Espantoso deboche na telenovela

"Porto dos Milagres"

Recebi estes textos por email, de uma irmã brasileira, e mais tarde um outro irmão também brasileiro que estão indignados, e com razão… da vergonhosa troça e deboche que é feita da religião católica, e da exaltação de uma deusa pagã, numa telenovela da Globo, "Porto dos Milagres".

Esta novela também passada em Portugal, é motivo de indignação de todo o Verdadeiro Católico!

AGRESSÃO BRUTAL E SUJA À IGREJA

TEXTO 1

Meus irmãos e irmãs, não somos inatingíveis, tenham certeza disso. Quando Jesus nos disse para oferecermos a outra face ao sermos agredidos, não quis dizer para ficarmos inertes e passivos a todas as agressões, principalmente a Sua e nossa Igreja.

A Globo (ou globo) resolveu agredir de modo SUJO esta Igreja de Cristo. Na novela das 08h00 (que nunca mais começa as 08h00), "Porto dos Milagres", é que está acontecendo esta agressão revoltante.

Por um lado, o catolicismo é apresentado de uma forma grotesca, caricata, na pessoa de quatro mulheres amalucadas, débeis em suas personalidades, sendo três delas travestidas de beatas e uma de espertalhona ensandecida, demente. Das três beatas, a única que tem ideias razoáveis com o cristianismo é, por outro lado, uma pobre neurótica que vive rezando e se macerando para afastar as tentações carnais, que ela recalca violentamente e, mesmo quando faz coisas boas com intenções boas, exprime isso de modo ridículo e repugnante.

Em contraste com esse quadro asqueroso do catolicismo, aparece a figura venerável da mãe-de-santo, "ponderada", "respeitada", "confiante", "estima elevada", tomada pelo espírito do candomblé; a imagem de Iemanjá, com o herói da história inteiramente devotado e totalmente entregue a ela, sua "mãe", com filial piedade. Verdade que, com um toque de ingenuidade, no meio de comportamentos nem sempre tão perfeitos.

Não desejamos que se trate desrespeitosamente o culto afro-brasileiro, por mais que discordemos dele e o achemos uma forma de regressão religiosa, mas o que não podemos admitir, sem protesto, é a atitude de agressão peçonhenta que procura inocular veneno de morte ao coração do povo católico mais ingénuo. Verdade também que os católicos mais praticantes, que têm participado, seja dos Movimentos, seja das Pastorais da Igreja, sabem que aquilo é apenas uma paródia de mau gosto, de muito mau gosto. Sabem que aquilo não é nem sombra da Igreja Católica ou da vida dos cristãos que procuram viver o Evangelho. (aliás, não devem nem estar assistindo à novela, salvo sob aspectos de críticas para alertar e defender sua fé contra baixarias irremediáveis). Mas muita gente do povo, que sequer participa das Missas dominicais, apesar de estatisticamente "católica", e estar basicamente predisposta a, um dia, ser católica de verdade, seja por necessidade, seja por idade, seja por coração, seja por influência, seja por opção, pode ficar pensando que o pessoal que está sempre na Igreja, que faz parte das Pastorais e Movimentos, que vive perto do padre, do clero, tem algo a ver com aquela paródia ridícula do "Porto dos Milagres"!

"Ah!!!" – dirão – "mas é evidente que aquilo é uma brincadeira. Todo mundo vê logo que se trata de comédia!" - talvez também digam aqueles que querem aceitar.

- "Está bem". – direi eu – "Se tudo não passa de uma brincadeirinha inocente, tratem assim também a "mãe de Santo" e o "culto de Iemanjá". Ridicularizem tudo, e não somente nossa parte, da Igreja de Cristo. Transformem um terreiro em um centro de vadiagem, de bebedeira, de enganações. Produzam uma mãe-de-santo em prostituta cínica e "vamos ver o que acontece". Mas não, não fazem isso. Ao contrário, pois a Igreja Católica tem, "costas largas"; os católicos são complacentes com tudo, com aqueles que os ferem no que há de mais sagrado; riem de nossos dogmas, riem de nossas orações, riem de nossas posturas, pois caricaturam tudo; acham graça quando tratam sua Mãe, a Igreja, como uma "rameira", ou uma déspota, ou uma neurótica neurotizante, uma velha rabugenta, intolerante, ridícula, caduca... Seremos ainda católicos ao aceitar inertemente tudo isso? Aceitar sem nem mesmo desligar a TV e convocar o povo católico a fazer o mesmo é oferecer a outra face? Pelo contrário: oferecer a outra face é ensinar o agressor ou ao menos alertá-lo de sua agressão. Então, protestar é oferecer a outra face.

