [...] não pode haver poesia sem poeta. Não pode haver cântico sem cantor. Não pode haver relógio sem relojoeiro. Não pode haver leis sem legislador; e se o universo está sob o governo da lei, está ipso facto debaixo do autor da lei”. A criação nos traz o invisível ao alcance do visível.

Argumento Teológico da existência de Deus

O sincronismo e o ajuste do universo implicam a existência de um Deus Criador que ordenou toda uma infinidade de partículas e interacções que tornam possível a vida no planeta e que tem um propósito. A probabilidade de todas as coisas acontecerem aleatoriamente é, literalmente, impossível, e de uma magnitude maior do que o número de partículas atómicas de todo o universo! Com uma tal complexidade, inimaginável e impressionante, é difícil acreditar que somos simplesmente fruto de acontecimentos acidentais, e portanto não pode deixar de haver um propósito de um Deus Criador.

Argumento Ontológico da existência de Deus

Duas premissas fundamentam este argumento: Deus é o maior ser concebível. A existência de Deus é possível, e não impossível.

Estas duas afirmações incontestáveis, levam a que Deus deve existir pela impossibilidade da não-existência.

Argumentos Práticos da existência de Deus

Para além dos argumentos racionais acima apresentados, existem aqueles argumentos da nossa vida quotidiana e que na prática demonstram a evidência da existência de Deus. Essas evidências são os Milagres, isto é, a intervenção de Deus na vida humana, que pode ser confirmada pela Ciência, mas a qual não a consegue explicar.

 Os 8 Grandes Milagres sobre a Terra

O Relativismo opõe-se frontalmente aos desígnios e às Leis de Deus e que constam dos 10 Mandamentos, que não podem ser tidos como opressores do homem, mas como amorosos conselhos de Deus para libertar o homem das garras de satanás e de lhe permitir a Salvação da sua Alma. Deus deu ao homem os 10 Mandamentos, como Leis Espirituais, da mesma forma que criou o Universo com as suas Leis Físicas, e que, aos poucos, os homens têm vindo a descobrir. Da mesma forma que um homem pode não querer aceitar a Lei da Gravidade, os objectos continuarão a ser atraídos para o centro da Terra, tal como Deus determinou e concretizou na Criação. Da mesma forma o homem pode rejeitar os Mandamentos Espirituais da Lei de Deus, mas eles permanecerão a ser Verdadeiros e a causar os efeitos nefastos determinados por Deus, mas que Ele alertou os homens de que assim sucederia. Assim sendo, as Leis Espirituais de Deus devem ser encaradas como advertências e não como restrições impostas ao homem. Quer se queira quer não, as decisões espirituais, tomadas pelo homem, têm as consequências inevitáveis de malefícios anímicos, para os quais apontam os 10 Mandamentos, da mesma forma que, no mundo físico, toda a causa tem o seu efeito e toda a acção tem a sua reacção.

Todas as Leis Materiais foram estabelecidas por Deus para a matéria no acto da sua criação, mas só têm vindo a ser desvendadas aos poucos pelos homens. E neste longo percurso de descobertas científicas, muitos erros e falsidades têm vindo a ser induzidos por satanás, como por exemplo do Cientifismo.

Devido ao Amor que Deus tem pelas Suas criaturas humanas, as Leis Espirituais, foram da mesma forma estabelecidas na Criação do Homem, mas dada a sua importância para a Salvação das Almas, foram compiladas e dadas a conhecer, de uma só vez, ao Povo escolhido, pela Revelação Divina feita a Moisés, nas Tábuas da Lei.

Assim, o Relativismo, opõe-se frontalmente à Verdade Absoluta que é Deus e às suas Determinações e Planos contidos na Revelação Divina feita à humanidade.

 

 O Relativismo Moral nas Sagradas Escrituras 

Deste Relativismo advém a desculpabilização dos grandes pecados contemporâneos, aceites alegremente pela moral satânica e maçónica dominantes, transformando-os de erros graves em direitos louváveis.

Passo a apresentar os mais importantes.


 Homossexualidade - O Relativismo diz que é uma opção sexual, sã e inalienável da liberdade humana. As leis em todos os regimes democráticos estão aprovando as práticas e o casamento entre homossexuais. No entanto, nas Sagradas Escrituras está bem explícita a verdade absoluta sobre este tema.

