O 3º Grande Milagre b - EUCARISTIA DE SANTARÉM

 

BÊNÇÃO ESPECIAL   

 

Os 8 Grandes Milagres de Jesus sobre a Terra

Milagre Jesus

2º Milagre Santo Sudário

3º Milagre Eucaristia de Lanciano

3º Milagre b Eucaristia de Santarém

4º Milagre  Sangue de  San Gennaro

5º Milagre

Manto de Guadalupe

6º Milagre

Dança do Sol em Fátima

7º Milagre

Evangelho de Maria Valtorta

8º Milagre

Fogo Sagrado do S. Sepulcro

 

 

 

 

 

 

O 3º Grande Milagre b - EUCARISTIA DE SANTARÉM

 

ÍNDICE

 

INTRODUÇÃO

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

HISTORIAL DO MILAGRE DE SANTARÉM

O Prodígio

O Duplo Milagre

A fama, piedade e devoção

Motivo da expansão de Santarém

Benefícios Papais

Residência habitual

Festa e Santuário

RESULTADOS DOS ESTUDOS CIENTÍFICOS

SABER MAIS SOBRE O MILAGRE DE SANTARÉM

OUTROS MILAGRES EUCARÍSTICOS

CONCLUSÕES

 

INTRODUÇÃO

O Local deste 3º Grande Milagre b, está ilustrado no Google Earth através do Modelo 3D da sua Igreja.

Para visualizar estes locais em 3D, deverá ter instalados no seu computador o Google Earth e o Sketchup. A sua instalação poderá ser feita a partir dos seguintes endereços:

      

Em 1247 dá-se a 3º Grande Milagre b - A Eucaristia de Santarém

Este grandioso Milagre é preservado na Igreja de Santo Estêvão, ou Igreja do Santíssimo Milagre, que pode ser visitada virtualmente a partir dos Links da tabela seguinte.

Milagre

Designação

Datas

Local

Cidade

Visita no

   Google Earth    (a)

Ver Modelo 3D no Sketchup   (b)

Ver Modelo 3D no site Trimble

(c)

3º Milagre b   

 

Eucaristia de Santarém

1247 à Actualidade

507 anos depois

Santarém

Portugal

 

Notas de Navegação

(a) - Para fazer estas Visitas no Google Earth, terá de previamente ter instalado o Google Earth.

Para melhor visualização, deverá ter todos os Layers, ou camadas, desligados.

 

(b) - Para visualizar estes Modelos 3D no Sketchup, terá de previamente ter instalado o Sketchup.

Para melhor se familiarizar com o Modelo, deverá fazer uma primeira visita guiada através duma Animação, proporcionada pela visualização de todas as Cenas criadas para o efeito. Para melhor aproveitar esta Animação, deverá tê-la correctamente configurado da seguinte maneira:

Selecciona os seguintes Menus: [View]  [Animation]  [Settings]

Depois de aceder à Caixa de Diálogo, se quiser seguir os meus conselhos, ela deverá estar com os seguintes parâmetros:

 

Poderá parar e retomar a Animação sempre que desejar, carregando na [Barra de Espaços] do teclado do computador. Para terminar a Animação, deverá Picar o [Stop] da Caixa de Diálogo da Animação. Depois, poderá navegar como bem entender por todo o Modelo, usando os comandos próprios do Sketchup, que é poderoso e atractivo.

(c) - No site da Trimble pode fazer uma visita virtual do Modelo 3D sem necessitar do Sketchup ou do Google Earth. Tem acesso às cenas e à Animação do Modelo com o uso dos Menus disponíveis na Página do Modelo.

Basta seleccionar o botão  e depois navegar com a roda do rato e o arrastar do botão esquerdo + Shift + Alt. Para ecran inteiro Picar . Para as Cenas Picar  e .

 

 

 

Com o Milagre Eucarístico de Santarém, na região centro de Portugal, um século depois dos mouros terem sido definitivamente expulsos para o norte de África, Jesus quis marcar novamente a Sua Presença Real na Eucaristia. Para tal, permitiu que algo de maravilhoso e inexplicável se passasse com uma Hóstia, e Ela se transformasse em Verdadeira Carne e Verdadeiro Sangue.