Estou me lembrando de uma crónica antiga do Vittorio Messori (um notável jornalista italiano), amigo de Umberto Eco (autor de "O nome da rosa!"): o cronista contava que o romancista lhe dissera, um dia depois do sucesso do livro "O nome da rosa", entre os católicos: "Não entendo. Acho que, se eu fosse católico, ficaria revoltado com o que o livro gala da Igreja. Ao contrário disso, vejo os católicos adorando o livro, comprando, lendo e indicando."

Será que não precisamos sair desse nosso comodismo??? Será que não estamos super avaliando o "poder", a "força" da Igreja, como se ela pudesse deixar a mídia fazer tudo o que quer, sem tomar nenhuma posição??? Como se fôssemos inatingíveis??? Ora, não somos inatingíveis, não. Tenham certeza disso. (Transcrito de "O Lutador")


Meus irmãos e minhas irmãs, realmente não somos inatingíveis. Eu, de minha parte, não assisto um capítulo de nenhuma dessas novelas, e tento até nem mesmo assistir a Globo. Tenham certeza que, se todo o povo Católico não assistisse um dia sequer a qualquer programa da Globo durante a exibição dessa novela, as coisas começariam a ser diferentes em uma próxima oportunidade. Sei que eu não assistir, minha casa não assistir é como aquela pombinha que tentava apagar um incêndio na floresta, mas o povo católico é a maioria dos brasileiros, então, o povo católico é que tem nas mãos o poder de dar ou tirar o IBOPE da globo. Mas não deixar de assistir a globo e ir assistir SBT, RECORD, BAND..., não, nada disso, deixar de assistir TV, desligar o aparelho, ler a palavra de Deus, fazer orações, conversar com os filhos, com os pais, com os irmãos, com a esposa, com o marido, com os vizinhos, com os amigos... ouvir uma música, enfim, substituir a agressão da TV pela paz de Jesus....

Vamos mostrar, irmãs e irmãos, que não somos inatingíveis, somos Católicos. Fiquemos o Mês de Maio inteiro sem assistir TV. Se você quer assistir a um jornal ou a um esporte, limite-se somente a isso. Tudo o mais não faz falta à nossa vida.....

Mobilizemos nossa Igreja.... espalhem esse e-mail, divulgue em sua casa, em sua comunidade, em sua Paróquia, enfim, mobilizemos o Brasil Católico e até a nossos irmãos mais ecuménicos que pudermos.

Anna Carolina Fonseca

TEXTO 2

Caro irmão,

Paz de Jesus e o amor de Maria,

Meu nome é Antônio

Estou envinado um texto impressionante sobre a acção demoníaca na televisão brasileira e um apelo à oração permanente.

A ARTE SATÂNICA

Reparando as novelas da tv pode-se perceber com clareza suas intenções de desmoralizar e desacreditar os valores cristãos.

História e personagens, mostram explicitamente ou disfarçados de anjos papeis e posições comprometidos com a promoção do maligno. Nesse sentido ficção e realidade se misturam, interagindo-se, completando-se e condicionando-se mutuamente com a finalidade apoteótica de consolidação de um estilo de pensamento e de vida calcados no pecado.

Um complexo de articulações, um verdadeiro laboratório de manipulação de sentimentos e emoções onde o telespectador é o cliente.

Ingredientes como malícia, perversidade, falsidade, corrupção, erotismo, poder, crenças ocultas, famílias desestruturadas, uniões ilegais, dinheiro, discórdias, violência, etc. são trabalhados de forma que pareçam situações naturais, corriqueiras da vida, rotuladas de certa beleza, cómicas às vezes, indesejadas ou até desejadas ou identificadas por alguns. É vendida a ilusão da felicidade apoiada em valores superficiais e transitórios ao invés da paz verdadeira estruturada em valores sólidos e duradouros. Assim o contexto, subtil e ardilosamente, vai cumprindo seu objectivo, engana agradando, encanta, seduz, conquista, prepara o campo, faz a cabeça, desvia. Uma verdadeira arapuca para os mais distraídos. Fatos actuais da fé católica são explorados. Assim seguem as peças rumo ao grande objectivo: o rompimento com o cristianismo, o fortalecimento de seitas e filosofias anti cristãs, o domínio, a realização da obra maligna; doutrinação é o termo correcto.