Levítico 18,22; 20,13

22 Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação.

13 Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometerão uma coisa abominável. Serão punidos de morte e levarão a sua culpa.

Romanos 1,26-27

26 Por isso, Deus os entregou a paixões vergonhosas: as suas mulheres mudaram as relações naturais em relações contra a natureza.

27 Do mesmo modo também os homens, deixando o uso natural da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo homens com homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario.

1Co 6,9-10

9 Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos,

10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.

 Virgindade - O Relativismo diz que os jovens estão sexualmente cada vez mais precoces, e dizem que é preciso ter experiência antes de casar, confundindo atracção sexual com amor. No entanto, nas Sagradas Escrituras está bem explícita a verdade absoluta sobre este tema.

Provérbios 5,3-12

3 Porque os lábios da mulher alheia destilam o mel; seu paladar é mais oleoso que o azeite.

4 No fim, porém, é amarga como o absinto, aguda como a espada de dois gumes.

5 Seus pés se encaminham para a morte, seus passos atingem a região dos mortos.

6 Longe de andarem pela vereda da vida, seus passos se extraviam, sem saber para onde.

7 Escutai-me, pois, meus filhos, não vos aparteis das palavras de minha boca.

8 Afasta dela teu caminho, não te aproximes da porta de sua casa,

9 para que não seja entregue a outros tua fortuna e tua vida a um homem cruel;

10 para que estranhos não se fartem de teus haveres e o fruto de teu trabalho não passe para a casa alheia;

11 para que não gemas no fim, quando forem consumidas tuas carnes e teu corpo

12 e tiveres que dizer: Por que odiei a disciplina, e meu coração desdenhou a correção?

1Coríntios 6,18; 7,9

18 Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo.

9 Mas, se não podem guardar a continência, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se.

Gálatas 5,19-21

19 Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem,

20 idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos,

21 invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!

 Aborto - O Relativismo diz que quanto ao facto da mãe decidir interromper ou não a gravidez, não importa a ética, religião ou ciência. No entanto, nas Sagradas Escrituras está bem explícita a verdade absoluta sobre este tema.

Éxodo 20,13

13 Não matarás.

Jeremias 1,5

5 Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.

Zacarias 12,1

 1 Oráculo. Palavra do Senhor sobre Israel. Oráculo do Senhor, que estendeu os céus, firmou a terra e formou o sopro (espírito) que o homem tem dentro de si.

Salmos 138,13,16

13 Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe.

16 Cada uma de minhas acções vossos olhos viram, e todas elas foram escritas em vosso livro; cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um só deles existisse.

Gálatas 1,15

15 Mas, quando aprouve àquele que me reservou desde o seio de minha mãe e me chamou pela sua graça,

 Adultério e Divórcio - O Relativismo, que inverte os valores familiares e banaliza o casamento, diz que o divórcio é uma alternativa natural e que o Adultério é uma ficção da Igreja. No entanto, nas Sagradas Escrituras está bem explícita a verdade absoluta sobre este tema.

Mateus 5,32; 15,19; 19,9

32 Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimónio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério.

19 Porque é do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias.

9 Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, excepto no caso de matrimónio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério.

1Coríntios 7,10-11

10 Aos casados mando (não eu, mas o Senhor) que a mulher não se separe do marido.

11 E, se ela estiver separada, que fique sem se casar, ou que se reconcilie com seu marido. Igualmente, o marido não repudie sua mulher.

 Eutanásia - O Relativismo diz que nestes casos a vida é apenas um prolongamento da morte, e que têm o direito de escolher entre a vida e a morte. No entanto, nas Sagradas Escrituras está bem explícita a verdade absoluta sobre este tema.

Êxodo 20,13

13 Não matarás.

 30,23

23 Eu bem sei, levas-me à morte, ao lugar onde se encontram todos os viventes.

Eclesiástico 8,8

8 Não te alegres com a morte de teu inimigo, pois sabes que todos morreremos, e não queremos que com isso se regozijem.

Actos 17,25

25 Nem é servido por mãos de homens, como se necessitasse de alguma coisa, porque é ele quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas.

