Aparições e Mensagens de Nossa Senhora em Kibeho

a

Alfonsine, Nathalie e Marie Claire

 

 

 

BÊNÇÃO ESPECIAL  

 

As 8 Grandes Aparições de Nossa Senhora

Aparição

Guadalupe

Aparição

Rue du Bac

Aparição

La Salette

4ª Aparição

Lourdes

5ª Aparição

Fátima

Aparição

Garabandal

Aparição

Zeitoun

Aparição

Medjugorje

 

ÍNDICE

Relato das Aparições de Kibeho

     Denominação e Local

     Videntes

     Caracterização

Estado do Processo Canónico

A evolução da Posição da Igreja sobre as Aparições de Kibeho

     Principais Objectivos

     Notas Históricas

Mini Resumo das Mensagens

Declaração resumida do Bispo de Gikongoro, Dom Augustin Misago, feita em 29 de Junho de 2001, sobre as Revelações de Kibeho

Introdução feita pelo padre ruandês Edouard Sinayobye, ao seu livro sobre Kibeho 

Algumas Mensagens e ocorrências mais importantes

Pedidos da Virgem Maria

 Algumas Profecias cumpridas 

 Alguns Milagres 

Conclusões

 

 

Relato das Aparições  

Denominação e Local

Nome da Aparição: Nossa Senhora de Kibeho, Mãe do Verbo, Nossa Senhora das Dores                  

Cidade: Kibeho                            País: Sul do Ruanda, África Central

Diocese: Butare e o seu Bispo Dom Jean Baptiste Gahamanyi, até 1992 e

Gikongoro e o seu Bispo Dom Augustin Misago, a partir de 1992 até 2012. Actualmente parece estar vacante.

As videntes

 

   Alphonsine Mumureke

Alfonsine Mumureke

        

Nome da vidente: Alfonsine Mumureke   

Data de nascimento: 21 Março de 1965                                          Localidade: Cyizihira   Data da morte: Ainda está viva

Baptismo: 27 de Julho de 1977

Início dos fenómenos: 28 de Novembro de 1981

Idade à data da 1ª Aparição:  15 anos                                             Estado civil: Solteira             

 

 

 


   Anathalie Mukamazimpaka

Nathalie Mukamazimpaka

        

Nome da vidente: Nathalie Mukamazimpaka

Data de nascimento: 1964                                              Localidade: Munini            Data da morte: Ainda está  viva

Baptismo: 2 de Fevereiro de 1968

Início dos fenómenos: 12 de Janeiro de 1982

Idade à data da 1ª Aparição:  18                                              Estado civil: Solteira          

 

 

 


   Marie Claire Mukangango

Marie Claire Mukangango

Nome da vidente: Marie Claire Mukangango, que ficou especialmente conhecida pela mensagem do Rosário das Sete Dores da Virgem Maria, associada ao chamamento de um urgente arrependimento: “Arrependei-vos, Arrependei-vos, Arrependei-vos!” disse a Virgem Maria através dos lábios de Marie Claire.

Data de nascimento: 1961                                              Localidade: Rusekera       Data da morte: Foi morta durante a guerra

Baptismo: 12 Agosto de 1966

Início dos fenómenos: 2 de Março de 1982

Idade à data da 1ª Aparição:  21                                              Estado civil: Solteira           

 

Caraterização

 

Tipo de Fenómeno: Aparições + Mensagens + Pedidos

Número de Aparições: Dezenas de Aparições com Mensagens, com e sem êxtases e fenómenos sobrenaturais

Quem visita a vidente: Virgem Maria a Mãe do Verbo, "Nyina Wa Jambo"

Início dos fenómenos: 28 de Novembro de 1981, com a Alfonsine

Fim dos fenómenos: Foi oficialmente determinado pelo Bispo, que acabaram em 28 de Novembro de 1989 com Alfonsine, que disse que não iria ter mais Aparições públicas. A partir de 1983 já tinham diminuído muito a frequência das Aparições.

 

n Estado do Processo Canónico: 

As Aparições, bem como o seu valor profético, foram Aprovadas pelo seu Bispo de Gikongoro em 29 de Junho de 2001.

Tiveram, de certa forma, o Placet do Vaticano em 6 de Abril de 2014, no Angelus com o Papa Francisco, com estas palavras:

“Queridos irmãos e irmãs, amanhã, no Ruanda, recorda-se o vigésimo aniversário do início do genocídio contra os tutsis em 1994. Nesta ocasião, desejo expressar a minha proximidade paternal ao povo ruandês, encorajando-o a prosseguir com determinação e esperança o seu processo de reconciliação, que já tem mostrado frutos, e o compromisso de reconstrução humana e espiritual do país. A todos eu digo: não tenham medo! Na rocha do Evangelho construam a sua sociedade, no amor e na harmonia, pois só assim se gera uma paz duradoura! Invoco sobre toda a amada nação de Ruanda a protecção Materna de Nossa Senhora de Kibeho. Lembro-me com afecto dos bispos ruandeses que estiveram aqui no Vaticano na semana passada. E a todos vocês eu convido, agora, a rezar à Virgem Maria, Nossa Senhora de Kibeho.”

