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● APRESENTAÇÃO
AB - Atelier Bianchi, disponibiliza um novo serviço de
construção de modelos 3D, tridimensionais, para inserção no Layer 3D do “Google earth”, ou
seja, submeter as propostas à “Trimble, armazém 3D da Google”, para os modelos tridimensionais
figurarem na Camada dos Edifícios
3D do “Google earth”.
O tipo de
modelização que o AB pode fornecer, corresponde a 2 níveis de pormenor:
● Nível básico
-
Modelização compatível com os requisitos da “Trimble” para inclusão no Layer de Edifícios 3D, e que não podem ser modelos complexos e pesados, mas que têm a
visualização exterior rigorosa e real.
● Nível Avançado - Modelização
pormenorizada para uso local e pessoal, em que todo o pormenor já é permitido e
independente da Google. Estes modelos são no entanto também
visualizados no Google earth, mas não se encontram na “Trimble”.
São modelos que são distribuídos pessoalmente pelos seus proprietários.
Nesta modalidade, são fornecidos os ficheiros em formato kmz
(formato Google Earth), skp (Sketchup da Google), dwg
(AutoCAD da Autodesk).
O AB
também executa os modelos 3D de outros tipos de edifícios, que não religiosos, e submete-os
igualmente à Trimble da Google.
Igualmente
poderão ser fornecidos PPS de apresentação dos edifícios, bem como
animações, fotografias e panorâmicas dos Modelos
3D.
Os pedidos
deverão ser feitos para o email da AMEN-AB:
jbianchi3@gmail.com
O Portfolio AB contém
Modelos 3D nas seguintes áreas:
● Basílicas, Igrejas e Capelas - 54 Modelos
Nesta área constam os principais e
mais complexos Santuários, Basílicas e Igrejas mundiais, em vários países:
Portugal - o Santuário de Fátima na Cova da
Iria, Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, Capela de São Jerónimo, Capela do
Senhora do Monte, Igreja de São Sebastião da Pedreira, Igreja de Cascais,
Igreja do Estoril, Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa, todas as
Capelas de Fátima.
Espanha - Igreja de Garabandal.
França - Santuário de Lourdes, Santuário
de La Salette .
Itália - Santuário do Loreto, Igreja de
Nápoles, Igreja de Lanciano, Igreja do Santo Sudário em Milão.
Egipto - Igreja de Zeitoun.
Bósnia - Igreja de São Tiago em
Medjugorje.
Israel - Igreja do Santo Sepulcro em
Jerusalém, Basílica da Anunciação em Nazareth, Igreja da Natividade em Belém,
Cenáculo de Jerusalém.
México - Igreja de Tepeyac.
● Monumentos, Imagens e Esculturas - 37 Modelos
De realçar o Monumento do
Cristo Rei em Almada, a Torre de Belém em Lisboa, o símbolo de Lisboa
e os Monumentos da Imaculada
● Edifícios Públicos - 40 Modelos
De realçar o Edifício Amoreiras
Square e o Colégio São Tomás
● Turismo - 6 Modelos
De realçar a Estalagem da Serra de
Bornes
● Casas Particulares - 21 Modelos
De realçar a Quinta de Birre e a
Casa de Sonho
Pode visualizar todos os Modelos 3D
executados pelo Atelier Bianchi, a partir da Trimble na Google, ou os mais emblemáticos, a partir do AB:
● ALGUMAS EXPLICAÇÕES
O Google earth
é um Atlas tridimensional da Terra, que permite navegar através de todo o Globo
Terrestre, com detalhe e rapidez. Os recursos disponíveis a cada momento são
inesgotáveis, com informação escrita, fotográfica, Modelos 3D
dos edifícios, posição do Sol, nuvens em tempo real, etc..
