Aparições
de Nossa Senhora de Montagnaga, Itália
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Resumo |
Cronograma
14 de Maio de 1729 |
Ao meio-dia, no sábado, Domenica Targa estava com o
gado na bacia do "Palustel". De repente, todos os animais, como
se fossem apanhados de terror, começaram a fugir desorientados. Domenica,
que estava recitando o rosário, gritou: "Jesus, Maria, ajudem-me". Ela acabou de pronunciar a
invocação, quando viu diante dela uma linda dama vestida de branco como a
neve, que lhe perguntou: "Minha
filha, o que tu estás fazendo?" "Estou
recitando o rosário", disse Domenica. A Senhora louvou-a e, depois de lhe ter
manifestado um ardente desejo de ir ao Caravaggio,
acrescentou: "Obedeça-me. Não vá para Caravaggio.
Em vez disso, na tarde da festa da Ascensão, vá para a igreja de Santa Ana,
onde estará exposta a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio.
Tu te ajoelharás no primeiro degrau do altar e verás uma coisa linda ". "Eu me pergunto se meus pais
vão me deixar ir a Montagnaga!" Disse a menina. "Não tenha medo, estarei lá com
certeza!" Acrescentou a
linda Senhora, e desapareceu. |
26 de Maio de 1729 |
No dia da Ascensão, sem muita
dificuldade, Domenica conseguiu estar na igreja de Montagnaga. Durante
o canto da Litania dos santos e a invocação "Omnes
Sancti Martyrs" Domenica viu a Virgem com o Menino em seus braços e o
terço em sua mão direita, que a convidou para expressar sua aparição a todas
as pessoas presentes. Claro,
também havia cépticos, especialmente entre o clero. Mas a piedosa jovem, antes de voltar
para casa, foi forçada por uma força interior para proclamar três vezes, as
maravilhas da Virgem Maria e Sua presença. |
8 de Setembro de 1729 |
Ainda as pessoas de Montagnaga estavam na igreja, e já se podia ouvir os
gritos das pessoas para procissão de Baselga,
quando a Santíssima Virgem Apareceu
à vidente com o Menino em seus braços, mas desta vez ferido e sangrando,
seguido por São Joaquim, Santa Anna e São José. A própria Santíssima Virgem abençoou
a imagem que foi pintada e colocada no altar após a segunda aparição, e
depois, Domenica gritou três vezes - a Virgem está
aqui - assegurou-lhes que este seria o lugar que receberia as orações de seus
devotos. Mostrando então as
feridas de seu pequeno Jesus, explicou que foram causadas pelos pecados, e
exortou a que se rezasse pela conversão dos pecadores. |
10 de Setembro de 1729 |
A Santíssima Virgem, como para
consolar Domenica pelo cepticismo em torno das
aparições, apareceu pela quarta vez dois dias depois, na localidade chamada
"Pralongo" e pediu que ela explicasse
tudo a seu confessor, o padre Michael Bernardi, que
a ajudaria. |
20 a 23 de Maio de
1730 |
Julgamento de Domenica no Castelo do Conselho Bom em Trento. O bom pastor contou, palavra por
palavra, a história das aparições com que ela tinha sido favorecida por Nossa
Senhora. Em Montagnaga,
noutra ocasião, ela confirmou as declarações feitas em Trento, sem se
contradizer. |
26 de Maio de 1730 |
A Virgem apareceu pela última
vez no domingo, na igreja de Sant'Anna, a Domenica em Montagnaga. Cercada por uma luz brilhante e
cercada por um grupo de virgens, Nossa Senhora invocou a Bênção de Deus sobre
a multidão, operou algumas curas, manifestou sua satisfação com Domenica, cumprimentou-a gentilmente, afastando-se para
sempre. |
22 de Agosto de 1730 |
Mais uma investigação de Domenica em Montagnaga. |
1740 |
O Santuário de Piné, uma expansão da igreja de Sant'Anna
em Montagnaga, de Antonio
Brusinelli, dada a devoção dos peregrinos, eles
ofereceram uma cópia de Nossa Senhora do Caravaggio
pintada por Elena Zambaiti
em 1729 |
26 de Maio de 1751 |
A nova igreja foi consagrada
por Leopold Ernst Cardeal von Firmian , bispo de Trento. |
1881 |
O santuário foi ampliado. |
11 de Agosto de 1894 |
A imagem de Nossa Senhora foi
coroada por Eugenio Carlo Valussi , Bispo de Trento. |
Descrição da Virgem
A Virgem estava vestida
de branco com um rosário na mão .
