Seja bem vindo à   GALERIA DE ARTE ALBERTINA DE BIANCHI

Retratos de Albertina de Bianchi

Quadros de Albertina de Bianchi

Poemas de Albertina de Bianchi

 

Inventário dos Quadros

Mar 2012

Galeria de Arte Sacra

Mar 2012

Os Poemas

Mar 2012

Downloads

Mar 2012

Voltar à AMEN

 

 

 

BIOGRAFIA

Outubro de 2006

BREVE HISTÓRIA E CRONOLOGIA DA VIDA DE ALBERTINA DE BIANCHI

De seu nome completo, Albertina Acciaiuoli Leite Monteiro de Bianchi, nasceu a 31 de Maio de 1910 e partiu para o Céu a 22 de Setembro de 2004. O seu corpo foi a enterrar no Cemitério de Colares, no dia de Santo Padre Pio, 23 de Setembro de 2004.

1907 - A mãe Albertina nasceu na cidade do Funchal, arquipélago da Madeira, filha de Artur Leite Monteiro (médico) e Maria Amélia Acciaiuoli Freitas Leite Monteiro. Era neta de José Leite Monteiro, Governador da Madeira, chefe do Partido Monárquico Madeirense e Conselheiro do Rei. Pelo lado de sua mãe Maria Amélia, era descendente da nobreza italiana.

1935 - A mãe Albertina casa no Funchal a 10 de Julho de 1935, com Manuel de Bianchi, filho mais novo do Visconde Bianchi e Visconde de Vale Paraízo. Deste casamento, a que dedicou toda a sua vida, com amor, fidelidade e dedicação, viriam a nascer 3 filhos: Francisco em 1936, Rita em 1945 e João em 1950.

1940 - Por brincadeira, pinta o primeiro retrato da sua vida, do seu marido, Manuel de Bianchi. (QAB002)

É encorajada pela família e amigos a pintar mais retratos, pois achavam que “não tinha saído nada mal o primeiro”.

Dedica-se a pintar retratos de todos os que a rodeavam, praticando, fazendo crescer e se desenvolver o dom  que Deus lhe deu.

Nunca andou em nenhuma escola de arte, nem aprendeu técnicas de desenho ou pintura. Tudo foi, simplesmente, o exercício de um dom que Deus lhe concedeu e que a mãe Albertina tão amorosamente usou. Ao contrário de outros retratistas famosos, mas menos dotados, nunca utilizou máquinas fotográficas, como auxiliares copistas de formas, de proporções e de coloridos. Tudo era a olho, à mão e como Deus queria…

1941 - Em Maio deste ano faz a Primeira Exposição Individual dos seus quadros no Casino do Funchal, onde é altamente elogiada pela crítica e por toda a sociedade madeirense, como se pode ler na seguinte crítica.

(Pique para ampliar)

1942 - Vai viver para Lisboa, com o marido e o filho mais velho. Fazem a travessia do Atlântico em plena 2ª Grande Guerra Mundial.

1942 - Em Maio deste ano faz a Primeira Exposição Colectiva dos seus quadros em Lisboa, na Sociedade Nacional de Belas Artes, onde ganha uma Menção Honrosa.

(Pique para ampliar)

1954 - Em Março deste ano faz a Primeira Exposição Individual dos seus quadros em Lisboa, na Sociedade Nacional de Belas Artes, onde ganha enorme reconhecimento generalizado por parte da crítica. Eduardo Malta, presidente da SNBA, reconhecendo a sua mestria na Arte do Retrato, conversando com a mãe Albertina, fez-lhe este elogio:

“Você não pinta caras, mas sim, retrata verdadeiramente as almas das pessoas. Continue…”

Saem grandes reportagens nas Revistas de grande formato de então, Portugal Ilustrado e Século Ilustrado. Não há jornal que não a elogie.

(Pique para ampliar)

(Pique para ampliar)

A seguir a esta Exposição na SNBA, ficou consagrada como grande retratista, e toda a sociedade, nacional e internacional, queria ter um retrato pintado pela Albertina de Bianchi. Não era fácil, pois era uma dura prova consegui-lo. E era assim difícil, porque ela nunca se dedicou exclusivamente à Pintura. As suas prioridades sempre foram: a família, e a sua vida com e para Deus. Daí, a sua fama nunca ter saído dum meio muito restrito da alta sociedade, e nunca ter tido uma divulgação mais popular & comercial, coisa que aliás ela de forma alguma desejava, e mesmo, sempre evitou.

Os seus retratos eram essencialmente desejados por gente da sociedade, em particular por senhoras, que a mãe Albertina pintava com agrado, retratando-as quase sempre em deslumbrantes vestidos de noite. A força dos seus retratos sempre se centrou nos rostos, nos olhos, esbatendo, a maior parte das vezes, as mãos e os fundos.