 Política - O Relativismo diz que nas várias esferas de poder o sistema político corrupto se tem tornado normal. As práticas corruptas são consideradas normais e até legais. No entanto, nas Sagradas Escrituras está bem explícita a verdade absoluta sobre este tema.

Romanos 13,13

13 Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes.

Tiago 1,27

27 A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo.

 Evolucionismo - O Relativismo segue a teoria de Darwin, de que o homem é resultado da evolução dos primatas. Além das leis científicas que descartam essa teoria, como a biogénese, a Reprodução Celular, a 1ª e 2ª leis da termodinâmica e o registo de fósseis. No entanto, nas Sagradas Escrituras está bem explícita a verdade absoluta sobre este tema.

Génesis 1,1,26-27; 2,7

1 No princípio, Deus criou os céus e a terra.

26 Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra."

27 Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.

7 O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente.

Salmos 104,30

30 Se enviais, porém, o vosso sopro, eles revivem e renovais a face da terra.

João 1,1-3

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.

2 Ele estava no princípio junto de Deus.

3 Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.

Colossenses 1,16-17

16 Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele.

17 Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele.

 

Em geral sobre o Relativismo, podemos ainda encontrar as seguintes passagens Bíblicas:

Salmos 1,1-2

1 Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores.

2 Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite.

Sabedoria 4,11-12

11 Foi arrebatado para que a malícia lhe não corrompesse o sentimento, nem a astúcia lhe pervertesse a alma:

12 porque a fascinação do vício atira um véu sobre a beleza moral, e o movimento das paixões mina uma alma ingênua.

Eclesiástico 11,14-16

14 Bens e males, vida e morte, pobreza e riqueza vêm de Deus.

15 Em Deus se encontram a sabedoria, o conhecimento e a ciência da lei; nele residem a caridade e as boas obras.

16 O erro e as trevas foram criados com os pecadores; aqueles que se comprazem no mal, envelhecerão no mal.

17 O dom de Deus permanece nos justos, e seu aproveitamento assegura um triunfo eterno.

Eclesiástico 15,13

13 O Senhor detesta todo o erro e toda a abominação; aqueles que o temem não amam essas coisas.

1Reis 3,9

9 Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal; pois sem isso, quem poderia julgar o vosso povo, um povo tão numeroso?

2Samuel 14,17

17 Que o rei, ajuntou ela, se digne pronunciar uma palavra de paz, porque o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus para discernir o bem do mal. Que o senhor, teu Deus, seja contigo!

Deuteronómio 1,39

39 Vossos filhinhos, dos quais dissesses que seriam a presa do deserto, e vossos filhos, que hoje ainda não sabem distinguir o bem do mal, estes entrarão; a eles darei a terra e a possuirão.

Ezequiel 13,14-16

14 Abaterei assim o muro que emboçastes, pô-lo-ei abaixo, desnudá-lo-ei até as suas fundações. Ele desmoronará e perecereis no meio dos (escombros). Sabereis assim que sou o Senhor.

15 Quando houver saciado o meu furor contra o muro e contra aqueles que o tiverem rebocado de gesso, direi: nada de muro! Desapareceram aqueles que o rebocaram,

16 esses profetas israelitas que profetizavam sobre Jerusalém e tinham para ela visões de bem-estar quando tudo ia mal! - oráculo do Senhor Javé.

 

 O Relativismo Moral no Magistério da Igreja 

O Relativismo sempre foi contrariado doutrinalmente pela Igreja, e o Papa João Paulo II, durante o seu longo papado, alertou dezenas de vezes para os seus perigos, mas quem construiu uma sólida barreira contra a sua expansão foi o Papa Bento XVI, que em muitas dezenas dos seus escritos falou contra os perigos do Relativismo. Apresento só algumas.

Papa Bento XVI

VIAGEM APOSTÓLICA À ALEMANHA em 22-25 DE SETEMBRO DE 2011

ENCONTRO COM O COMITÉ CENTRAL  DOS CATÓLICOS ALEMÃES (ZDK)

DISCURSO DO PAPA BENTO XVI 
Seminário de Friburgo. Sábado, 24 de Setembro de 2011

Vivemos num tempo caracterizado em grande parte por um relativismo subliminar que penetra todos os âmbitos da vida. Às vezes, este relativismo torna-se combativo, lançando-se contra pessoas que dizem saber onde se encontra a verdade ou o sentido da vida.