A
visualização é configurável, e portanto, podemos ver só o que quisermos. Além
da facilidade de Busca dos locais desejados, temos a possibilidade de
visualizar a Terra, não só numa vista vertical à superfície, mas também podemos
fazer variar o azimute, ou seja o ângulo de visualização, desde os 90º até os
0º. Daí o interesse em poder visualizar os Edifícios
em 3 Dimensões. Como as
vistas do terreno incluem o relevo e a posição do Sol, podemos ter assim uma
visualização quase real. Podemos verdadeiramente falar de uma Realidade Virtual. Podemos fazer Buscas de locais, irmos imediatamente para esses
locais, descer ao nível do terreno e visualizar os edifícios com uma perfeição
extraordinária.
Agora,
podemos ter os nosso locais preferidos em três dimensões. A nossa casa, as
nossas Capelas e Igrejas, enfim, toda a realidade pode ser visualizada através
de Modelos 3D, que depois de submetidos à Google,
passam a figurar na camada ou Layer dos
Edifícios 3D do Google earth.
Esta visualização pode ser só usada por nós a nível local, ou estar disponível
para todos os que navegam na Internet.
Além dos
Edifícios que figuram no Layer dos Edifícios 3D, podemos ter a nível local e disponíveis
na Trimble da Google, uma
infinidade de modelos para visualização esporádica e a nível local, ou seja, só
no nosso computador. Nesta opção, podemos fazer o download desses modelos e
guardá-los no Google earth. Podemos também enviá-los por email,
para que depois de abertos no destinatário, ele o possa também visualizar no Google earth.
Além desta
visualização dos modelos 3D no Google Earth, também existe a
possibilidade de os ver, e andar dentro dos Modelos
3D, através de procedimentos
muito simples e eficazes, com o Programa Sketchup.
O
aproveitamento desta realidade virtual é muito aliciante e permite usufruir de
informação geográfica, arquitectónica e toponímica, de uma forma eficiente e
nunca vista até agora.
Para
desfrutar plenamente da visualização dos Modelos 3D, deverá ter instalados no
seu computador os dois Programas da Google:
Google earth e o Sketchup.
Aliciante,
é que o Google earth e o Sketchup são programas grátis e que se instalam
em poucos minutos.
Seleccionar “Personal Projects”
Sketchup Make
● ALGUMAS PISTAS DE NAVEGAÇÃO NO GOOGLE
EARTH
Quando
temos um ficheiro de formato kmz, basta fazer duplo click, e de imediato é
aberto o Google Earth no local exacto em que o Modelo está implantado.
Chegados
ao local, podemos guardar esse local e Modelo
3D. Depois podemos nos
aproximar ou afastar, rodar em torno dele, podemos aumentar o diminuir o
azimute de visualização, ou olhar em volta do local em que nos encontramos.
Todas estas operações podem ser feitas com o deslocamento do rato e das teclas
[Shift] e [Ctrl].
Para esta
navegação ser fácil e eficiente, deixo aqui algumas dicas, que nem sempre as pessoas se apercebem
existirem, porque nem todos têm paciência para ler as Ajudas disponíveis nos
Programas.
Roda do Rato - Approxima-nos ou afasta-nos do local
que se encontra no centro do ecran.
Picar com o botão Esquerdo do Rato e
arrastar - Movimenta o Mapa
para o local de posicionamento do Cursor. Quando estamos próximos do modelo e
pretendemos nos aproximar ou entrar dentro dele, devemos sempre Picar no terreno
compreendido entre o Modelo 3D e a base do Ecran. Assim conseguimos movimentos
controlados e rigorosos.
Picar com o botão Esquerdo do Rato
premindo a tecla [Shift] e arrastar - Rodamos, baixamos ou subimos em torno do Local em que Picámos.
Picar com o botão Esquerdo do Rato
premindo a tecla [Ctrl] e arrastar - Olhamos em volta, para cima, para baixo, para a esquerda ou
para a direita, sem modificarmos o nosso local de visualização.
João Bianchi
Arquitecto
Contacto
por Email: jbianchi3@gmail.com