Este Grandioso Milagre persistiu até à actualidade, e replicou-se através de outros Milagres Eucarísticos em vários outros lugares do mundo, particularmente em Itália, sempre acompanhados por factos relevantes e extraordinários, confirmados, mas não explicados, pela Ciência.

 

Igreja do Santíssimo Milagre em Santarém onde é venerado o Milagre Eucarístico

Coordenadas GPS:  39.233345° -8.682073°

Picar na Fotografia para visualizar o Modelo

 

 

Interior da Igreja do Milagre de Santarém onde está exposto o Milagre Eucarístico

 

 

 

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

 

O Milagre Eucarístico de Santarém consta da inexplicável, extraordinária e Milagrosa transformação de uma Hóstia Consagrada, na Carne e Sangue de Jesus Cristo, após ela ter sido furtada para a prática de um bruxedo, como adiante se verá.

Carne e gotas de Sangue do Milagre Eucarístico de Santarém

 

 

Desde a ocorrência do Milagre em 1247, esta Carne e Sangue de Jesus Cristo foram conservados e acondicionados numa pequena concha ou invólucro de cera.

Posteriormente, também graças a outro Milagre, a Carne e Sangue de Jesus Cristo apareceram misteriosamente dentro de uma “ampola angélica”, sobre a qual não há notícia de ter sido feita por mãos humanas, nem explicação viável para que tal sucedesse. Esta ampola, ou âmbula, é feita de um material desconhecido na Terra e que os cientistas não conseguiram classificar.

Actualmente, a Carne e o Sangue de Jesus Cristo estão encerrados na tal “ampola angélica”, semelhante a vidro, e aparentam predominantemente os cambiantes branco desmaiado ou amarelado e cinzento escuro.

No séc. XVII, segundo narra Dom Rodrigo da Cunha, arcebispo de Lisboa, ainda se mostrava, porém, “de cor alva, manchado de grossas gotas de sangue fresco".

O seu inexplicável e Milagroso condicionamento na “ampola angélica” só foi verificado pela primeira vez na procissão do Corpus Christi de 15 de Julho de 1340.

Após esta ampola misteriosa ter surgido, dentro da cera que se estilhaçou, e até os nossos dias, ela foi engastada num ostensório de prata e ouro.

Ostensório do Milagre Eucarístico de Santarém

A antiga cera, onde inicialmente estavam depositadas a Carne e Sangue de Jesus Cristo, passou a estar em exposição dentro de um pequeno cálice de cristal, que se encontra exposto junto ao ostensório.

 

 

Cera que encerrava o Milagre de Santarém

A transformação da Hóstia em Carne e Sangue deu-se na casa da mulher que a furtou, na Travessa das Esteiras nº 22 em Santarém. Mais tarde, naquela mesma morada foi erigida uma Capela, que é conhecida por Ermida do Milagre, em honra do Santíssimo Milagre.

Capela/Ermida do Milagre

Coordenadas GPS:  39.232559° -8.682162°

Depois de verificado o Milagre, a Carne o Sangue foram transportados, pelo Pároco, para a Igreja de Santo Estêvão, na Rua Miguel Bombarda, onde se tinha verificado o sacrílego roubo.

Nicho, por trás do Trono, onde o Milagre pode ser venerado

 

 

HISTORIAL DO MILAGRE DE SANTARÉM

 

O Milagre Eucarístico de Santarém mereceu ao longo de toda a história de Portugal um enorme interesse e devoção, quer por parte do povo quer por parte, muito especial, da realeza, da nobreza e de muitos mecenas. Na realidade, foi o Milagre Eucarístico que impulsionou aquela pequena povoação para que se viesse a transformar na capital mundial do gótico, pois atraiu sempre a atenção dos Reis, Nobres e Ordens religiosas, que lá se quiseram instalar nas proximidades de tão grandioso prodígio.