E notamos como este relativismo exerce uma influência cada vez maior sobre as relações humanas e a sociedade. Isto exprime-se também na inconstância e descontinuidade de vida de muitas pessoas e num individualismo excessivo. 

 

PAPA BENTO XVI

ANGELUS

Praça de São Pedro
Domingo, 18 de Novembro de 2012

Também hoje temos necessidade de um fundamento estável para a nossa vida e para a nossa esperança, sobretudo por causa do relativismo no qual estamos imersos. A Virgem Maria nos ajude a acolher este centro na Pessoa de Cristo e na sua Palavra.

 

VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA BENTO XVI À REPÚBLICA TCHECA, (26-28 DE SETEMBRO DE 2009)

CELEBRAÇÃO DAS VÉSPERAS COM OS SACERDOTES, RELIGIOSOS, RELIGIOSAS, SEMINARISTAS E MOVIMENTOS LEIGOS

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Catedral dos Santos Vito, Venceslau e Adalberto - Praga
Sábado, 26 de Setembro de 2009

A sociedade traz em si as feridas causadas pela ideologia ateia e sente-se muitas vezes fascinada pela moderna mentalidade do consumismo hedonista, com uma perigosa crise de valores humanos e religiosos, e a deriva de um relativismo ético e cultural predominante.

 

 

DISCURSO DO PAPA BENTO XVI À ASSEMBLEIA GERAL DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL ITALIANA

Quinta-feira, 29 de Maio de 2008

 De facto, quando numa sociedade e numa cultura marcadas por um relativismo alastrador e não raramente parecem faltar as certezas básicas, os valores e as esperanças que dão um sentido à vida, difunde-se facilmente, entre os pais como entre os professores, a tentação de renunciar à própria tarefa, e ainda antes o risco de não compreender mais qual seja o próprio papel e missão. 

Também neste aspecto, num certo sentido especialmente aqui, devemos confrontar-nos com os obstáculos entrepostos pelo relativismo, por uma cultura que põe Deus entre parênteses e desencoraja qualquer opção deveras empenhativa e em particular as opções definitivas, para privilegiar ao contrário, nos diversos âmbitos da vida, a afirmação de si e os prazeres imediatos.

 

DISCURSO DO PAPA BENTO XVI AO SENHOR NIGEL MARCUS BACKER NOVO EMBAIXADOR DO REINO UNIDO 
DA GRÃ BRETANHA E IRLANDA DO NORTE JUNTO DA SANTA SÉ POR OCASIÃO DA APRESENTAÇÃO DAS CARTAS CREDENCIAIS

Palácio Pontifício de Castel Gadolfo
Sexta-feira, 9 de Setembro de 2011

Quando as políticas não presumem nem promovem valores objectivos, o consequente relativismo moral, em vez de conduzir a uma sociedade livre, equitativa, justa e misericordiosa, tende a produzir frustração, desespero, egoísmo e desprezo pela vida e pela liberdade do próximo. 

 

 

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI AO CARDEAL WALTER KASPER POR OCASIÃO DA II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL 
SOBRE PAZ E TOLERÂNCIA REALIZADA EM ISTAMBUL (TURQUIA)

Vaticano, 4 de Novembro de 2005.

Uma sociedade sadia promove sempre o respeito pelos direitos invioláveis e inalienáveis de todos os indivíduos. Sem "um ancoradouro moral objectivo, a democracia não pode assegurar uma paz estável" (Evangelium vitae,70). Neste sentido, o relativismo moral debilita as obras da democracia que, por si mesma, não é suficiente para garantir a tolerância e o respeito entre os povos.

 

 

DISCURSO DO PAPA BENTO XVI À LVII ASSEMBLEIA GERAL DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL ITALIANA

Quinta-feira, 24 de Maio de 2007

Sentimos quotidianamente, nas imagens propostas pelo debate público e amplificadas pelo sistema das comunicações, mas também, mesmo se em medida diversa, na vida e nos comportamentos das pessoas, o peso de uma cultura marcada pelo relativismo moral, pobre de certezas e ao contrário rica de reivindicações não raramente injustificadas. Sentimos também a necessidade de um robustecimento da formação cristã mediante uma catequese mais substanciosa, à qual o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica pode prestar um grande serviço.