 

n A evolução da Posição da Igreja sobre as Aparições de Kibeho: 

O Padre René Laurentin, que conheceu muito bem as aparições de Kibeho, mediante os levantamentos e pesquisas que tinha feito em torno dos fenómenos, considerava essas Aparições um carisma apropriado aos desafios espirituais do nosso mundo:

“As aparições de Kibeho são uma boa notícia para a África (…), para a africanização. Isto ajuda a equilibrar os desvios do Ocidente, cuja secularização sistemática e esquecimento do essencial em benefício da ciência e da tecnologia têm, por vezes, contagiado também a África. Nossas Igrejas europeias têm muitas vezes substituído a inspiração pela tecnocracia, o esforço espiritual pela facilidade, o amor cristão, o ascetismo e a cruz pelo desejo freudiano, embora a cruz seja a raiz profunda de toda obra cristã. Kibeho não é uma mensagem particular africana, apesar das suas formas africanas. Acreditamos que ela tem uma dimensão global.”

Surgiram pessoas que alegaram terem sido encarregadas, por Jesus ou pela Virgem Maria, da missão especial de ir anunciar a sua mensagem no exterior, especialmente nos países vizinhos, mesmo em lugares estranhos, como Roma, Canadá, etc. Estas ocorrências forçaram Dom Jean Baptiste Gahamanyi, o Bispo da diocese de Butare, a que Kibeho pertencia até 1992, a referir, na sua carta pastoral de 20 de Julho de 1986, referindo-se aos casos de “videntes missionários improvisados” ​​e “pregadores itinerantes”:

"Os acontecimentos de Kibeho ainda estavam sob escrutínio e que estava fora de questão, para ele, como 'bispo do lugar’, dar a qualquer um dos videntes uma missão em relação a esses eventos, nem permitir que qualquer pessoa fosse o garante de que as mensagens eram supostamente vindas do Céu, mesmo sendo certas formulações boas e tocassem o coração."

Esta posição foi reafirmada por Dom Augustin Misago, Bispo de Gikongoro a partir de 1992, e continua a ser definitiva.

Foram criadas pelo Bispo local duas comissões de estudo, uma de médicos e outra de teólogos, para estudar os fenómenos de Kibeho. Começaram a trabalhar desde Abril de 1982. O trabalho das comissões de estudo, produziram elementos suficientes para permitir que as autoridades eclesiásticas competentes se pronunciassem definitivamente sobre esta questão e que Dom Augustin Misago fizesse a Declaração de que fala o texto que apresento seguidamente, extraído do L'Osservatore Romano, weekly edition in English, July 11, 2001, pág. 8.

"Esta Declaração torna possível responder às expectativas do povo de Deus e trazer novo entusiasmo à devoção pública reconhecida, desde há 13 anos".

 "Como resultado, Dom Augustin Misago de Gikongoro, que representa essa autoridade eclesiástica, publicou a sua Declaração sobre a decisão final sobre as Aparições de Kibeho, Ruanda. Este evento importante na história da Diocese de Gikongoro, como também na vida da Igreja no Ruanda, ocorreu em 29 de Junho de 2001, na solenidade dos Santos Pedro e Paulo, durante a concelebração de uma Missa solene na catedral de Gikongoro. Todos os bispos católicos do Ruanda, com o Núncio Apostólico de Kigali, estavam presentes...”

O Bispo declarou:

“Sim, a Virgem Maria apareceu em Kibeho em 28 de Novembro, 1981 e nos meses que se seguiram. Há mais razões para acreditar nas Aparições do que para negar... As Aparições de Kibeho são agora oficialmente reconhecidas ... O nome dado ao Santuário Mariano de Kibeho é "Santuário de Nossa Senhora das Dores".

Kibeho é um lugar de peregrinação e de encontro para todos os que procuram Cristo e que vão lá para rezar, um centro fundamental de conversão, de reparação pelos pecados do mundo e de reconciliação, um ponto de encontro para todos os que foram dispersos, como também para aqueles que aspiram aos valores de compaixão e fraternidade sem fronteiras, um centro fundamental que recorda o Evangelho da Cruz.”

Tendo a Igreja reconhecido oficialmente as Aparições em 2001, bem como o seu valor profético, o papa Francisco, no final do Angelus de 6 de Abril de 2014, também expressou publicamente essa posição, com estas palavras:

“Queridos irmãos e irmãs, amanhã, no Ruanda, recorda-se o vigésimo aniversário do início do genocídio contra os tutsis em 1994. Nesta ocasião, desejo expressar a minha proximidade paternal ao povo ruandês, encorajando-o a prosseguir com determinação e esperança o seu processo de reconciliação, que já tem mostrado frutos, e o compromisso de reconstrução humana e espiritual do país. A todos eu digo: não tenham medo! Na rocha do Evangelho construam a sua sociedade, no amor e na harmonia, pois só assim se gera uma paz duradoura! Invoco sobre toda a amada nação de Ruanda a protecção Materna de Nossa Senhora de Kibeho. Lembro-me com afecto dos bispos ruandeses que estiveram aqui no Vaticano na semana passada. E a todos vocês eu convido, agora, a rezar à Virgem Maria, Nossa Senhora de Kibeho.”

Sites, Locais e Contactos Oficiais:

                                   http://www.kibeho.org   

                                   http://www.kibeho-cana.org  

                                    kibeho-sanctuary.com

 

                                   Fr. Richard Kusy, MIC
                                   Phone: (250) (0) 788822753
                                   Email: kusyr@yahoo.fr

                                   Fr. Leszek Czelusniak, MIC
                                   BP 4541 Kigali, RWANDA
                                   Phone: (250) (0) 788308864
                                   Email: fr.leszekmic@gmail.com

 

                                   Fr. Jean-Pierre Rwamisare, MIC
                                   BP 4541 Kigali, RWANDA
                                   Phone: (250) (0) 789529022
                                   Email: jpierre500@yahoo.fr

 

Igreja do Santuário de Nossa Senhora de Kibeho

Coordenadas GPS:    2°39'0.35"S  29°33'11.15"E

Pino Google Earth

 

Santuário de Nossa Senhora das Dores

 

Complexo do Santuário de Kibeho

 

 

Principais Objectivos:

O grande objectivo da “Mãe do Verbo” foi:

Veio recordar o “Evangelho esquecido”, ou seja, a vida, paixão e morte de seu Filho Jesus. Pediu penitência, jejum e sacrifícios

“Porque o mundo está mal… Eu quero recolocar-vos em pé, mas vós não me ouvis.”