1957 - Na Primavera deste ano participa numa Exposição Colectiva em Lisboa, na Sociedade Nacional de Belas Artes

Nos finais da década de 50, a sua vida volta-se mais para Deus e surge o início da pintura de rostos de Jesus. O seu primeiro quadro de Jesus, foi de um tronco, pintado a pastel (QAB500), que mais tarde, inexplicavelmente, seria coberto por uma nova pintura de Jesus, a óleo (QAB502).

É também a partir desta data em que escreve muitos pequenos poemas, sem preocupação alguma de métrica, estilo ou rima, mas simplesmente como forma de expressão do seu amor a Jesus. Eram sentimentos que lhe voavam do coração para o papel, sem pretensões de publicação ou divulgação, mas de que queria guardar memória. Por isso, escrevia-os em Sebentas, livremente e sem emendas, tal qual brotavam do seu coração apaixonado por Jesus.

Na década de 60 e em diante, pinta muitos pequenos quadros, para serem postos à porta da Igreja de São Sebastião da Pedreira, a pedido do prior, anunciando actividades litúrgicas da paróquia. Foi também nesta  década que começou a pintar a sua maior obra, a qual se prolongou ininterruptamente todos os dias, durante cerca de 35 anos, empoleirada num escadote (QAB510 e QAB525).

Nesta fase, também mete em polvorosa a paróquia, com arrojadas acções de caridade no Patronato e na casa da Sopa…

Nos finais da década de 60 sofre um descolamento de retina que a deixa praticamente cega de uma vista. Continua no entanto a pintar, mas os seus quadros esfumam-se.

Nos princípios da década de 70 pinta uma série de pequenos quadros da vida de Jesus, para servirem de originais de postais de Boas Festas. Estes quadros de Arte Sacra, eram pintados muito rapidamente e com grande desprendimento de pormenor, contando essencialmente a composição e o cromatismo.

A partir da década de 80, torna-se cada vez mais difícil conseguir que ela aceite pintar um retrato. Vai pintando os netos, e só um ou outro retrato de alguém de fora da família, que heroicamente tenha conseguido convencê-la a pintar.

Em meados da década de 90 dá uma entrevista para a televisão em que fala um pouco da sua vida de pintora.

Está ainda por fazer a História detalhada da sua carreira e da sua Obra. Se Deus o permitir, lá chegarei… No entanto aqui ficam alguns apontamentos:

Considerei 4 Fases na pintura da Albertina:

Primitiva - Começa a pintar a Pastel e ganha prática durante um curto espaço de tempo, pois o seu talento é dom e é grande.

Experiente - Pinta ainda a Pastel e domina já perfeitamente a pintura. Início da sua época áurea.

Madura - Pinta ainda a Pastel e também a Óleo. Foi a sua época áurea.

Final - Pinta sempre a Óleo e corresponde à época após o descolamento da retina. O facto de ter ficado praticamente cega de uma vista, para além da sua avançada idade, não a impediu de pintar retratos lindíssimos.

Os seus quadros normalmente são só assinados quando entregues a quem os solicitou e a sua assinatura varia com o tempo e o tipo de quadro. Habitualmente são datados. Os quadros não assinados e que não constem do Inventário deverão ser autenticados por mim.

Pelo que conheço da história da Pintura em Portugal, posso afirmar sem receio que Albertina de Bianchi foi a maior retratista de toda a história da Madeira, no século XX, de Portugal, e uma das maiores retratistas que o mundo teve.

A 12 de Junho de 1998, dia em que o meu pai morreu, 

a minha mãe nunca mais pegou num pincel para pintar.

Com ele, tudo começara, e com a partida dele, tudo terminou…

Com amor e saudade de ambos,

João Bianchi   + + +

http://www.amen-etm.org/GaleriaAlbertinadeBianchi.htm

+ + +

 

 

 

INVENTÁRIO DOS QUADROS

Março de 2012

BREVES NOTAS SOBRE A INVENTARIAÇÃO

Esta Inventariação da obra de Albertina de Bianchi contem 236 Quadros a que tive acesso. Sei que existem mais umas dezenas largas de Retratos espalhados pelo mundo.  Para estes, peço que me sejam enviadas fotografias digitais de boa qualidade, bem como todos os seus dados, ou seja, os campos definidos na Tabela onde estão inventariados.

Muitos dos Quadros aqui inventariados têm fotografias de muito fraca qualidade. Para estes quadros, peço que os seus actuais proprietários mandem fotografias digitais de boa qualidade, bem como todos os seus dados, ou seja, os campos definidos na Tabela onde estão inventariados.