 

 

DISCURSO DO PAPA BENTO XVI AOS MEMBROS DA COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL

Sala dos Papas, Sexta-feira, 5 de Outubro de 2007

a raiz desta tendência está o relativismo ético, em que alguns chegam a ver uma das principais condições da democracia, porque o relativismo garantiria a tolerância e o respeito recíproco das pessoas. Mas se fosse assim, a maioria de um momento tornar-se-ia a fonte última do direito. A história demonstra com grande clareza que as maiorias podem errar. A verdadeira racionalidade não é garantida pelo consenso de um grande número, mas somente pela transparência da razão humana à Razão criadora e pela escuta comum desta Fonte da nossa racionalidade.

Quando estão em jogo as exigências fundamentais da dignidade da pessoa humana, da sua vida, da equidade do ordenamento social, ou seja, os direitos fundamentais do homem, nenhuma lei feita pelos homens pode subverter a norma escrita pelo Criador no coração humano, sem que a própria sociedade seja dramaticamente atingida naquilo que constitui a sua base irrenunciável.

Assim, a lei natural torna-se a verdadeira garantia oferecida a cada um para viver livre e respeitado na sua dignidade, e defendido de todas as manipulações ideológicas e de todo o arbítrio e abuso da parte dos mais fortes. Ninguém poderá subtrair-se a este apelo. Se, por um trágico obscurecimento da consciência colectiva, o cepticismo e o relativismo ético chegassem a apagar os princípios fundamentais da lei moral natural, o próprio ordenamento democrático seria radicalmente ferido nos seus alicerces.

 

 

DISCURSO DO PAPA BENTO XVI À SENHORA ANNE MAREE PLUNKETT NOVA EMBAIXADORA DA AUSTRÁLIA 
JUNTO DA SANTA SÉ POR OCASIÃO DA APRESENTAÇÃO DAS CARTAS CREDENCIAIS*

Quinta-feira, 18 de Maio de 200

Em países como o seu, Senhora Embaixadora, onde o inquietante processo de secularização se difunde amplamente, muitos jovens estão a compreender que é a ordem transcendente que orienta a vida inteira ao longo do caminho da liberdade e da felicidade autênticas. Contra a onda de relativismo moral que nada reconhecendo como definitivo aprisiona as pessoas numa sede fútil e insaciável de novidade, as gerações mais jovens estão a redescobrir a busca satisfatória da bondade e da verdade. Ao agir deste modo, elas esperam que os líderes eclesiais e civis dissipem qualquer eclipse do sentido de Deus e permitam que a luz da verdade resplandeça, dando um motivo para toda a vida e fazendo com que todos consigam alcançar a alegria e a felicidade.

 

Também o Papa Francisco já falou do Relativismo.

Papa Francisco

CARTA ENCÍCLICA LUMEN FIDEI DO SUMO PONTÍFICE FRANCISCO
AOS BISPOS AOS PRESBÍTEROS E AOS DIÁCONOS ÀS PESSOAS CONSAGRADAS E A TODOS OS FIÉIS LEIGOS

CAPÍTULO II

SE NÃO ACREDITARDES, NÃO COMPREENDEREIS  (cf. Is 7, 9)

No fim, resta apenas um relativismo, no qual a questão sobre a verdade de tudo — que, no fundo, é também a questão de Deus — já não interessa.

 

Se fizer uma Busca no site do Vaticano, vai encontrar 1680 concordâncias.

 

 O Relativismo Moral nas Revelações Privadas

O Relativismo, esse cancro da Moral, não ficou omisso nas Mensagens de Nossa Senhora ao Padre Gobbi, que também por diversas vezes alertou para o seu perigo. Apresento a mais significativa.

Padre Stefano Gobbi

413 - Padre Gobbi 13 de Outubro de 1989

O Anjo do Primeiro flagelo

Os tempos da batalha decisiva chegaram.

Desceu sobre o mundo a hora da grande tribulação, porque os Anjos do Senhor foram enviados, com os seus flagelos, para castigarem a terra.