Citemos alguns personagens e conteúdos das histórias.

· uma jovem beata, virgem, com moral rígida, com uma fé inconsistente, chega a ser cómica, aos poucos vai mostrando sua cara. Com a morte da mãe ela revela seu lado ambicioso e material (apodera-se do controle das finanças da família). Insegura e tentada, luta contra seus sonhos carnais ao mesmo tempo que demonstra desejo de ceder a eles. Parece clara a ironia à verdadeira santidade, demonstra uma tentativa de ridicularizar e enfraquecer a fé verdadeira, em especial atingir a integridade da Virgem Maria santíssima.

· Outra beata materialista, falida, de posição destacada na sociedade, diz ser a porta voz do Eterno Pai, afirma deter o poder concedido pelos céus. É apresentada como uma personagem doentia, desequilibrada emocionalmente, interesseira, astuta, vazia, perturbada. Parece fazer referência aos confidentes e mensagens de Jesus e Nossa Senhora. Demonstra uma tentativa de desmoralizar e desacreditar as mensagens e os confidentes verdadeiros.

· Uma ex-perfeita morta, cujo espírito tem constantes e descontraídos contactos com o marido, uma situação que vulgariza a morte e as manifestações divinas.

· Um anjo que cai do céu. Anjos não caem do céu. Anjos vivem no céu a serviço de nosso Poderoso Deus. Anjo que cai do céu é um anjo rebelado, expulso por Deus.

· Lobos em pele de cordeiro e coiote em pele de gente.

· Personagens ligados a fatos vergonhosos da história da humanidade (Assuntos ligados ao Nazismo)

· Distorção de fundamentos da verdadeira fé católica (ex.: deturpação do significado verdadeiro dos santos e imagens)

Há enfoques que parecem ser de algum proveito, com posições em defesa da natureza, personagens com algumas qualidades humanas positivas, mas estes são apresentados como figuras vagas, frágeis, desligadas do poder central que é Deus, coadjuvantes comparados com o enfoque central da trama, provavelmente representam o lado puro ao qual certamente está destinado o insucesso para mostrar que ser bom não vale a pena, pois a meta é promover o lado grandioso e negro. A perversidade está embutida nas segundas intenções.

Somente o poder e a misericórdia de Deus para proteger-nos, por isso a defesa maior e mais eficaz é dobrar os joelhos em oração e ficar atento.

Oremos muito, oremos por todos os filhos de Deus, sejamos fieis a Jesus, peçamos discernimento ao Espírito Santo, auxílio a Nossa Senhora e protecção das milícias celestes para que todos mantenhamo-nos afastados das garras do inimigo, especialmente lembremos de pedir força e protecção para aqueles incumbidos de divulgar a palavra de Deus, o Papa, padres, bispos, leigos, etc.

Também cada um de nós tem um papel importante, no nosso quotidiano, na consciencialização dos fatos, na doação a Deus, na oração constante. Jesus precisa de cada um de nós, de nossa participação na sua obra, nossas almas pertencem somente a Deus, nosso supremo Criador e o caminho, a verdade e a vida está em Jesus, Seu único filho e nosso salvador. Somente Jesus pode nos proporcionar verdadeira felicidade e alegria.

Nenhum Pai sente-se feliz vendo seus filhos afastados e perdidos e muito menos Deus com seu imenso amor. Nosso Pai celestial deseja ver-nos unidos e fortes em torno Dele através de seu filho Nosso Senhor Jesus Cristo.

Não deixemo-nos enganar, fiquemos de olhos abertos.