A ocorrência deste Prodígio Divino foi logo documentada, ainda no século XIII, durante o reinado de Dom Afonso III (1247 a 1279), no que ficou conhecido para a história como o pergaminho da Relação Primitiva, e que situa o ano do Milagre em 1247, como referiu o padre Inácio da Piedade e confirmou o padre Manuel Joaquim Marques. Esta Relação Primitiva foi posteriormente replicada, copiada e notarialmente confirmada em três outros grandes documentos, a saber:

n Pergaminho de Dom Afonso IV, escrito em 1346, lavrado a pedido do rei, que o guardou.

n Cópia de Évora, escrita em 11 de Março de 1556 por Álvaro Afonso, baseado na Relação Primitiva ainda disponível ao tempo, e que foi autenticada notarialmente.

n História Eclesiástica de Lisboa, foi escrita em 1642 por Dom Rodrigo da Cunha, Arcebispo de Lisboa, que traduziu do latim a Relação Primitiva.

A Relação Primitiva, infelizmente, veio a levar sumiço do Tombo da Igreja de Stº Estêvão, sem nunca ter sido descoberto o culpado…

 

O Prodígio

 

Vou apresentar seguidamente o texto integral da Cópia de Évora em que é feita a descrição das circunstâncias em que ocorreu o Milagre, saltando o Prólogo e actualizando a prosa para português actual.

Texto Integral da Cópia de Évora, de Álvaro Afonso, de 11 de Março de 1556

NO TEMPO EM QUE NESTE reino de Portugal reinava el-rei D. Afonso III, pai d'el-rei D. Dinis, aconteceu que na paróquia de Stº Estêvão, na rua das Esteiras, uma mulher casada tinha grande discórdia e passava muito má vida, com seu marido. E durou isto, por muito espaço de tempo, até que, impaciente com tanta miséria, se aconselhou com uma maldita judia, pedindo-lhe algum remédio da sua arte, para poder sofrer o furor e rija condição do dito seu marido, a qual lhe respondeu, induzida pelo diabo:

- Se quereis remédio para o vosso mal, fingi-vos doente e pedi com insistência que vos dêem o santo sacramento da comunhão, o qual vos não hão-de negar. E logo que vo-lo derem, guardai-o para eu fazer remédio para o vosso mal.

Fê-lo assim a miserável mulher e lhe foi dado o santíssimo sacramento. Porém, ela não comungou, mas antes o guardou de tal maneira na boca, que nem o sacerdote nem os circunstantes repararam nela.

Quadro de André Morales de 1646, que representa a Comunhão sacrílega da

mulher que roubou a Hóstia Consagrada, antes do Milagre de Santarém.

Depois que todos se foram e ela ficou só, tirou o Santo Sacramento da boca e o pôs em um pano, e, determinada para ir ter com a maldita judia, se pôs a caminho, levando o Santíssimo Sacramento no dito pano. Aconteceu que, indo ela pela rua de Stº Estêvão, as pessoas, que na dita rua estavam, viram realmente cair do pano gotas de sangue; e, espantando-se da maravilha, lhe perguntaram o que era aquilo.

Quadro de André Morales de 1646, que representa a mulher transportando

para sua casa a Hóstia Consagrada do Milagre de Santarém.

Ela, embaraçada com a pergunta e atónita com o sucedido, tornou-se envergonhada, para casa, donde saíra. E tomou o pano com o Sacramento e o meteu em uma Arca, sem se saber determinar no que fazia.

Na noite seguinte, estando ela com seu marido deitados no seu leito, da dita Arca, onde estava o Corpo de Cristo, saíram uns raios de Sol tão claros como no meio-dia. O marido, como não sabia do caso, espantado do que via, perguntou à sua mulher que era aquilo. Ela lhe contou tudo miudamente.

Quadro de André Morales de 1646, que representa os Anjos adorando a

Hóstia Consagrada escondida na arca, onde se deu o Milagre de Santarém.

E, tanto que amanheceu, o marido veio à dita Igreja de Stº Estêvão e relatou aos clérigos dela o que vira e o que sua mulher lhe contara. Os clérigos e demais povo se foram com grande procissão à morada, onde o caso acontecera, e viram o milagre.