Quantas vezes vos convidei a caminhardes pela estrada da mortificação dos sentidos, do domínio das paixões, da modéstia, do bom exemplo, da pureza e da santidade.

Mas a humanidade não acolheu o meu convite e continuou a desobedecer ao sexto mandamento da Lei do Senhor que prescreve a não cometer actos impuros.

Pelo contrário, se quis exaltar tais transgressões e propô-las como a conquista de um valor humano e de um modo novo de exercitar a própria liberdade pessoal.

Assim hoje se chegou a legitimar como bons todos os pecados de impureza.

Começou-se a corromper as consciências das crianças e dos jovens, levando-os à convicção de que os actos impuros cometidos sozinhos não são mais pecados; que as relações tidas antes do matrimónio entre noivos são lícitas e boas; que as famílias podem comportar-se liberalmente e também recorrerem aos meios para impedir o nascimento.

Chega-se à justificação e à exaltação dos actos impuros contra à natureza e até a propor leis que equiparam à família a convivência de homossexuais.

Jamais como hoje a imoralidade, a impureza, e a obscenidade foram continuamente propagadas; através da imprensa e todos os meios de comunicação social.

Sobretudo a televisão tornou-se o perverso instrumento de um quotidiano bombardeamento de imagens obscenas, dirigidas a corromper a pureza da mente e do coração de todos.

Os locais de divertimento, particularmente os cinemas e as discotecas, tornaram-se lugares de profanação pública da própria dignidade humana e cristã.

É o tempo no qual o Senhor nosso Deus é continuamente e publicamente ofendido com os pecados da carne.

Já a divina Escritura vos advertiu que quem peca por meio da carne, na própria carne encontra a sua justa punição.

Assim chegou o tempo no qual o anjo do primeiro flagelo passa sobre o mundo, para que ele seja castigado segundo a vontade de Deus.

O Anjo do primeiro flagelo incide na carne daqueles que se deixaram assinalar pela marca do monstro sobre a fronte e sobre a mão e adoraram a sua imagem, uma chaga dolorosa e maligna, que faz gritar de desespero aquele que foi ferido.

Esta chaga representa as dores físicas que golpeiam o corpo devido às doenças graves e incuráveis.

A chaga dolorosa e maligna é um flagelo para toda a humanidade, hoje tão pervertida, que construiu uma civilização ateia, materialista e faz da busca do prazer a finalidade suprema do viver humano.

Alguns dos meus pobres filhos foram feridos por causa dos seus pecados impuros e das suas desordens morais e carregam em si mesmos o peso do mal que fizeram.

Outros, ao contrário, são feridos, mesmo sendo bons e inocentes; então, o sofrimento deles serve para a salvação de muitos maus, por motivo da solidariedade que a todos vos une.

O primeiro flagelo são os tumores malignos e toda a espécie de câncer, contra o qual a ciência nada pode fazer, não obstante o seu progresso em todos os sectores, doenças que cada vez mais se difundem e golpeiam o corpo humano, devastando-o de chagas dolorosíssimas e malignas.

Filhos predilectos, pensai na difusão destas doenças incuráveis em toda a parte do mundo e nas milhões de mortes que elas fazem.

O primeiro flagelo é a nova doença da S.I.D.A., que fere sobretudo os Meus pobres filhos vítimas da droga, dos vícios e dos pecados impuros contra a natureza.

A vossa Mãe Celeste quer ser para todos ajuda, sustento, conforto e esperança, nestes tempos nos quais a humanidade é ferida por este primeiro flagelo.

Por isso vos convido a caminhar pela estrada do jejum, da mortificação e da penitência.

Às crianças peço que cresçam na virtude da pureza e neste difícil caminho sejam ajudadas pelos pais e pelos educadores.

Aos jovens peço que se formem no domínio das paixões com a oração e a vida de união comigo, e que renunciem a ir ao cinema e às discotecas, onde existe o grave e contínuo perigo de ofender esta virtude que é tão querida ao meu Coração Imaculado.

Aos noivos peço que se abstenham de qualquer relação antes do matrimónio.

Às famílias cristãs peço que se formem no exercício da castidade conjugal e não usem nunca meios artificiais para impedir a vida, segundo o ensinamento de Cristo, que a Igreja ainda hoje propõe com iluminada sabedoria.