 

Notas Históricas:

No Ruanda, o vandalismo era avassalador por todo o país entre 1980 e 1981. Quase todas as imagens da Virgem Maria, que estavam na entrada das aldeias, foram mutiladas, destruídas ou roubadas. Este foi uma época muito triste, quando a Virgem Maria tinha sido quase esquecida, e quase que não se lhe rezava mais. Mesmo muitos sacerdotes já não rezavam mais o Rosário, influenciados pela propaganda de falsos teólogos, que gostariam de fazer acreditar que esta devoção estava ultrapassada. Os católicos eram humilhados; o clero começava a desistir. Foi precisamente este o momento de desânimo que a Virgem Maria escolheu para visitar o Ruanda. De 1981 a 1989, este país ouviu falar da Virgem Maria como nunca antes. Kibeho está localizado no sul do país, a região mais pobre do Ruanda. A presença, neste lugar, de dois padres muito dinâmicos, tornou novamente a população fervorosa.

As Aparições começaram com uma rapariguinha, Alfonsine, aluna na escola de Kibeho.

Heis como ela relata a primeira Aparição:

“Teve lugar num Sábado, 28 de Novembro de 1981 às 12:35. Eu estava na sala de jantar da escola, servindo as minhas colegas. De repente, eu ouvi uma voz me chamando.

Virgem Maria: “Minha filha.”

Alfonsine: “Estou aqui.”

“Eu fui para o corredor e vi a uma senhora muito bonita. Ajoelhei-me, fiz o sinal da Cruz e perguntei: Quem sois?”

Virgem Maria: “Ndi Nyina Wa Jambo (na linguagem local, ‘Eu sou a Mãe do Verbo’). Na religião o que preferes?”

Alfonsine:  “Eu amo Deus e a Sua Mãe, que nos deu uma criança que nos redimiu.”

Virgem Maria: “Se é assim, Eu vim para te acalmar, porque ouvi as tuas preces. Eu gostaria que os teus amigos tivessem Fé, porque eles não acreditam com suficiente força.”

Alfonsine: “Mãe do Salvador, se sois realmente Vós que nos veio dizer isso aqui, nós temos pouca Fé, Vós nos amais. Eu estou realmente cheia de alegria que Vós me tenhais aparecido.”

Alfonsine relata: "A Virgem não era branca como Ela é geralmente vista nas imagens sagradas. Eu não poderia determinar a cor da sua pele, mas Ela era de uma beleza incomparável. Ela estava descalça e tinha um vestido branco sem costura, e também um véu branco na cabeça. Suas mãos estavam entrelaçadas sobre o peito, e seus dedos apontados para o céu. Mais tarde, disseram-me que eu estava na sala de jantar. Meus colegas disseram-me que eu estava a falar em várias línguas: Francês, Inglês, Kinyarwanda, etc.”

"Quando a Santíssima Virgem estava prestes a partir, eu disse três ‘Avé-Marias’ e a oração,’Vem, Espírito Santo'. Quando Ela partiu, eu vi a Sua ascensão ao Céu como Jesus."

No final da Aparição, a vidente permaneceu imóvel durante um quarto de hora, como se estivesse paralisada, e todos os esforços para tirá-la do êxtase foram em vão. Nem os professores, nem as freiras deram crédito ao que Alfonsine disse. Em vez disso, falaram de doença, em vez de Aparições.

O fenómeno ocorreu novamente no dia seguinte, a 29 de Novembro de 1981. Em Dezembro, as Aparições ocorreram quase todos os Sábados.

Excitados pela sua curiosidade, as alunas e as professoras testaram a realidade dos êxtases. Eles queimaram Alfonsine com um fósforo, ou picaram-na com um alfinete, mas a vidente não tinha reacções.

Alfonsine sofreu durante este período uma subtil perseguição. Elas zombavam dela: "Aí vem a vidente."

Durante a Aparição de 8 de Maio de 1982, Alfonsine queixou-se à Virgem Maria: "As pessoas dizem que somos loucas." Nesse dia, sua mãe esteva presente pela primeira vez.

Dada a descrença, sobre as Aparições, de todos os que a rodeavam, ela pediu a Nossa Senhora que aparecesse também a outras colegas da escola. Correspondendo ao seu pedido, Nossa Senhora também começou a aparecer a duas outras rapariguinhas suas colegas, Nathalie e Marie Claire.

Paralelamente a estas duas videntes, aceites pelo Bispo local, por outro lado, começaram a aumentar o número de novos “supostos” videntes, fora da escola, de uma forma perturbadora. Mais tarde, depois de Julho de 1982, houve mesmo uma questão de “supostas” aparições de Jesus; Isso aconteceu 7 meses após as primeiras aparições da Virgem Maria. Mas, depois de algum tempo, os supostos videntes de Jesus, que se tornaram conhecidos dos peregrinos de Kibeho, acabaram proliferando-se de uma forma preocupante, o que acabou por os desacreditar. Os Falsos videntes que surgiram, em especial raparigas, chegaram a ser em número de 33.