E os clérigos tiraram da Arca o Santíssimo Sacramento e, com grande veneração, o trouxeram à dita Igreja, vendo todos que o corpo de Cristo estava numa parte do pano e sangue no mesmo pano.

Quadro de André Morales de 1646, que representa a Procissão que levou

o Milagre de Santarém para a Igreja de Stº Estêvão.

Havia muita alteração, entre o povo, sobre o lugar, onde haviam de pôr o Santo Milagre. Uns diziam que O não deixassem na dita Igreja, mas, por mais decência, o pusessem no Mosteiro da ordem dos pregadores ou frades menores, ou nas igrejas principais de Marvila ou da Alcáçova. Porém os paroquianos de Stº Estêvão, que eram homens de bom zelo e virtuosos, tiraram a todos daquela dúvida, não querendo consentir que a dita igreja fosse privada e carecesse de tão grande dote.

Depois que, por toda a vila, foi este milagre mostrado e visto, O puseram em uma quantidade pequena de cera, a qual, ainda hoje, está guardada na dita Igreja e nela se vê sangue quase negro. E na dita cera esteve, por muito espaço de tempo.

Mas, depois, acharam, no meio da cera, uma âmbula de vidro, pequena, e o Corpo de Cristo dentro, na dita âmbula, o que milagrosamente se sucedeu, na dita Igreja.

E, dentro da âmbula, aparece a muitos em aspectos diferentes de homem, ora posta em cruz, ora no regaço da Virgem. E, noutras, como Ele é servido. E a dita âmbula está em outro vaso de prata sobredourado [custódia].

E, desde aquele tempo [1247], até à era do Senhor de mil trezentos e quarenta e seis (19), sempre cada ano, havia no dia de Corpo de Deus, pregação na dita Igreja de Stº Estêvão , até que, no mesmo dia, se ordenou a procissão que sai pela vila. E era e foi sempre muita a devoção e concurso de gente na dita igreja, em honra deste Santo Milagre e nela aconteceram infinitos milagres. E quando os moradores da dita vila não tinham chuva nem bom tempo, saíam, assim clérigos como leigos, à dita igreja e, com a reverência e honra devidas, O tiravam do lugar, onde estava, e o levavam em procissão, até fora da vila, pedindo-Lhe lhes acudisse em suas necessidades.

Autor disto é Nosso Senhor Jesus Cristo, Cui sit laus et perenis gloria, per secula omnia. Amen.  [para Quem haja louvor e glória perene, por todos os séculos dos séculos. Amen.]

É de notar que, quando a mulher carrega consigo a Sagrada Hóstia, o sangramento que se dá a caminho da casa da bruxa judia, faz com que ela não chegue lá, e se dirija para a sua casa, meia desorientada. Pode-se dizer que o Milagre começou neste exacto momento do sangramento.

 

O Duplo Milagre

 

O primeiro Milagre Eucarístico de Santarém ficou assim descrito para a História. A notícia rapidamente se espalhou a todo o país, e de onde cedo começaram a ser feitas peregrinações, em particular da Nobreza, portuguesa e europeia, que acorriam a visitar o local para venerar o Milagre da Hóstia Sagrada, que sempre permaneceu, a maior parte do tempo, na Igreja de Santo Estêvão, que logo foi sendo conhecida como a Igreja do Santíssimo Milagre.

O segundo Milagre de Santarém dá-se com o aparecimento da “Ampola Angélica”, tal como nos ficou descrito no Pergaminho de D. Afonso IV, o qual refere que o acondicionamento milagroso do Santíssimo Milagre na âmbula, só se descobriu, momentos antes da Procissão do Corpus Christi de 1340 sair para a rua, com a incorporação do rei e da alta nobreza. Foi o espanto geral, pois todos já conheciam o acondicionamento dentro do pequeno receptáculo de cera original.