Quanto desejo dos Sacerdotes a escrupulosa observância do celibato e dos religiosos a prática fiel e austera do seu voto de castidade!

Aos meus pobres filhos feridos pelo primeiro flagelo da chaga dolorosa e maligna, Eu me apresento como Mãe misericordiosa, que alivia e conforta, que leva à esperança e à paz.

A eles peço que ofereçam os seus sofrimentos em espírito de reparação, de purificação e de santificação.

Sobretudo para estes o meu Coração Imaculado torna-se o mais acolhedor refúgio e a estrada segura que os leva ao Deus da salvação e da alegria.

Neste meu jardim Celeste todos serão consolados e encorajados, enquanto Eu mesma cuido amorosamente para dar-lhes alívio no sofrimento e, se for vontade do Senhor, oferecer o dom da cura. Portanto, nestes tempos em que a humanidade está sendo golpeada pelo primeiro castigo, vos convido todos a olhardes para Mim, vossa Mãe Celeste, para serdes confortados e ajudados.

 

605 - Padre Gobbi 31 de Dezembro de 1997 

MENSAGEM FINAL DE NOSSA SENHORA AOS SACERDOTES, SEUS FILHOS PREDILECTOS

TUDO VOS FOI REVELADO

… O Meu plano foi-vos também mostrado na sua dolorosa realização. A humanidade caiu nas mãos de Satanás e seu grande poder, que foi exercido pelas forças satânicas e maçónicas; a Minha Igreja foi obscurecida pelo fumo que nela entrou. Os erros são ensinados e publicados, levando um grande número a perder a verdadeira fé em Cristo e no Seu Evangelho; a santa Lei de Deus é abertamente violada, o pecado é cometido e tantas vezes justificado e, desse modo, a luz da graça e da Divina presença é perdida; a unidade profundamente prejudicada por uma forte oposição ao Magistério, especialmente contra o Papa, e as chagas de dolorosas divisões propagam-se cada vez mais.

Deste modo, passareis a ser os corajosos arautos do Seu triunfo porque, filhinhos que Me sois consagrados, que viveis pelo Meu Espírito, vós sois os Apóstolos destes últimos tempos. Vivei como fiéis discípulos de Jesus, no desprezo do mundo e de vós mesmos, na pobreza, na humildade, no silêncio, na oração, na mortificação, na caridade e união com Deus, embora desconhecidos e desprezados pelo mundo.

Chegou o momento de sairdes da vossa discrição, a fim de irdes espalhar a Luz pela Terra. Mostrai-vos a todos como Meus filhos, porque Eu estou sempre convosco. Que a fé seja a Luz que vos ilumine, nestes dias de trevas, e que o zelo pela honra e glória de Meu Filho Jesus seja a única coisa que vos consuma. Batei-vos, filhos da Luz, porque a hora da Minha batalha já chegou. Nos rigores do Inverno, vós sois os rebentos que brotam do Meu Coração Imaculado e Eu Mesma vos coloco nos ramos da Igreja, para vos dizer que a sua mais bela Primavera está em vias de chegar. …

 

 

 Conclusão

É fundamental, em ordem à Salvação das Almas, que se sigam os Ensinamentos da Igreja Católica, os seus Mandamentos e os seus Dogmas, pois neles estão contidos os preceitos Sagrados que conduzem à Vida Eterna.

E não basta que nos Salvemos a nós próprios, mas também os outros, seguindo o plangente pedido feito por Nossa Senhora ao Padre Gobbi na Sua última Mensagem de 31 de Dezembro de 1997:

“Chegou o momento de sairdes da vossa discrição, a fim de irdes espalhar a Luz pela Terra. Mostrai-vos a todos como Meus filhos, porque Eu estou sempre convosco. Que a fé seja a Luz que vos ilumine, nestes dias de trevas, e que o zelo pela honra e glória de Meu Filho Jesus seja a única coisa que vos consuma. Batei-vos, filhos da Luz, porque a hora da Minha batalha já chegou. Nos rigores do Inverno, vós sois os rebentos que brotam do Meu Coração Imaculado e Eu Mesma vos coloco nos ramos da Igreja, para vos dizer que a sua mais bela Primavera está em vias de chegar.”

 

www.amen-etm.org/Relativismo.htm