Pode-se ver nesta proliferação de casos “sobrenaturais”, uma clara manifestação diabólica que, através dos falsos videntes, queria desacreditar as verdadeiras Aparições de Nossa Senhora… ou sabe-se lá o quê…

Outro facto a ser enfatizado, é que nos dias das Aparições públicas, as videntes não experimentavam praticamente de êxtases. As videntes tinham as Aparições individualmente, uma de cada vez, enquanto as outras videntes estavam assistindo, junto com o resto da multidão. Estas Aparições variaram de duração, dependendo da frequência, e elas geralmente foram marcadas por fortes quedas estáticas no final da Aparição.

As Aparições eram também caracterizadas pela abundância de palavras, a duração dos êxtases, canções, orações de intercessão, bênçãos (especialmente por meio de água), as quedas repetidas durante a mesma Aparição em certos dias (a partir de 15 de Agosto de 1982 até o final da Quaresma em 1983), e outras mortificações. A Quaresma de 1983 foi caracterizada especialmente pelo jejum extraordinário, que foi acompanhado de perto por uma equipe de médicos da Universidade Nacional do Ruanda.

Alfonsine Mumureke disse ter feito, em 20 e 21 de Março de 1982 uma "viagem mística" de várias horas com a Virgem a um outro "mundo", através de "lugares" que ela descreve com uma linguagem simbólica, que faz pensar em realidades como o Inferno, o Purgatório e o Céu, mas com um vocabulário muito diferente do do Catecismo.

Ela informou a irmã directora e as suas colegas com antecedência: "Vou parecer morta, mas não tenham medo; Não me enterrem! "

A viagem durou dezoito horas. Sacerdotes, enfermeiros, religiosos, e o assistente médico da Cruz Vermelha, todos puderam ver Alfonsine mergulhada num sono profundo, o corpo hirto e muito pesado. Eles não conseguiram levantá-la nem separar as mãos que estavam unidas.

Nathalie Mukamazimpaka teve também uma experiência semelhante em 30 de Outubro de 1982, que foi observada de perto por uma equipe da comissão teológica do bispo.

 

Mini Resumo das Mensagens

Declaração resumida do Bispo de Gikongoro, Dom Augustin Misago, feita em 29 de Junho de 2001, sobre as Revelações de Kibeho 

Como Bispo do lugar das Revelações, anuncio o seguinte:

 1 - Um apelo urgente ao arrependimento  e conversão dos corações.

Arrependei-vos. Arrependei-vos. Arrependei-vos.”

2 - Uma avaliação do estado moral do mundo.

“O mundo conduz-se muito mal.”

“O mundo apressa a sua ruína, e vai cair no abismo.”

“O mundo é rebelde contra Deus, comete demasiados pecados, não tem nem amor, nem paz.”

“Se não se arrependerem e não converterem os vossos corações, cairão no abismo.”

3 - Uma profunda tristeza da Mãe de Deus.

 “Os videntes afirmam ter visto Maria chorando a 15 de Agosto de 1982. A Mãe de Deus estava muito triste por causa da incredulidade das pessoas e falta de arrependimento.”

4 - Fé e incredulidade serão como nunca antes vistas.

Estas palavras misteriosas foram repetidamente ditas pela Virgem Maria a Alfonsine no início das revelações. Ela foi convidada a repeti-las às outras pessoas.

5 - O sofrimento que salva.

Em 15 de Maio de 1982 a Virgem Maria disse às videntes, especialmente a Nathalie:

 “Ninguém chegará ao Céu sem sofrimento.”

“Um filho de Maria não rejeita o sofrimento.”

As videntes foram convidadas através deste motu  para viver muito especificamente, aceitando o sofrimento por meio da Fé no Amor, mortificando-se e negando a elas próprias prazeres, pela a conversão do mundo. Assim, Kibeho é uma chamada de atenção para o papel da cruz na vida de um cristão e da Igreja.

6 - Rezai sempre de todo o coração.

As pessoas não estão rezando, e aqueles que rezam, não rezam como deveriam. A Virgem Maria pede às videntes para rezarem muitíssimo por todo o mundo, para ensinar os outros a rezar, e rezar por aqueles que não rezam. A Virgem Maria pede-nos para rezar com maior zelo e pureza de coração.

7 - Devoção à Virgem Maria.

Essa Devoção deve ser expressa através da sincera e regular oração do Rosário. 

8 - O Rosário das Sete Dores da Mãe de Deus.

A vidente Marie Claire Mukangano afirma ter recebido revelações quanto este Rosário. Este Rosário agrada à Mãe de Deus. Foi bem conhecido, mas agora foi esquecido. A Mãe de Deus de Kibeho deseja que possa ser relembrado e se espalhe na Igreja. No entanto, esta oração não substitui o Santo Rosário.

9 - A Virgem Maria quer que uma Capela seja construída para Ela.

Quer esta Capela como um sinal da memória de suas revelações em Kibeho. Este assunto surge nas revelações de 16 de Janeiro de 1982 e repete-se muitas vezes ao longo do ano com novos acrescentos.

10 - Rezai sempre pela Igreja.

Pois muitos problemas estão para acontecer nos tempos que estão para vir. Assim, a Virgem Maria disse a Alfonsine em 15 de Agosto de 1983 e 28 de Novembro de 1983:

“O que Eu digo não é dirigido apenas a uma pessoa nem diz respeito apenas aos tempos actuais; é dirigido a todos em todo o mundo.”