Álvaro Afonso relata: "E na dita cera esteve por muito espaço de tempo. Mas depois acharam dentro no meio da cera uma âmbula de vidro pequena e o Corpo de Cristo dentro da âmbula, o que milagrosamente se obrou na dita igreja…”

D. Rodrigo da Cunha relata: “Aconteceu pois que em dia de Corpus Christi do ano de 1340 [...] havendo de se celebrar uma solene procissão, com a assistência d'El-rei D. Afonso IV e toda a sua corte, [...] para naquela ocasião se pedir a Deus favor contra o incomensurável exército dos mouros, [..] Indo o prior D. Estêvão, a quem pertencia aquele acto, para tirar do sacrário o Santíssimo Milagre e dar princípio à procissão, ele acha dentro a sobredita âmbula [...] e nela recolhida a sagrada partícula na forma em que até ali estivera dentro da cera."

Inácio da Piedade relata: “Passados alguns anos, querendo o Pároco da dita igreja mostrá-lO [o Santíssimo Milagre] ao Povo, achou que estava a

Sagrada Hóstia recolhida em uma miraculosa âmbula cristalina cuja matéria se faz incompreensível aos mais pequenos lapidários, da qual invenção

ficaram atónitas e admiradas todas as pessoas que ali estavam presentes, pois não acharam na âmbula, que é quase de forma esférica, parte alguma por

onde se lhe pudesse introduzir, no centro dela, a celestial Partícula, a não ser por artifício angélico [...]. Esta miraculosa âmbula está hoje [séc. XVIII] engastada em uma perfeita Custódia de prata dourada que terá a altura de dois palmos, em a qual expõem aquele Divino Sacramento no

cruzeiro da igreja nos dias em que se mostra ao povo."

Mas também causou grande espanto a Cosme de Médicis, 3º grão-duque da Toscana quando visitou o Santíssimo Milagre: “Conserva-se esta partícula guardada num sacrário que fica por detrás do altar-mor, numa custódia, dentro de um pequeno vaso redondo e achatado de cristal, do seu tamanho, sem que se saiba de que maneira a puderam ali meter, por causa da estreiteza do orifício.”

 

A fama, piedade e devoção

 

À Igreja de Stº Estêvão acorriam muitos em demanda de favores e milagres, que a muitos eram concedidos.

É de realçar a visita da Rainha Santa Isabel, mãe de D. Afonso IV e mulher de D. Dinis, que indo a caminho de Coimbra, uma vez mais para estabelecer a paz entre e pai e filho, passou por Santarém, onde, "descalça, com a cabeça coberta de cinza e uma corda ao pescoço" acompanhou a procissão, em que saiu o Santíssimo Milagre.

"O ciúme dos favores que D. Dinis dispensava ao filho natural, Afonso Sanches, levou D. Afonso, ainda infante, a pegar em armas, por duas vezes, contra seu pai e soberano, ocasiões em que as tropas que seguiam o infante devastaram atrozmente algumas regiões do País. Mas a intervenção da Rainha Santa Isabel evitou que as hostes do rei e as do infante chegassem a se confrontar. E possivelmente foi ela também que levou D. Dinis, já no leito de morte, em Santarém, no Convento de S. Francisco, para onde quis ser levado, a perdoar ao filho rebelde"

Foi ainda no reinado de D. Afonso IV, após a morte de D. Dinis, que uma vez mais, no séc. XIV, pairou sobre a Península Ibérica o perigo muçulmano.

O ano de 1340 aproximava-se do fim, quando o rei muçulmano de Marrocos, Abdul-Hassan, auxiliado pelo rei de Granada, ameaçava invadir, com numeroso exército, os territórios de Afonso XI de Castela, genro de D. Afonso IV. Este, atirando para trás das costas os graves dissabores que recebera daquele, resolveu anuir ao pedido de socorro feito por sua filha e mulher do monarca espanhol. Foi assim que perdoou o genro e prestou valioso auxílio militar na batalha de Salado, contra os muçulmanos, sobre os quais obtiveram estrondosa vitória.