Todos os campos onde constem os símbolos (?) ou (~) são campos sobre os quais tenho dúvidas, e sobre os quais agradecia que me fosse enviada informação correcta.

Esta Inventariação pode ser acedida através de 2 Processos:

Página htm  com a Tabela de Inventariação. Aqui pode visualizar as Miniaturas dos Quadros, bem como visualizá-los com toda a resolução digital da fotografia original. Tem todos os dados dos Quadros, bem como os valores da Avaliação Comercial e o seu Estado Comercial.

Para visualizar os quadros, aconselho que mantenha 2 janelas do Browser abertas. Primeiro Clik numa das imagens da Tabela e espere que a segunda janela de visualização se abra. Depois redimensione as 2 janelas para ficarem com o aspecto da imagem abaixo. Clik nas imagens dos quadros na janela da esquerda, para visualizá-las na da direita. Nesta segunda janela da direita pode fazer zoom com a tecla Ctrl+Roda do rato.

Download de Folha Excel  com a Inventariação completa, onde constam também os dados do Valor Comercial dos Quadros e o seu Estado Comercial. Este Download encontra-se disponível na Célula A1 e tem um tamanho de 85Mb. Depois de feito o Download, a visualização dos quadros é quase instantânea e através do Visualizador de Imagens do Windows. No Ficheiro ZIP de Download existe um ficheiro  Leia-me.txt  que explica a localização a que devem obedecer os ficheiros do Inventário.

Dado o volume das Imagens, aconselho vivamente a que se faça o Download do Inventário! 

Os Estados Comerciais dos Quadros, são:

Estável - O Proprietário não está pensando vendê-lo.

Venda - O Proprietário está na disposição de vendê-lo.

Incerto - Desconhece-se as intenções do proprietário.

 

Estes 3 Estados comerciais devem-me ser comunicados, passando eu a ser o seu gestor/mediador, sem qualquer tipo de compromisso ou responsabilidade.

Serão emitidos exclusivamente por mim, a pedido dos proprietários, Certificados de Autenticidade dos Quadros.

Em ambas as modalidades, podem ser feitos Downloads e utilizadas as Imagens dos Quadros de Albertina de Bianchi, sem qualquer restrição ou direito de autor, desde que não sejam para fins comerciais ou lucrativos.

João Bianchi  

 

 

 

INVENTÁRIO DOS POEMAS

Abril de 2012

BREVES NOTAS SOBRE A INVENTARIAÇÃO

Os Poemas de Albertina de Bianchi, nunca foram escritos como o intuito de serem publicados. Foram simples suspiros do seu coração, dirigidos ao Coração de Jesus.

Foram escritos sem quaisquer cuidados de métrica, rima ou estilo, mas tão só com o intuito de agradar a Deus, através das suas humildes preces inflamadas de amor.

Constam de diversas sebentas, escritas a voar, sem rasuras e ao sabor do amor.

Irão sendo colocados na página dos seus poemas, aos poucos e à medida que for possível.

Podem ser feitos Downloads e utilizados, sem qualquer restrição ou direito de autor, desde que não sejam para fins comerciais ou lucrativos.

Galeria de Poemas

João Bianchi  

 

 

GALERIA DE ARTE SACRA

Abril de 2012

BREVES NOTAS SOBRE A INVENTARIAÇÃO

Todos os Quadros de Arte Sacra pintados pela Albertina de Bianchi, estão aqui expostos para apreciação e uso mais simplificado de quem quiser fazer o seu download.

Com toda a sua beleza, podem agora ser desfrutados livremente por toda a gente.

Os quadros de Jesus, foram pintados após alguns sonhos em que a minha mãe viu claramente a cara de Jesus. Ao longo dos anos, foi pintando variadíssimos rostos de Jesus, todos com uma enorme semelhança. A maioria era para dar aos filhos e netos, e outros foram expostos na Igreja, após o que retornavam a casa.

Também pintou várias cenas da vida de Jesus, da Sagrada Família, de Nossa Senhora e de alguns Santos. Na sua maioria, foram feitos a pedido da Igreja, onde se encontraram exposto, após o que retornavam a casa.

Galeria de Arte Sacra

João Bianchi  

 

 

Inventário dos Quadros

Mar 2012

Galeria de Arte Sacra

Mar 2012

Os Poemas

Mar 2012

Downloads

Mar 2012

Voltar à AMEN

 

VOLTAR à AMEN

 (Este Site está em permanente actualização)

 


Este é um Site em Homenagem à minha querida Mãe Albertina,

Esposa fidelíssima, Mãe amorosa, Pintora sobredotada e, acima de tudo, Filha de Deus com todas as suas forças, alma e coração!

João Bianchi

Contacto por Email:   jbianchi3@gmail.com