A análise das conversões com as videntes, deixa claro que, em sua opinião, a Mãe de Deus não veio a Kibeho com um novo ensinamento, mas para lembrar-nos, com total clareza, o que tínhamos esquecido. Ela veio para nos despertar, para agitar as nossas consciências, para nos alertar, para nos lembrar das nossas responsabilidades como filhos de Deus, para nos levar para o caminho certo, e foi isso que as motivou a corrigirem as suas vidas. Em suma, Ela veio para o bem da nossa renovação espiritual e para a nossa Salvação. A Virgem Maria, que é nossa Mãe, não pode abandonar Seus filhos à sua destruição. Ainda mais triste, é a cegueira e o endurecimento dos nossos corações

Esta Declaração completa do Bispo de Gikongoro, Dom Augustin Misago, de 2001, pode ser lida na íntegra em:

http://www.kibeho.org/en/mary.php

 

Introdução feita pelo padre ruandês Edouard Sinayobye, ao seu livro sobre Kibeho 

A Virgem Maria predisse e deu a visão às videntes, no meio de lágrimas, das cenas dramáticas do genocídio que se veio a passar em 1994: os assassinatos, as cabeças cortadas, as valas comuns… Prenúncio de um destino de ódio que, advertiu, poderia atingir o mundo todo, que voltou as costas a Deus e agora “está à beira do abismo”.

Mostrou-lhes os lugares e estados das almas na vida após a morte: o inferno existe, mas também o Paraíso, meta que todo homem, querido e amado pelo Pai do Céu, pode livremente atingir com uma vida boa.

A Mãe do Verbo repetiu incessantemente que tinha vindo para renovar todo o mundo contemporâneo:

“Se eu vim a Kibeho, é para me dirigir a todo o mundo. Eu vim porque via que vocês precisavam de alguma coisa.”

O padre ruandês Edouard Sinayobye, que exerce o seu ministério a poucos quilómetros de Kibeho, escreveu e publicou o livro “Eu sou a Mãe do Verbo”. Ele testemunhou as aparições e deve a elas a sua vocação. Sinayobye, que tem um profundo conhecimento das videntes e da Mensagem da Virgem Maria, escreveu como introdução do seu livro o texto que reproduzo a seguir:

Foi a própria Mãe do Verbo quem repetiu incessantemente que tinha vindo para renovar todo o mundo contemporâneo: “Se eu vim a Kibeho, é para me dirigir a todo o mundo. Eu vim porque via que vocês precisavam de alguma coisa.”

As Aparições são um carisma para o nosso tempo. Através delas, a Mãe do Verbo, profeticamente, nos lembra do ‘Evangelho esquecido’, desgastando-se com um coração cheio de generosidade materna para nos lembrar da conversão. Através do presente trabalho, eu tenho a felicidade de apresentar ao povo de Deus este carisma de Kibeho, capaz de iluminar a escuridão da nossa vida e de incentivar um despertar espiritual de acordo com o desejo de Nossa Senhora.

A Providência me fez testemunha ocular dos eventos extraordinários de Kibeho. Sou ruandês, nativo de uma região próxima do local das Aparições. Vou a Kibeho desde o início dos acontecimentos. Cresci na atmosfera de reavivamento espiritual originada pelas Aparições. Também tenho de reconhecer que o caminho vocacional que me levou até o sacerdócio foi nutrido substancialmente por essa atmosfera característica do cristianismo ruandês.

A formação em Teologia Espiritual que recebi em Roma deixou-me mais atento aos carismas que o Espírito Santo suscita para despertar e santifica a Igreja. É desta perspectiva espiritual que apresento, neste livro, o carisma de Kibeho.

O texto é uma reelaboração de parte da minha tese de doutoramento em Teologia Espiritual, discutida no Pontifício Ateneu Teresianum, de Roma, em 17 de Janeiro de 2013 e intitulada ‘Kibeho, lugar teológico da experiência cristã com a Mãe do Verbo’. Após a discussão da tese, foi-me sugerido transformá-la num texto mais divulgativo, destinado a um público mais amplo, interessado não só em informações sobre as aparições de Kibeho, mas, especialmente, em encontrar no dom de Kibeho uma fonte de vida espiritual e um carisma para o despertar espiritual, adequado aos desafios do mundo de hoje.

As aparições de Kibeho são repletas de factos, sinais e símbolos de uma mensagem preciosa. Apresentarei os seus destaques, bem como o seu conteúdo espiritual. Dedicarei um espaço especial às visões trágicas, proféticas, sobre o mundo actual, além de interpretar espiritualmente o terrível genocídio contra os tutsis, que havia sido profetizado nas aparições. Os pontos mais significativos que brotam da mensagem transmitida aos videntes pela Mãe do Verbo serão apresentados como uma jornada do seguimento de Cristo.

A exposição dos temas, portanto, acompanhará o ritmo de um dinamismo de crescimento espiritual. O primeiro momento mostrará que o mundo está em perigo e corre o risco de cair no abismo, como anunciado nas aparições. A Mãe do Verbo lembra que os homens de hoje estão vivendo em rebelião contra Deus e denuncia vigorosamente a hipocrisia presente no culto cristão.

Os temas da conversão, da oração sincera e da fé serão apresentados em estreita conexão: é através da fé sincera e da oração sem hipocrisia que o discípulo de Cristo pode chegar à autêntica vida cristã. O tema do sofrimento expiatório, juntamente com o da bênção, é como um desdobramento, na vida dos discípulos, desta comunhão com o Verbo.