A batalha do Salado foi travada nas margens do rio de mesmo nome, no sul de Espanha, numa segunda feira, 30 de Outubro de 1340, foi terrivelmente sangrenta, com inúmeras perdas, muito principalmente para os mouros. Afonso XI desbaratou Abdul Hassan, e D. Afonso IV derrotou o rei de Granada. As próprias fontes históricas árabes confirmam estes factos.

A estrondosa vitória contra os mouros foi atribuída, muito justamente, pelo povo cristão da Península, ao Santíssimo Milagre, Esta vitória sobre os mouros e inimigo da Fé Católica foi fervorosamente celebrada na Procissão do Corpus Christi desse mesmo ano de 1340, em Santarém, bem como dentro da Igreja de Stº Estêvão.

A História registou a religiosidade exemplar do rei português, perante o Santíssimo Milagre, religiosidade altamente esclarecida, realidade que o coração desvelado da sua mãe, a Rainha Santa Isabel, soube alicerçar com muito tacto, carinho e perseverança.

Mas nenhum outro documento assinado pelo rei, jamais o projectará com maior clareza, como o Pergaminho que recebeu o seu nome e ficou a constituir lídimo monumento da sua esclarecida piedade. Este Pergaminho de D. Afonso IV logo foi copiado em livro, feito em particular para este fim, com uma encadernação de veludo verde, brochas e chaparia de prata.

As peregrinações para venerarem o Santo Milagre, que denotaram sempre a Fé e a religiosidade do povo e da nobreza, prolongaram-se ao longo da história de Portugal, e foram guardados registos nos arquivos da Igreja de Stº. Estêvão das visitas e veneração de grandes nomes, com pompa e circunstância, e dos quais é de realçar, para além dos reis que sucederam a D. Afonso III:

- O Conde Médicis, 3º Grão Duque da Toscana, em 1668/69.

- O rei de Portugal D. Manuel I e muitos outros.

- O rei de Portugal D. João V, em 30 de Janeiro de 1713.

- A rainha de Portugal D. Maria I, em 1789.

- O rei de Portugal D. João VI, em 29 de Janeiro de 1824.

- O rei de Portugal D. Pedro IV, em 18 de Maio de 1834.

- A rainha de Portugal D. Maria II, em Outubro de 1843, com D. Fernando e D. Luís, e em Setembro de 1845

- O rei de Portugal D. Fernando, em 1854.

- O rei de Portugal D. Pedro V.

- O rei de Portugal D. Luís com sua esposa D. Maria Pia, em Fevereiro de 1872.

- O rei de Portugal D. Carlos e sua esposa D. Amélia de Orleães, em 20 de Maio de 1894.

- Senhor Dom Duarte de Bragança, actual rei de Portugal, mais recentemente.

Todos estes ilustres visitantes veneraram e beijaram o Santíssimo Milagre.

 

Motivo da expansão de Santarém

 

Perante a História, só a presença insigne do Santíssimo Milagre poderá, na realidade, justificar o conjunto da monumentalidade que Santarém foi e é actualmente, como também provar esta informação colhida na crónica de Frei Luís de Sousa:

"A vila é morada de mais lugares [mais do que quaisquer outros lugares] do Reino, depois de Lisboa, e quase solar deles, pela magnificência de casas que aí têm, de tempos antigos, edificadas. Pelo mesmo modo, vemos nela muitos e grandes templos; e sustenta mosteiros de quase todas as ordens [religiosas], ricos de rendas e edifícios, de dourados e pinturas nos altares e muita prata lavrada e relíquias santas nas sacristias."

Esta singular afluência de famílias ilustres à "vila", entre as quais figurou a do descobridor do Brasil, o Almirante Pedro Alvares Cabral, que foi sepultado na Igreja da Graça, como também a existência, quer “de muitos e grandes templos", quer de "mosteiros de quase todas as Ordens”, transforma-as a História em irrefutáveis testemunhos da ocorrência e presença do Santíssimo Milagre.

Desde cedo, Portugal ficou conhecido pela sua religiosidade, pois este Milagre Eucarístico de Santarém teve uma enorme ressonância em toda a Europa, logo desde o século XIII, valendo àquela terra ter sido considerada mais tarde como uma dupla capital - a Capital da Eucaristia e a Capital do Gótico.

