Dez Conselhos para vencer o diabo

 O Cardeal Arcebispo de Génova, Dionigi Tettamanzi publicou, por ocasião da Quaresma, um decálogo sobre como defender-se do demónio e evitar suas seduções.

O decálogo do Cardeal Genovês quase passou desapercebido pela imprensa italiana, se não fosse porque o país inteiro estar indignado por um episódio macabro produzido em Novi Liguri, de onde uma adolescente de 16 anos e seu namorado massacraram sua mãe e seu irmão pequeno em um ritual claramente satânico.

Em um documento de 40 páginas, intitulado "O Grande Tentador", o Cardeal Tettamanzi explica com palavras simples, ao invés da profundidade teológica, quem é o Diabo e como enfrentá-lo.

O conteúdo do livro, que começa com a leitura do Primeiro Domingo da Quaresma - As três tentações de Satanás a Jesus no deserto -, foi sintetizado em um decálogo:

1. Não se esqueça que o diabo existe, que é mentiroso, e que sua primeira mentira é fazer-te acreditar que ele não existe.

2. Não se esqueça que o diabo é tentador e que todos somos vulneráveis.

3. Não se esquecer que o diabo é muito inteligente e astuto, tal como o foi Adão e Eva, primeiros homem e mulher que sucumbiram tentados pela serpente.

4. Ser vigilante e forte contra os espíritos do mal que habitam as gerações celestes.

5. Acreditar firmemente na Vitória de Cristo sobre o tentador, tal como disse o Evangelho.

6. Recordar que Cristo te faz participante da sua vitória nos sacramentos e nos sinais sacramentais, como a água benta.

7. Escutar a Palavra de Deus como nas respostas de Jesus Cristo a Satanás durante os desafios no deserto.

8. Para vencer a tentação de eleger o caminho do egoísmo, é preciso ser humilde e amar a mortificação, com a consciência da própria fragilidade, mas ao mesmo tempo com confiança no Senhor.

9. Rezar sempre sem cansar-se porque ela conduz a vitória contra o maligno.

10. Adorar ao Senhor teu Deus e somente a Ele render culto, intensificando a adoração a Deus Vivo e Verdadeiro, que dará forças "para vencer a tentação que nos atrai ao mal, aos ídolos vãos e vazios".

 Fonte: Extraído de SITE GRUPO DE JOVENS AGAPE, e enviado por Terezinha Carvalho

"O JEJUM ACOMPANHADO DE ORAÇÃO É FORÇA PODEROSA CONTRA AS POTÊNCIAS DO MAL".

- REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS! OU O ROSÁRIO MARIANO COMPLETO -

 C