A exposição do estudo da mensagem termina com outro tema recorrente nas aparições de Kibeho: a perspectiva escatológica da vida cristã. A Mãe do Verbo nos lembra que este mundo acabará e convida a Igreja a preparar seriamente a vida eterna.

O livro reflecte os resultados da pesquisa, que eu condensei e reforcei de luz teológica, numa exposição de estilo espiritual. Fui a fontes directas: os diários e cadernos das videntes, os relatórios das comissões de inquérito, bem como a outros documentos privados aos quais o bispado de Gikongoro generosamente me deu livre acesso. Analisei com cuidado todos esses documentos.

Em especial na interpretação dos pontos da mensagem em língua ruandesa, recorri às testemunhas que meticulosamente entrevistei: as videntes Nathalie e Alfonsine, dom Augustin Misago, de feliz memória, e outros membros das comissões ainda vivos, bem como a outras testemunhas que assistiram à série de Aparições.

Toda esta pesquisa me permitiu não só aproximar-me da verdade dos factos, mas também obter maior precisão quanto ao conteúdo da mensagem. Na elaboração do texto, além da competência dos meus orientadores, eu me apoiei na autoridade e na experiência de René Laurentin e de Vittorio Messori.

O padre Laurentin me esclareceu muito, especialmente em termos de metodologia. Vittorio Messori, jornalista e escritor italiano de renome internacional, conhecido pelos volumes que escreveu em parceria com os papas João Paulo II e Bento XVI, me ajudou a entender os meandros dos desafios espirituais do nosso mundo e a mostrar que a mensagem de Kibeho é, para esses desafios, um remédio adequado.

O livro não fornece todas as informações sobre os eventos: tendo sido convidado a dar-lhe traços mais divulgativos, optei por cortar alguns dados mesmo sendo importantes, como as notas bibliográficas. Para informações mais completas e precisas, portanto, seria útil ler a tese completa, disponível em todos os bispados e seminários maiores de Ruanda, bem como nos ateneus pontifícios Teresianum e Marianum, de Roma.

Compartilho com o leitor o desejo de me colocar à escuta da Mãe do Verbo, juntamente com a alegria de pertencer com generosa devoção àqueles que espalham a massagem dela transmitida em Kibeho.”

 

Algumas das Mensagens e as ocorrências mais importantes 

As seguintes mensagens e comentários foram publicados a 15 de Setembro de 2001, dia de Nossa Senhora das Dores, logo a seguir ao ataque das Torres gémeas do World Trade Center, no site de Michael, depois de terem sido Aprovadas pelo Bispo local.

Nem todas as Mensagens têm data em que foram dadas em Kibeho, mas o mais importante é o seu conteúdo, que passo a apresentar.

Em 5 de Agosto de 1982, a Virgem Maria disse à Nathalie:

Virgem Maria: “Eu falo convosco, mas vós não Me ouvis. Eu quero levantar-vos, mas vós permaneceis caídos. Eu chamo-vos, mas vós fazeis ouvidos moucos. Quando vós ireis fazer o que Eu vos peço? Vós ficais indiferente a todos os Meus Apelos. Quando ireis entender? Quando vós ireis vos interessar no que Eu quero vos dizer? Eu dou-vos sinais, mas vós permaneceis incrédulos. Quanto tempo vós ireis fazer ouvido moucos aos Meus Apelos?”

Heis o diálogo entre a Virgem Maria e Marie Claire em 2 de Abril de 1982:

Virgem Maria: “Arrependei-vos! Arrependei-vos! Arrependei-vos!”

Marie Claire: “Mas eu faço!”

Virgem Maria:  “Quando Eu vos digo isto, Eu não falo só para vós, mas falo também para todos os outros. Os homens do nosso tempo esvaziaram tudo do seu verdadeiro significado: aquele que comete uma falta não reconhece que agiu errado.”

Marie Claire: “Nós somos fracos, sem força. Dá-nos a força para reconhecer nossas faltas e pedir perdão por elas.”

Em 31 de Maio de 1982, Nossa Senhora disse a Marie Claire:

"O que Eu vos peço é arrependimento. Se vós recitardes este Terço, meditando-o, então vós ireis ter a força para vos arrependerdes. Hoje, muitas pessoas não sabem mais como pedir perdão. Pregam novamente o Filho de Deus na cruz. Por isso, Eu queria vir e vo-lo relembrar, especialmente aqui no Ruanda, porque aqui ainda encontrei gente humilde, que não está ligada à riqueza e ao dinheiro.”

28 de Novembro de 1989 Nossa Senhora disse a Marie Claire:

"Eu falo para vós que sois os detentores do poder, e que representais a nação: salvem o povo, em vez de serem os seus algozes. Não roubem o povo; compartilhai com os outros. Tende cuidado para não perseguirdes, para amordaçar aqueles que querem denunciar os vossos erros. Eu digo-vos, eu repito, façais o que fizerdes, mesmo que vós tenteis de tudo para prejudicar alguém, porque Ele ama os seus semelhantes, defende os direitos humanos, luta pelo respeito da vida dos outros, e pela verdade e tudo o que é bom, e até porque ele luta para que Deus possa ser amado e respeitado, o que quer que façais, vós não podeis fazer nada contra ele.”

A Visão que foi dada às videntes sobre a guerra, que ocorreria mais tarde, em 1994:

Durante a sua visita de 1990 ao Ruanda, o Papa João Paulo II exortou os fiéis a se virarem para a Virgem Maria como uma Guia Simples e Segura, e para orar com maior empenho contra divisões locais, tanto políticas como étnicas.