De facto e como repercussão do Santo Milagre que foi operado naquela vila de Santarém, as ordens religiosas que acorreram, a nobreza e muitos mecenas, ergueram 15 conventos, 33 igrejas, das quais 15 conventuais e 18 isoladas, 16 ermidas, e ainda 8 capelas isoladas de qualquer convento ou igreja.

De tal maneira isto é verdade, que Almeida Garett, ao chegar a Santarém, em Julho de 1843, encontrou bons motivos para exclamar:

"Santarém, Santarém, levanta a tua cabeça coroada de torres e de mosteiros, de palácios e de templos... Santarém é um livro de pedra em que a mais interessante e mais poética parte das nossas crónicas está escrita. Rico de iluminuras, de recordações, de florões, de imagens de arabescos e arredondados primorosos, o livro era o mais belo e o mais precioso de Portugal".

 

 

Trono da Igreja do Milagre de Santarém, no qual se encontra exposto o Milagre.

 

Benefícios Papais

 

Da sua importância para além das nossa fronteiras também nos falam os benefício concedidos pelos Papas e e dos Arcebispos lisbonenses, na defesa da Historicidade do Santíssimo Milagre.

n O Papa Pio IV, concedeu Indulgência Plenária, a todos os fiéis que nas devidas disposições, visitem o SANTISSIMO MILAGRE em dois dias do ano à escolha. O número de Indulgências ganhas corresponderá ao número de visitas.

n O Papa Gregório XIV, logo no primeiro ano do seu pontificado, concedeu Indulgência Plenária aos fiéis, no dia de entrada para "Irmão" da Irmandade e na hora da morte.

Por outro lado, constavam dum pergaminho, que levou sumiço do tombo da Igreja de Stº Estêvão, "Todas as graças e Indulgências que foram concedidas à Irmandade do Santíssimo Sacramento de Lisboa oriental, eram extensivas à Irmandade do Santíssimo Milagre.”

 

 

            Residência habitual

 

O Santo Milagre permaneceu sempre em Santarém, com excepção de duas ocasiões:

1ª saída - Foi forçoso, por medidas de segurança, deslocar o Milagre de Santarém, durante as Invasões Francesas, e por isso foi levado em grande segredo para Lisboa.

2ª saída - Foi levado no ano 2003 para o Vaticano, para aí ser submetido a análises científicas, levadas a cabo por peritos de renome internacional.

 

Festa e Santuário

 

A Festa do Santo Milagre é celebrada anualmente no Domingo da Pascoela, com a celebração da Missa, da parte da manhã, e à tarde sai a Procissão com a Sagrada Relíquia, a percorrer as ruas atapetadas com flores e incenso.

A Igreja do Milagre foi elevada a Santuário no ano de 1997.

 

 

RESULTADOS DOS ESTUDOS CIENTÍFICOS

 

O Milagre de Santarém foi enviado para o Vaticano, em 2003, debaixo de um certo secretismo, para ser analisado cientificamente.

 

As Conclusões do estudo a que foi sujeito o Milagre de Santarém, no Vaticano, e de que tomei conhecimento, são as seguintes:

 

A Carne é carne humana verdadeira.

 

O Sangue é sangue humano verdadeiro.

 

A Carne e o Sangue são do mesmo grupo sanguíneo AB, e é do mesmo tipo de sangue encontrado no Santo Sudário. Este tipo de sangue é muito comum no povo Judeu, em Israel.

 

A conservação da Carne e do Sangue, deixados em estado natural por mais de sete séculos e expostos à acção de agentes físicos, atmosféricos e biológicos, constitui um fenómeno extraordinário, pois não tendo nenhuma substância conservadora, não apodreceu.

 

 

 

 

SABER MAIS SOBRE O MILAGRE DE SANTARÉM

As principais linhas do conhecimento sobre o Milagre de Santarém foram traçadas nesta página.