No seu modo sorrateiro e subtil de agir, satanás quer se aproveitar da criação de Deus, entrar na vida das pessoas, influenciar suas cabeças, infiltrar-se nas instituições, nas organizações, nas religiões, para implantar seu comando e aponta seu ataque principalmente para a Igreja católica, por ser a igreja verdadeira fundada por Jesus Cristo com o apóstolo Pedro e que a pedido do próprio Jesus, relembra, na missa, o gesto da última ceia, ao celebrar a eucaristia (MT 16,13-19 e 26,26-28; LC 22,17-20; MC 14, 22-24). Satanás quer desestabilizar a Igreja Católica, como já vem acontecendo já há muito tempo, destruí-la, mexendo na sua estrutura, dispersando seus fiéis, para assim consolidar seu domínio. Com a igreja católica desestabilizada o caminho fica mais fácil e mais livre para a acção do maligno, pois o catolicismo é e sempre foi a referência para uma sociedade Cristã. Para alcançar seu intento o inimigo usa de todos os meios e artifícios possíveis e imaginários. Aproveita-se das boas obras e as desvirtua, faz imitações mas também cria seus próprios projectos, arma estratégias, atrapalha, desvia, espalha confusão, etc., etc. Infiltra-se na Igreja Católica visando corrompe-la, destruí-la e descaracterizar seus verdadeiros fundamentos, como também se utiliza de outras organizações e religiões com o fim de ganhar adeptos e dirigir então ataques à igreja católica. Seu alvo principal é a missa porque a Eucaristia é o ponto central e a maior força do catolicismo, logo o principal obstáculo no caminho do inimigo. Por isso cada católico a menos é menos um a participar da missa e da eucaristia o que é bom para o inimigo. Assim forma-se o círculo vicioso da obra diabólica. A realidade do mundo em todos os seus aspectos, os acontecimentos, a vida, a busca e a insatisfação das pessoas, vão contribuindo para que, seja por fé, por fuga, para satisfação do ego, por influência ou necessidade de segurança ou por desconhecimento, as pessoas se engajem em outras seitas, outras religiões, movimentos diversos, ocultismo, etc. Acabam encontrando muita emoção, muita ação, satisfação espiritual aparente, mas não verdadeira realização espiritual centrada em Deus, muitos estão munidos de fé e boa intenção, mas perdem-se na negação da eucaristia, no descrédito à santíssima Virgem Maria, no rompimento com a Igreja de Cristo, desobedecendo dessa forma a vontade de Jesus, satisfazendo assim os propósitos do inimigo. Muitas vezes até mesmo o nome de Jesus é usado, colocado numa "placa de igreja" para convencer e facilitar a adesão de adeptos, pois o nome de Jesus transmite credibilidade. E assim quanto mais fuga houver de católicos melhor para o inimigo. Cada católico a menos é menos um a participar da Missa e da Eucaristia. Com o enfraquecimento da Igreja Católica então as demais instituições com facilidade também cairão. E as pessoas sem perceberem, embaladas pelas obras e ofertas atraentes do poder maligno e sem usar de um maior questionamento e conhecimento, acabam embarcando nas suas iscas.

Amados irmãos, especialmente os mais afastados, fiquem atentos, coloquem a mão na consciência e retornem para nosso Pai Supremo. Não abandonemos a santa Igreja Católica de Jesus Cristo, mesmo que seus integrantes, que são seres humanos, cometam falhas, mesmo que ela atravesse períodos difíceis, situações que podem ser provocadas justamente por acção do mal. Jesus e a sua Igreja está acima de todo erro. O afastamento da igreja católica e seu enfraquecimento é o que o maligno deseja mas não conseguirá porque Jesus é o filho de Deus, nosso Rei e triunfará. Se nossa casa ou nossos familiares correm perigo ou passam por dificuldades, nós não fugimos, mas sim, pelo amor que nos une, mantemo-nos firmes e procuramos nos ajudar mutuamente. Então façamos o mesmo com nossa amada Igreja Católica, fiquemos todos unidos e não a abandonemos, ao contrário procuremos conhece-la melhor, fortalece-la, amá-la. Comecemos rezando pedindo a protecção e a direcção de Deus, perseveremos na eucaristia, coloquemos o amor a Deus em primeiro lugar em nossas vidas. Não permitamos as influências dos planos malignos cujo objectivo é dominar a tudo e a todos implantando sua filosofia de vida e destruindo os valores cristãos.

Essa realidade deve fortalecer-nos na fé e nos mostra o caminho que Deus quer que sigamos.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Antônio

http://pagina.de/amen.etm

EspantosodebochenatelenovelaPortodosMilagres.htm

C