Uma das principais razões que levou as autoridades eclesiásticas competentes ao reconhecimento das Aparições de Kibeho como autênticas, foi a visão antecipada do genocídio de Ruanda, que aconteceu 12 anos mais tarde, em 1994. A 19 de Agosto de 1982, os videntes viram "um rio de sangue, pessoas que se estavam matando uns aos outros, cadáveres abandonados sem ninguém para enterrá-los, uma árvore toda em chamas, corpos sem cabeças.” Esta profecia parecia à primeira vista incrível, mas cerca de uma década mais tarde, na Primavera de 1994, uma horrorosa guerra civil eclodiu no Ruanda, e, em apenas três meses, cerca de 500.000 a um milhão de pessoas foram mortas, muitos decapitados à machadada e jogados no rio Kagea ("rio de sangue").

A Santíssima Virgem já nos tinha avisado em Kibeho, que a promiscuidade sexual levaria ao desastre. Isso foi antes de se ter conhecimento da SIDA, mas em 1994, África já contava com 70% dos casos de SIDA no mundo - e aldeias inteiras foram transformadas em cidades-fantasma! Até o momento, mais 25 milhões de africanos contraíram SIDA.

Mas as advertências da Virgem Maria não eram apenas para África. “Quando Eu vos digo isto, não estou Me referindo estritamente a ti filha, mas estou fazendo este Apelo ao mundo”, disse a Virgem à vidente Marie-Clare Mukangango, que mais tarde foi morta durante a guerra. Ela disse que a Virgem descreveu o mundo como em revolta contra Deus, o mundo “está à beira de uma catástrofe”.

Para evitar a guerra e castigos, a Mãe do Verbo convidou as jovens videntes, e todo o mundo, a orar, jejuar, e fazer penitência.

Na sequência dos terríveis acontecimentos do ataque às Torre Gémeas, que tiveram lugar nos Estados Unidos, e que são prenúncio de uma guerra mais sangrenta e mais devastadora, pedimos a quantos nos leiam para colocar em prática o pedido do Papa João Paulo: “Orem para evitar a guerra!”

E, acima de tudo, vamos prestar atenção aos pedidos de Nossa Senhora: vamos nos converter, indo à confissão, confessando nossos pecados com profundo arrependimento; vamos à Missa todos os Domingos; vamos rezar o Rosário, meditando sobre os mistérios que recordam os principais acontecimentos da vida de nosso Redentor, Jesus Cristo, relatados no Evangelho; vamos recitar o Rosário das Sete Dores que nos lembra que a Virgem Maria teve um papel muito importante na nossa Redenção e que Ela sofreu juntamente com Seu Filho Jesus para nos Salvar.

 


 Pedidos da Virgem Maria  

A Mãe do Verbo pediu:

- Arrependimento,

- Penitência e sacrifícios,

- Jejum e

- Oração de coração pela Igreja.

 

 

 Algumas Profecias cumpridas 

A grande profecia em Kibeho, foi a de uma eminente catástrofe humanitária no Ruanda, com uma Guerra Civil que provocou centenas de milhares de mortos e deslocados. Nossa Senhora deu a visão às videntes do que ia acontecer no Ruanda. E aconteceu!

Isto serve de exemplo para que quando Nossa Senhora faz uma profecia catastrófica, é porque se está à beira de que ela ocorra, mas existe a possibilidade de se a evitar. Quando Nossa Senhora anuncia, é porque é dentro de um tempo útil para nós agirmos. O mesmo não se passa com as profecias catastróficas dos falsos profetas, que fazem uma mão cheia de profecias trágicas, mas todas para um tempo que nunca mais chega, criando suspense, cansaço e descrédito nas Aparições verdadeiras de Nossa Senhora.

 

 Alguns Milagres 

Os peregrinos em Kibeho testemunharam vários fenómenos extraordinários nos locais das Aparições públicas:

■ A dança do Sol da esquerda para a direita e para cima e para baixo, por dezenas de minutos;

■ O desaparecimento do Sol, substituído por uma Lua esverdeada;

■ Uma dança de estrelas;

Cruzes luminosas no céu.

■ Mas o maior Milagre em Kibeho, segundo os responsáveis pelo site de Kibeho, foi uma onda de conversões e orações que resultaram das Aparições. A Virgem Maria, chamou especialmente os Seus consagrados e a juventude, esses pobres jovens dos nossos tempos, que vão para as escolas, e que ficam, não só sem Deus, mas contra Deus!

 

 Conclusões  

Quero citar alguns pontos para reflexão sobre estas Aparições.

a) Lamento que no Site oficial das Aparições de Kibeho, não estejam todas as Mensagens deixadas por Nossa Senhora. Nada mais simples e consensual que assim fosse, porque assim suscita-se a dúvida do porquê desta decisão. Haverá alguma forte razão para não se publicarem todas as Mensagens? Porquê mostrar umas e não outras? Estará alguma coisa a ser escondida?

Se alguém tiver conhecimento de todas as mensagens de Kibeho, peço que mas envie, para retirar esta nuvem de dúvidas decorrente da sua omissão.

b) Esta dúvida natural, de quem pretende tomar conhecimento mais profundo sobre as Aparições de Kibeho, também encontra um motivo de preocupação, nas palavras proferidas na Declaração Dom Augustin Misago, Bispo de Gikongoro de 2001, quando ele refere:

“Há mais razões para acreditar nas Aparições do que para negar...”

Esta afirmação dá-nos com clareza a saber que também houve razões para negar a sua autenticidade! Quais foram essas razões?