Estou convencido de que mais pesquisa sobre o Milagre Eucarístico de Santarém, em particular sobre os estudo científicos que sobre ele foram feitos, podem degenerar numa desconcentração do principal - Jesus e a Sua Presença Real na Eucaristia. A curiosidade e desejo em demasia sobre análises científicas, pode conduzir a um excesso de humanidade e a uma diminuição de Divindade, por outras palavras, a um excesso de matéria e uma perda espiritual.

De qualquer modo, aqui ficam alguns endereços:

 

Site Oficial do Milagre Eucarístico de Santarém - http://www.santissimomilagresantarem.pt/web/     É muito pobre em informação.

 

Arquitectura e Arte da Igreja do Milagre - https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_do_Sant%C3%ADssimo_Milagre

A Ermida do Milagre - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ermida_do_Milagre_(Santar%C3%A9m)

Património Cultural - http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70433/

 

 

 

OUTROS MILAGRES EUCARÍSTICOS

 

O Milagre Eucarístico de Lanciano e o de Santarém são os mais conhecidos dos Milagres Eucarísticos relatados pela Igreja Católica. No entanto, existem aproximadamente outros 130 relatados.

 

OUTROS MILAGRES EUCARÍSTICOS

Milagre

Ano

País

Milagre Eucarístico de Lanciano

740

 Itália

Milagre Eucarístico de Ferrara

1171

 Itália

Milagre Eucarístico de Orvieto

1263

 Itália

Milagre Eucarístico de Offida

1273

 Itália

Milagre Eucarístico de Sena

1330

 Itália

Milagre Eucarístico de Ludbreg

1411

 Croácia

Milagre Eucarístico de Turim

1453

 Itália

Milagre Eucarístico de Faverney

1600

 França

Milagre Eucarístico de Sena

1730

 Itália

Milagre Eucarístico de Tumaco

1906

 Colômbia

Milagre Eucarístico de Stich

1970

 Alemanha

Milagre Eucarístico de Chirattakonam

2001

 Índia

 

 

CONCLUSÕES

 

- O Milagre de Santarém é autêntico e sempre foi objecto de Crença e Devoção ao longo dos tempos, por parte do Povo, da Nobreza e da Realeza, dentro e fora do país.

 

- O Sangue do Milagre de Santarém é Verdadeiro Sangue de Jesus.

 

- A conservação desta Carne e deste Sangue, tal como se encontram hoje em dia, encerrados dentro da “âmbula angélica”, é duplamente Milagrosa, pois não estão presentes quaisquer tipos de conservantes e não há explicação para o aparecimento da ampola que os contêm.

 

- Jesus quis ainda reforçar as conclusões científicas feitas sobre a carne e o Sangue da Eucaristia de Santarém através de 6 factos extraordinários e inexplicáveis:

n O sangramento da Hóstia, no trajecto da Igreja para casa da bruxa.

n Os raios de luz que saíam da arca onde foi escondida a Hóstia Consagrada.

n O aparecimento inexplicável da “ampola angélica”.

n O material de que é feita a ampola não ser conhecido na Terra.

n Os muitos favores concedidos a quem acreditou e venerou o Milagre de Santarém.

n As análises científicas confirmaram o Grupo sanguíneo ser igual ao do Santo Sudário.

 

 

Mas o maior de todos os Milagres de Jesus, ainda está para vir - O Milagre de Garabandal.

O maior de todos os Milagres

Garabandal

Por volta de 2017

San Sebastian de Garabandal

Espanha

Ver mais Pormenores sobre este futuro Milagre em:

Aparições e Mensagens da Virgem Maria em Garabandal 

 

 

OS OUTROS GRANDES MILAGRES

Os 8 Grandes Milagres de Jesus sobre a Terra

Milagre Jesus

2º Milagre Santo Sudário

3º Milagre Eucaristia de Lanciano

3º Milagre b Eucaristia de Santarém

4º Milagre  Sangue de  San Gennaro

5º Milagre

Manto de Guadalupe

6º Milagre

Dança do Sol em Fátima

7º Milagre

Evangelho de Maria Valtorta

8º Milagre

Fogo Sagrado do S. Sepulcro

 

http://www.amen-etm.org/Milagre.htm