Aprovação da Igreja
As autoridades diocesanas promoveram um processo canónico regular, que durou
vários anos. Com o rescrito da
rendição do Vigário Geral da diocese de Trento, datado de 17 de Maio de 1730, o
sacerdote Antonio Flamacino,
examinador pró-sinodal e tesoureiro do Bispo da
Câmara foi nomeado para examinar os acontecimentos extraordinários ocorridos na
aldeia de Montagnaga. O julgamento começou em 20 de Maio de
1730 no Castelo do Bom Diretor em Trento, continuou
até o dia 23 do mesmo mês, e no dia 22 de Agosto do mesmo ano. Deslocou-se a Montagnaga, onde ele levou o delegado Flamacino
para esse fim . Em Trento,
durante o interrogatório de 22 e 23 de Maio, O bom pastor contou, palavra por palavra, a história
das aparições com que ela tinha sido favorecida pela Madonna. Em Montagnaga, noutra ocasião, ela confirmou
as declarações feitas em Trento, sem se contradizer.
O santuário foi expandido em 1740 e uma nova igreja consagrada em 26 de maio de 1751 por Leopold Ernst Cardeal von Firmian , bispo de Trento.
Em 11 de Agosto de 1894, a imagem de Nossa Senhora foi coroada por Eugenio Carlo Valussi , bispo de Trento.
O Dia da Festa para celebrar a aparição de Nossa Senhora em Montagnaga
foi estabelecido em 26 de Maio.
Santuário do
Santuário de Piné,
uma expansão da igreja de Sant ' Anna em Montagnaga, feita em 1740 por Antonio
Brusinelli, apresentando pela devoção dos peregrinos
uma cópia de Nossa Senhora de Caravaggio pintada por Elena Zambaiti em 1729 e
abençoada pela própria Virgem na aparência de 8 de setembro
de 1729. O santuário foi ampliado Em 1881 e a imagem foi coroada em 11 de Agosto
de 1894. No local do primeiro evento em 1887 foi erguido um belo monumento em
metal fundido, retratando a cena da aparição em 1900 foi construído no ponto
mais alto da colina, um Monumento majestoso ao Redentor, em estilo
renascentista, contendo uma réplica das Sagradas Escadas em Roma. A nova igreja foi
consagrada em 26 de Maio de 1751. O estilo é barroco, tem a forma de uma cruz
com uma única nave e contém dezasseis valiosas pinturas de vários autores do
século XVIII, fechadas em cornijas de estuque, e a pintura de Nossa
Senhora do Caravaggio. O altar-mor em mármore
policromado é dedicado a Santa Ana e o fundo da abside é o retábulo do Santo
por Francesco Unterberger
de 1747. O braço direito é colocado um altar com o curador de imagem abençoado
por Nossa Senhora na aparição de 8 de Setembro. No braço esquerdo, o
terceiro altar é dedicado a Nossa Senhora do Monte Carmelo e Santo António. A cúpula da abside traz um fresco
de Duilio Corompai de
Veneza, que é a primeira aparição da Virgem Maria na floresta do evento. Em 11 de Agosto de 1894, a
imagem da de Nossa Senhora foi coroada pelo Bispo de
Trento. O braço
direito é colocado um altar com o curador da imagem abençoado por Nossa Senhora
na aparição de 8 de Setembro. No braço
esquerdo, o terceiro altar é dedicado a Nossa Senhora do Monte Carmelo e Santo António. A cúpula da abside traz um fresco
de Duilio Corompai de
Veneza, que é a primeira aparição da Virgem Maria na floresta do evento. Em 11 de Agosto de 1894, a
imagem de Nossa Senhora foi coroada pelo Bispo de Trento.
Fontes
Latheotokos.it