Até porque tendo sido o próprio bispo que nos suscita a dúvida, mais do que justificada, é caso para nos questionarmos sobre a seriedade e transparência da sua decisão.

c) Se juntarmos a este facto, o de que as comissões devem ter sido constituídas por pessoas sem qualquer experiência de análise destes fenómenos, e dado o grande interesse do Bispo que as Aparições fossem Aprovadas, acrescentam-se ainda mais dúvidas às que já podiam existir.

d) O facto de terem sido feitas profecias que se cumpriram, também não pode ser tomado como prova da sua proveniência Divina, pois o diabo acerta em muitas profecias que faz sobre catástrofes que advirão, pois ele é o responsável por muita desgraça que vem sobre o mundo, e ele mesmo é o seu autor e quem as provoca. Por isso sabe com antecedência o que vai ocorrer, e nada mais fácil, portanto, do que profetizar.

e) Outras dúvidas que podem surgir, decorrem do facto de as videntes terem sido advertidas do horror que se abateria sobre o Ruanda. Diz-se que um dos grandes milagres das Aparições foram as conversões e a oração que se fez. Mas então não pareceria lógico que a guerra tivesse sido evitada? Se não foi evitada, então para que serviram as conversões e as orações? Não seria de esperar que o Céu evitasse aquele massacre? Se não foi evitado o massacre, para quê então vir avisar o povo de que ele ocorreria? Assim sendo, parece que ficaria provado de que a oração e a conversão, não servem de nada, pois os catástrofes continuam a acontecer, independentemente das orações feitas. Claro que sempre se poderá dizer que podia ter sido pior…

f) O testemunho feito pelo padre ruandês Edouard Sinayobye, na tese de doutoramento, com base nas Aparições, também se torna um pouco suspeito, pois para ele era mais do que conveniente de que as Aparições fossem Aprovadas pela Igreja… Se assim não fosse, a sua tese iria por água abaixo e para o lixo. Também é uma pena que ele no seu livro não apresente todas as mensagens, e nos remeta para a sua tese de doutoramento. Hoje em dia, com a net, é tão fácil disponibilizar informação… porque  não fazê-lo?

g) Outro ponto que suscita estranheza, foi a avalanche de falsos videntes que surgiram em torno de Kibeho. É um caso inaudito em todo o resto do mundo à volta de Aparições Verdadeiras. Essa avalanche terá sido para desacreditar uma Aparição Verdadeira, ou terá sido para fazer pouco dos crentes em Kibeho?

h) Todas estes reparos que citei acima, dão para pensar que alguma coisa errada se pode ter passado em Kibeho e na sua qualificação como Aparições Autênticas e de proveniência Divina. Pessoalmente, estaria bastante relutante em assinar por baixo o parecer das comissões que estudaram Kibeho e que fundamentaram a decisão do Bispo local. Algumas destas ocorrências que acabei de citar, fazem-me pensar nos Critérios de Avaliação de falsos videntes.

i) O último Bispo que se pronunciou favoravelmente em relação a Kibeho, foi Dom Augustin Misago, que deixou o cargo em 2012. A partir dessa data, o cadeira de Bispo de Gikongoro ficou vacante. Será que há alguma razão subjacente, relacionada com dúvidas existentes no Vaticano, sobre a autenticidade das Aparições? Sim, porque entretanto foi criado em Kibeho um pólo de religiosidade, com um Santuário, e alguma afluência de povo. Contrariar ou retomar o processo, poderia ser sempre bastante melindroso e podia criar mais problemas dos que já existem…

j) Apesar destas Aparições, e alguns dos fenómenos relatados, poderem parecer pouco ortodoxos, como os acima citados, já que a Igreja as aceitou oficialmente, só temos também que as aceitar e, portanto, tomar as Aparições de Kibeho como autênticas manifestações Divinas através da Virgem Maria, a Mãe do Verbo.

Aqui assistiu-se a uma intervenção da Igreja num fenómeno sobrenatural, em que, posteriormente o que nos é revelado, só contém o que de bom havia a retirar das Aparições e Mensagens. É como se a Igreja tivesse intervindo como um crivo ou filtro, retendo e retirando o que era mau, e só deixando passar para o povo o que era bom.

Tanto quanto a Igreja nos deixou tomar conhecimento, os Pedidos feitos por Nossa Senhora, a Mãe do Verbo, em Kibeho, foram os de sempre, mas trouxe uma particularidade que quero realçar. Foi a de chamar a nossa atenção para a imperiosa necessidade de estarmos atentos aos Seus Apelos de Conversão e Oração, pois o Ruanda foi um tristíssimo exemplo e palco de um povo, na sua maioria, que não quis fazer caso dos pedidos de Nossa Senhora, de Conversão e Oração, e logo a seguir veio o caos e a tragédia humana de uma guerra fratricida e do genocídio que assolou o país.

O mesmo se pode passar com o mundo inteiro, se não levarmos a sério os Apelos feitos por Nossa Senhora em Medjugorje. A catástrofe não poderá ser evitada, mas poderá ser muito atenuada, em particular para aqueles que corresponderem aos Apelos da Virgem Maria, a Mãe do Verbo.

 

As 8 Grandes Aparições de Nossa Senhora

Aparição

Guadalupe

Aparição

Rue du Bac

Aparição

La Salette

4ª Aparição

Lourdes

5ª Aparição

Fátima

Aparição

Garabandal

Aparição

Zeitoun

Aparição

Medjugorje

 

http://www.amen-etm.org/Kibeho.htm

 C